Por trás das palavras

Por trás das palavras Cezar Motta

Resenhas - Por trás das palavras

Camila de Almeida 22/11/2023

Sinopse da editora:
"O livro 'Por trás das palavras' narra a saga da construção do dicionário 'Aurélio', criação monumental da equipe liderada por Aurélio Buarque de Holanda e até hoje o mais bem-sucedido produto editorial brasileiro. Uma obra cujos bastidores incluem descumprimento de prazos, fracassos, acusações de traição e disputas pela coautoria, que foram parar no Supremo Tribunal Federal quatro décadas após seu lançamento.

Num trabalho de reportagem profundo, o jornalista Cezar Motta colheu depoimentos de quem esteve na linha de frente da criação do dicionário e construiu uma narrativa que muitas vezes lembra um romance, não fossem os personagens absolutamente reais. São escritores, acadêmicos, editores, jornalistas, empresários e intelectuais que participaram ou testemunharam os dois momentos determinantes de Aurélio e sua equipe: a incansável busca por recursos para financiar o projeto e, mais tarde, a acirrada disputa pelos milhões gerados por uma obra que vendeu mais de 15 milhões de exemplares."

Carolina.Perdigão 29/09/2023

Gostei bastante da forma como o autor, que é jornalista, expôs os fatos dessa história cheia de intrigas, disputas e até traição. Que rolo a criação desse dicionário!

Vanu 22/06/2023

Fofoca
Peguei o livro só por que estava disponível no Skeelo e olha só que surpresa boa! Você não dá nada por esse livro e ele te entrega fofoca e zunzunzum na pracinha!
O livro conta da construção do dicionário “Aurélio”, criação monumental da equipe liderada por Aurélio Buarque de Holanda e até hoje o mais bem-sucedido produto editorial brasileiro. Uma obra cujos bastidores incluem descumprimento de prazos, fracassos, acusações de traição e disputas pela coautoria, que foram parar no Supremo Tribunal Federal quatro décadas após seu lançamento.
Nao dá pra dizer quem foi o mocinho quem foi o vilão e não dá pra dizer quem está certo nessa história, gostei demais
Sandra452 22/06/2023minha estante
Que interessante!

Gi Santos 28/03/2023

Vc não dá nada, mas entrega tdo!
Um livro cheio de reviravoltas e histórias do nosso Brasil. Incrível saber os detalhes onde o mocinho pode virar o vilão em questão de segundos e nem sempre a justiça é feita como nos livros de ficção (isso é a vida real) eu me apeguei ao personagem coadjuvante (para minha humilde pessoa acaba sendo o principal) onde me gera uma empatia e uma vontade de dar-lhe um abraço e dizer: - que injustiça, hein meu amigo!
Mas resumindo, amei esse livro.

@Cb.victorpi. 22/02/2022

Este é um livro bastante importante para possibilitar o conhecimento sobre a construção de um dos maiores patrimônios culturais do nosso país e também sobre um dos maiores intelectuais que já tivemos. Mas nem tudo são flores. Fica claro que houve uma sacanagem com o "sócio" do mestre. Sem ele, não haveria dicionário e sua contribuição foi totalmente sabotada pelo próprio Aurélio e família. Há de se reconhecer que o trabalho de ambos, cada um com a sua competência, confluíram para a finalização do dicionário. O "Sócio" com certeza merecia mais reconhecimento.

Jess 14/02/2022

Achei o livro bem interessante, porém também achei a leitura um pouco cansativa, mas isso não é exatamente uma crítica ao livro, pois se trata muito mais sobre o meu gosto pessoal do que do livro em si.

anna v. 30/11/2021

Interessante
Li esse livro movida pela curiosidade que tenho a respeito de dicionários e dicionaristas. A leitura é muito rápida, em algumas poucas horas se termina. Tenho ressalvas à edição, a começar por uma Introdução escrita por um filho do vizinho do Aurélio que nada acrescenta ao livro, a não ser mais páginas. Depois disso, o início é também meio devagar, com uma contextualização - a meu ver muito mais longa e detalhada do que o necessário - do momento do lançamento da primeira edição do Dicionário Aurélio, em 1975, numa livraria em Ipanema.
Mas os capítulos sobre Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e sobre a verdadeira saga que foi a redação, edição e publicação deste dicionário, valem a pena. Como bem informa o subtítulo, abundam as intrigas e disputas - por reconhecimento e por dinheiro. Mas também tem o caráter maravilhoso do amor pelas palavras, e da insana empreitada que é fazer um dicionário.
Coisas que me chamaram a atenção foram:
- O who's who de Alagoas nos anos 1920 - Aurélio, Arnon de Mello (pai do Collor) e Paulo Gracindo eram colegas de escola.
- O reconhecimento do trabalho de 3 mulheres entre os 4 principais colaboradores do dicionário (além do Aurélio): Marina Baird (esposa de Aurélio), Margarida dos Anjos (filha do escritor e poeta Cyro dos Anjos) e Elza Tavares. Além deles, havia o Joaquim Campello, que de aluno se tornou colaborador e depois maior desafeto do "Mestre", e que certamente foi uma das principais fontes do autor deste livro.
O retrato que fica do Aurélio ao final da leitura não é dos mais lisonjeiros, e certamente por causa da versão de Campello. Que bem pode ser a mais fiel aos fatos, verdade seja dita.

MãeLiteratura 03/02/2021

Muito bom!
Você é do tempo do dicionário? Costumava consultar o Aurélio?⁣
⁣Sim, nosso dicionário mais famoso, era conhecido pelo seu autor!
⁣Antes da internet, do Google e do Wikipedia, quem salvava, quem tirava nossas dúvidas era o bom e velho dicionário.⁣
⁣Por isso este livro me chamou tanto a atenção. Foi uma ótima leitura. Cezar Motta é jornalista e fez um trabalho muito interessante neste livro.⁣
⁣O Aurélio foi o maior fenômeno de vendas do mercado editorial brasileiro, vendeu em todas as suas versões, até 1989, mais de seis milhões de exemplares. Só perdeu para as edições reunidas da Bíblia.⁣
⁣A edição está linda. Achei a capa linda, ótima diagramação. Adorei a abertura dos seis capítulos, em forma de verbetes. Traz curiosidades, intrigas e disputas que eu nem imaginava.⁣
Recomendo muito!

site: https://www.maeliteratura.com/2021/02/resenha-por-tras-da-palavras-de-cezar.html

Carolina Corrêa 20/01/2021

Fantástico
Livro que não se larga.
Não só de Aurélio Buarque de Holanda e sua obra, contém informações biográficas sobre vários outros autores, filólogos e dicionaristas que contribuíram para a difusão da nossa língua.
Obra para ser lida e relida por todos os amantes do nosso vernáculo.