O Tempo Com Você

O Tempo Com Você Makoto Shinkai

Resenhas - O Tempo Com Você

Mandark 10/10/2021

Nós ficaremos bem...
O Tempo Com Você é um livro surpreendente, assim como a versão romanceada de Your Name... Eu já havia lido o mangá (belíssimo, por sinal), mas o livro traz frescor novo sobre a história. Parece tudo novo, e mesmo conhecendo os caminhos da história, me peguei novamente surpreendido pela narrativa e pelas novas perspectivas que não estão claras no mangá, como a do Suga e da Natsumi. Enfim, é um livro encantador, que traz a marca da visão de mundo do Makoto... Um mundo que merece ser conhecido e admirado por todos!

Bruno.Soares 05/05/2023

Clima
Cara, eu sou suspeito pra falar do makotao, não tem como o mano é brabo em romance... esse livro complementa perfeitamente o que já parecia perfeito, que é a animação de O Tempo Com Você. Além de também dar uma resposta a algo tão esperado: O que aconteceu depois do final de Your Name!!! Muito bom. Coração fica quentinho.

Henrique.Alves 11/04/2021

E se a chuva nao parasse de cair?
Li o livro antes mesmo de assistir o filme
E confesso que estava com a expectativa lá em cima, por que a obra é fo mesmo autor de outra história que amo ( your name)
Elas foram cumpridas, uma história doce, empolgante, Fofa , repleta de realidade e fantasia. Personagens cativantes e qte3me possibilitou conhecer mais um pouco sobre o Japão.

Emanuel 09/02/2023

INCRÍVEL E EMOCIONANTE! ?
Não tenho oque fala, de que como essa história e uma das melhores do makoto shinkai. Gostei do começo ao fim. ?
Mas teve um ponto pra ressalta. Vou concordar com um cara que falou também.
Achei que o livro não funcionou bem. Acredito que só funciona visualmente, como foi no filme. E que a história tenta ser intimidadora e emocionante (Digo no livro). Mas tirando isso, a história flui muito bem, os acontecimentos são bem explicativos e detalhados, de que é um fato positivo no livro. (Óbvio que não tem muito oque falar, pois é um roteiro, e não uma história de romance escrita). ?

9,5/10 ?

(LINDO, ENCANTADOR E EMOCIONANTE) ?

Mari 29/04/2021

"Não me surpreenderia se descobrisse que um ecossistema ainda desconhecido existe no céu. O céu é ainda mais profundo que o mar." - O Tempo Com Você, Makoto Shinkai.
Sabe aquele tipo de livro que a gente precisa ler para alimentar a alma? Um livro sensível, com uma estética linda e personagens interessantes. Quando eu fechava o livro, o céu parecia mais azul, as nuvens mais desenhadas, com formatos de dragões e eu imaginava peixes nadando entre elas. Esse livro tem esse efeito
“Ei, vai fazer sol agora.”
SINOPSE:
Durante as férias de verão, Hodaka foge de sua ilha e vai para Tóquio. A cidade não o recebe da forma que ele esperava. Sem dinheiro, comida ou um local para ficar, ele recorre a um homem que conheceu na balsa a caminho da capital. Sr. Suga oferece moradia e comida em troca de trabalho. Agora, Hodaka precisa estagiar para uma revista meia boca e a primeira pauta e de entretenimento, com o foco em lendas urbanas. Hodaka é um garoto cético e recebe o serviço com desanimo. Como plano de fundo, Sr. Suga sugere o clima chuvoso. As estacoes do ano não parecem mais tão definidas e a chuva ocorre em dias consecutivos.
Na apuração ele descobre que há uma lenda que relaciona o clima com Garotas do Sol e Garotas da Chuva. Uma possuída por uma divindade raposa, associada a colheita e a outra a um dragão, associada a água. Com Tóquio quebrando o recorde de dias chuvosos, uma garota que atrai dias de sol pode ser a solução pra muita gente. Será que Hodaka vai conseguir encontrá-la?
Motivos para ler:
Makoto Shinkai retrata o sentimento alheio com uma empatia tão integra. Ele não se posiciona em relação ao que é certo ou errado, mas também não se neutraliza.
Na verdade, algo bem distante dele é a indiferença. São personagens reais, problemas e vida real que bate na porta de todo mundo.
Mas aí, ele nos empresta seus olhos. Como se pudéssemos lutar para mudar o nosso próprio destino, igual seus personagens.
Shinkai brinca com a baixa fantasia e distopia.
Seu estilo é mais descritivo e com narração. Mas achei que ele balanceou bem com os diálogos.
Associações com o folclore japonês.
Pontos Negativos
Formatação!!! Edição do livro. Amo a capa, mas não gostei da tipografia e espaçamentos.

site: https://palavrasapele.wixsite.com/website/post/resenha-o-tempo-com-você-makoto-shinkai
garotadosol 10/11/2021minha estante
vc é garota sol ou chuva?

Cláudia - @diariodeduasleitoras 04/01/2024

O tempo com você
Uma fantasia distópica!

?Não me surpreenderia se descobrisse que um ecossistema ainda desconhecido existe no céu. O céu é ainda mais profundo que o mar.?

Essa obra é do mesmo autor de ?Your name?. Trazendo novamente personagens marcantes, proposta interessante e bem desenvolvida, além de um cenário lindíssimo.

Lembrando que também tem adaptação cinematográfica (de tirar o fôlego) e mangás, além desse romance.

Hodaka fugiu de sua pequena cidade natal para viver em Tóquio. Em meio às dificuldades, encontra apoio e esperança na amizade com Hina, uma garota mais velha que é a primeira pessoa da capital a estender-lhe a mão. Hina é uma Garota Sol, nome dado a mulheres que tem a habilidade de controlar o tempo. Usando esse poder, a dupla passará a ganhar dinheiro ao mudar o clima a favor de seus clientes, mas o uso sem moderação dessa habilidade fará Hina adoecer e cabe a Hodaka salvar a garota antes que seja tarde demais.

Sobre o filme: ganhou prêmios em diversos festivais, como o Asia Pacific Screen Awards, o Animation is Film e o Scotland Loves Anime em 2019, além de indicações no Satellite Awards e Annie Awards de 2020.

Unicórnio Intergalático 14/11/2021

Que quentinho no coração
O livro é incrivelmente fiel a animação (Tenki no Ko), esperava que algumas lacunas fossem preenchidas, mas acho que entendi só um pouco melhor. O que temos de diferente é a visão em primeira pessoa de diversos personagens e isso é ótimo, pois você entende e sente mais eles que no filme. Foi muito gostoso de ler.

garotadosol 22/11/2021

Mais do que o céu azul.
"Talvez, quando eu acordar de manhã, a chuva terá parado, ela estará ao meu lado, e o mundo, assim como a vida, terá voltado ao que era."

"O tempo com você", livro do meu diretor de cinema favorito, Makoto Shinkai, conta a história de Hodaka e Hina, que vivem em um mundo onde não para de chover, "Ei, vai fazer Sol agora", diz a gorota, bastava rezar para os céus pedindo que as nuvens sumissem...

Nesse romance Shinkai me surpreendeu, ele escreve com tanto sentimento que seu coração pulsa junto, além da escrita com diferentes pontos de vista (o que não tinha no filme, gostei bastante!) Shinkai nesse livro consegue fazer uma crítica as mudanças climáticas, isso fica bem visível quando Kei "se culpa" por ter visto tudo isso, os adultos terem visto tudo isso e ninguém fazer nada.

A descrição do tempo era tão supreendente, conseguia quase sentir os pingos de chuva em mim, ou o Sol quando Hina rezava.

Muitas passagens bonitas e personagens bem escritos, cada um com suas lutas diárias, mas uma coisa unia todos, a motivação que sentiam em um dia de Sol após tantos dias de chuva.

Adorei o contato com a cultura japonesa, muitas referências, o que deixava o livro ainda mais único.

Esse livro é cheio de esperança e confusão, mas me deixou de coração quentinho assim como quando Hina rezava para os céus.
Não queria que acabasse.

"? Não precisa fazer Sol nunca mais!"
"? Eu gosto de você mais do que do céu azul!"

Verona 05/04/2022

Adorei o livro, muito similar ao mangá, que também é excelente. A história é muito interessante e bem diferente!

Taki 10/02/2021

O Tempo Com Você
Makoto Shinkai nos agracia com mais uma história linda e emocionante. Gosto das versões romanceadas pois podemos ver sutilezas e sentimentos dos personagens secundários. Recomendo!

Vorspier 28/03/2021

Achei o final corrido
Bem, o livro não é ruim, mas achei que a história ficou muito corrida, principalmente no final. É um livro muito curto, esperava saber mais sobre Hodaka e Hina, mas infelizmente o background dos protagonistas ficou vazio.

Cami 07/07/2021

Uma obra incrível!
Que livro maravilhoso! Tantos detalhes que ficaram fora do filme. Detalhes que fizeram a obra ser ainda mais envolvente e completa. Adorei ver o comentário do escritor e de um dos membros do Radwimps sobre as músicas e demais detalhes da criação da história e filme. Me emocionei lendo do mesmo jeito em que me emociono toda vez que vejo o filme. Sei que de agora em diante verei o filme com outros olhos.

manu 10/09/2021

uma leitura simples, gostei bastante do livro. premissa interessante. há partes em que você realmente quer saber o que vai acontecer depois e não para de ler.
o começo é um pouco parado, mas assim que você sai das primeiras páginas, o livro fica envolvente. na minha opinião, é focado para pessoas mais novas, mas nada que alguém mais velho não possa gostar.
é um livro sutil e rápido de ler, se é isso que está procurando, porém infelizmente por causa disso a história fica um pouco rasa.

Maria Tereza 01/01/2022

Um final de arrepiar
Fiquei simplesmente vidrada nessa light novel. Logo depois, assisti ao filme e ambos são carregados de sentimentos, coisa que só Makoto Shinkai consegue fazer todas as vezes que conta uma história.

Resenha completa: https://www.instagram.com/p/CTDvjM9LjSu/?utm_medium=copy_link

tokkiyeon1 16/12/2022

your name 2
Your name porém ruim. só isso. livro chato e sem sentido, final ruim que não explica nada
nem assisti o filme