Hokusai

Hokusai Shotaro Ishinomori

Resenhas - Hokusai

LucasLucena 06/01/2022

Biografia de Hokusai
Shotaro Ishinomori é excelente, uma biografia divertida, do irreverente e nada comum Hokusai, realmente uma figura à parte na história da arte.

Sobre Hokusai, sem muito o que dizer além de ter sido uma figura importante para a história, e um sujeito muito peculiar, apenas leia.

Sobre Shotaro, apesar de cerca de 600 páginas de uma biografia, há extrema fluidez na narrativa, a estrutura temporal utilizada ajuda muito na condução do texto e inserção das principais obras de Hokusai, como os dias no monte Fuji ou a grande onda de Kanagawa.

Pablo Paz 22/04/2022

Um misto de Fernando Pessoa com Pablo Picasso
Biografia de um dos maiores artistas do Japão, mestre Katsushika Hokusai (1760-1849), conhecido por ter 'inventado' o mangá (nos anos 1810) e por ilustrar inúmeros livros, muitos deles, aliás, comprados mais por suas ilustrações do que pelas histórias dos escritores.

Para mim porém, muito antes de saber que ele havia inventado um novo gênero, Hokusai é e sempre será o artista das "36 vistas do Monte Fuji" (1832), série de 40 e poucas gravuras do Monte Fuji desenhado, como diz o nome, sob diversas perspectivas. Conheci tais gravuras na adolescência quando as vi num livro da biblioteca pública e, desde então, me apaixonei. Foi uma obra que despertou minha sensibilidade para a importância de saber Olhar para além das primeiras impressões, tanto pessoas quanto quaisquer outras coisas.

Saber mais da vida dele - de sua vitalidade, de seus desejos de criação, de suas paixões sexuais, de seus pseudônimos, de seu desapego por dinheiro, de seus conflitos entre arte e mercado a ponto de morrer pobre mesmo sem precisar... - foi uma experiência muito rica. Ele antecipa já boa parte dos dilemas do artista moderno no Ocidente. O cara é um misto de Fernando Pessoa (1888-1935) com Pablo Picasso (1881-1973) muito antes destes existirem. Assim como Pessoa, seus 'pseudônimos' eram mais do que troca de nomes: eram verdadeiros heterônimos na medida em que cada vez que mudava de nome também mudava de estilo, como se criasse um novo artista. E assim como Picasso, sua versatilidade e produtividade desenhando com a mesma vitalidade até o final de uma vida tão longeva o faz ainda mais admirável numa época em que a expectativa de vida era de 50 anos.

E a produção dessa editora está muito linda. Vale o preço cobrado.
Julia Mendes 23/04/2022minha estante
Misto de Fernando Pessoa e Pablo Picasso? ?

JurúMontalvao 30/04/2022minha estante
?q resenha?

fellipe! 12/05/2021

"Um Artista Inalcançado"
12/05/2021

Apesar do longo volume de 612 pgs, terminei com a impressão de faltar um "algo a mais", algum laço que unificasse todos os tomos de vida do artista retratados aqui. Hokusai merecia algo de maior requinte -- não me entendam mal: Shotaru Ishinomori faz um extenso trabalho e possui boas sacadas, como a de intercalar imagens criadas pelo artista no fluir da narrativa, ligado ao contexto que se conta. Porém tudo soa como fragmentos separados que foram compilados juntos, com dificuldade de criar um elo maior (~espiritualmente~ falando) .

O trecho de maior força, a meu ver, são as andanças pelo Monte Fuji, onde Hokusai manifesta sua poderosa filosofia no ato de desenhar -- nenhum outro momento da Hq alcança este aqui. Já que na maior parte do tempo, Shinomori parece preocupado em entreter um público alheio com piadas e situações nem sempre interessantes. Sendo a mídia Mangá usualmente (ênfase aqui) mais ligada ao público mais jovem, e de viés popular, natural a escolha de uma abordagem que opte pelo mais simples.

Como de praxe na Editora PN, o acabamento gráfico tá bacana;
trazer um mangá desse tipo é admirável em terras tupiniquins.
Apesar das ressalvas anteriores, é algo que certamente vale de ter na estante.*

* É só ir na pouca expectativa que funciona, ; )

Nivia.Oliveira 23/12/2021

Eu adoro as estampas japonesas (fonte de inspiração de artistas até hoje) e Hokusai é um dos mestres.
Esse mangá tem desenhos incríveis e passagens cómicas e pornográficas que eu adorei. Entretanto, a biografia do pintor fica a desejar. O que é perfeitamente compreensível já que se trata de uma pessoa intrigante: daria um HQ de 20 volumes!
Identifiquei-me com ele ao dizer que “desenhar se parece com viajar, porque é como conhecer uma nova paisagem”. Fiquei imaginando quanto cada lugar o inspirou para criar suas obras.
Inclusive, um bom exemplo disso está em uma delas, intitulada “O poeta Li Po” sobre a catarata de Lo-Shan, onde ele transcreve: “Longe. Ergo o olhar. Prodigiosa força. Que majestosa a criação de Deus.”

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

João 25/07/2022

Mestre do desenho
Esse mangá conta de uma forma dinâmica e instigante a história do mestre do desenho, que, dentre tantos nomes que ele já teve, ficou mais conhecido como Hokusai.

A história é muito bem contada, tem uma arte linda e momentos cômicos. Sem dúvida Hokusai teve uma história que vale a pena conhecer e uma arte diferenciada.

livi123 25/02/2022

Acompanhada dos belos traços das ilustrações, temos a biografia de Hokusai um importante desenhista do Japão que veio a ficar famoso mundo a fora posteriormente.
A história é contada de uma forma divertida, vemos o quão obstinado ele foi ao longo da sua carreira, o lado da fama e também o lado da pobreza que muitas vezes ele se encontrou.

Bruno Oliveira 04/10/2023

O MONSTRO MOSTRANDO O MONSTRO MAIOR
A biografia em mangá de Hokusai, de Shotaro Ishinomori é uma excelente versão de um grande artista sobre outro igualmente grande, monstruoso. Aqui você entende a obsessão do Hokusai em desenhar! O velho louco por desenho adorava trabalhar e sempre se punha a prova para fazer algo que ele ainda não tinha feito antes; mudava de nome e de casa constantemente, teve vários pseudônimos, amantes (ninfas inspiradoras), inimigos e aquela vontade doida de produzir, produzir, de melhorar a sua técnica, ou de mudá-la completamente; aprimorar-se pelo trabalho árduo era o seu objetivo. Lendo o tijolão (são mais de seiscentas páginas!!), você vê uma versão do Hokusai pouco vista, uma mais humana e, claro, tudo isso com o filtro humorístico (e um pouquinho atrevido) do sempre excelente Shotaro Ishinomori. Um livro obrigatório para todo fã de arte japonesa ou não e de mangá, pois, quase tudo lá, desde a concepção de uma série em dezenas de volumes quase intermináveis ao habitual cotidiano visto no Japão (comida, roupas, jeito de pensar) está lá e ainda bem vivo por aqui!!!
erika 05/10/2023minha estante
Está na minha lista!

Bruno Oliveira 05/10/2023minha estante
Opa! Sério, amiga Erika? Pois o leia sim, há uma ou outra coisinha assim nada a ver, mas o todo, os desenhos, o humor, o drama e a pesquisa histórica por trás fazem dessa uma excelente adaptação biográfica em mangá! :)

Lary 26/05/2021

Certamente em algum momento de nossas vidas já nos deparamos com alguma reprodução da obra de Hokusai mesmo sem saber que era dele, um exemplo disso é a própria "A grande onda de Kanagawa".

Então, nesse mangá Shotaro Ishinomori nos apresenta quem foi o mestre japonês, sua personalidade, reflexões sobre a arte, sua vida agitada e repleta de mudanças, conhecemos suas principais obras e sua busca para se tornar o melhor no que fazia.

Hokusai era apenas mais um de seus vários pseudônimos, ele os utilizava com um propósito de busca por algo novo não só sobre sua arte mas também sobre sua vida.

"...a natureza também tem "vida". E dependendo do Espírito do observador pode ser intensificada ou anulada...!" Essa frase é quando Hokusai está explicando aos seus alunos sobre a paisagem do Monte Fuji, do porquê eles sempre voltam alí para desenha-lo.
Pois para ele a paisagem nunca é a mesma, dependendo da hora do dia, do tempo e do estado de espírito do observador, uma mesma paisagem tem diferentes faces.

Vemos também o quanto ele foi apaixonado pela arte e pela vida, mesmo no final dela se recusava a ir, queria continuar produzindo suas obras, como no próprio mangá conta, infelizmente ele não teve tanto reconhecimento em vida, apenas depois de sua morte que sua arte foi mais amplamente conhecida.

Recomendo a leitura, principalmente por ser um mangá de aproximadamente 600 páginas, há muitas coisas para se observar ainda sobre a vida de Hokusai e suas obras.

Luís Gustavo 05/05/2021

Edição muito boa!
É, basicamente, uma biografia do Hokusai em mangá. Cobre várias questões da vida do artista com humor! A edição da Pipoca e Nanquim, como sempre, é excelente. Papel de qualidade e várias notas explicativas.

EduardoCDias 07/07/2022

Mestre mangaká
A história romanceada de um dos maiores mangakás de todos os tempos. Hokussi, de talento indiscutível, tinha um temperamento difícil e perseguia a perfeição, mas não ganhou dinheiro.

CInt_lo 12/02/2022

É interessante conhecer um pouco mais da vida de Hokusai, esse mestre da arte japonesa que durante 9 séculos teve inúmeros pseudônimos para renascer todas as vezes com uma arte nova.
Shotaro retratou de forma bem composta, através dos desenhos dessa HQ, fragmentos da personalidade desse pintor ancestral e em certos momentos até utilizando cenas cômicas ?

Ligia.Edgleisy 02/06/2021

Apesar de ser uma história longa, muito boa e cativante.

Greice 31/10/2021

Um grande artista, um homem muito falho
Eu me interesso bastante por arte e gosto muito de ler sobre personagens históricos, portanto tinha altas expectativas sobre este manga a respeito de um dos maiores artistas da história do Japão, que influenciou outros grandes artistas do mundo como Van Gogh. Destaco na leitura a representação das grandes obras de Hokusai, assim como sua filosofia de artista sempre buscando inovação e experimentação. Como homem, Hokusai não era uma pessoa agradável, péssimo marido e pai. A única coisa com a qual se importava era desenhar (e em menor escala, se relacionar sexualmente com qualquer mulher que encontrasse). A arte de Ishinomori é um pouco antiquada para os padrões atuais e o humor não funciona para mim. Não me agradou também a história ser contada de forma não linear, o que deixou a narrativa confusa. Entretanto, foi uma leitura proveitosa para mim que gosto de arte e história, mas que não recomendaria para leitores casuais.

Helo 20/05/2022

Um interessante livro, com quadrinhos legais e bonitos que contam a história do egocêntrico pintor japonês Hokusai

Denaldi 24/05/2021

Incrível
Esse é o primeiro mangá que leio do Ishinomori. E começou bem porque gosto de obras biográficas, ainda mais com uma pesquisa histórica bem embasada.

Katsushika Hokusai é um daqueles artistas que as pessoas podem conhecer algumas obras mas não sabem de quem é. Autor de uma das obras mais reproduzidas do mundo, conhecida como "A grande onda de Kanagawa", suas obras extrapolaram as fronteiras e o próprio artista.

No mangá é mostrado como Hokusai tinha um gênio forte, gostava de uma farra e, acima de tudo isso, tinha a arte como sua motivação para tudo. E isso o levou a vários altos e baixos em seus relacionamentos e em sua vida financeira.

Aqui é retratada a biografia de um gênio da arte. Que com talento, vontade de se superar e mutia teimosia, ficou marcado como um dos artistas mais reconhecidos dentro e fora de seu país.

O trecho que me resume bem como era Hokusai é quando ele diz que a arte dele é para retratar pessoas. E é muito difícil de retratar os movimentos mas não tão difícil quanto, através desses movimentos, passar os sentimentos das pessoas. Eu achei isso tão bonito e, depois de ler isso, comecei a ver algumas obras dele com uma profundidade maior.

O roteiro e a arte de Ishinomori são incríveis! É a primeira obra que leio dele e fiquei realmente impressionado com tudo que vi.

Super recomendo o mangá e, depois de ler, dar uma olhada nas obras do Hokusai.