O Tempo Com Você

O Tempo Com Você Makoto Shinkai

Resenhas - O Tempo Com Você

Mandark 10/10/2021

Nós ficaremos bem...
O Tempo Com Você é um livro surpreendente, assim como a versão romanceada de Your Name... Eu já havia lido o mangá (belíssimo, por sinal), mas o livro traz frescor novo sobre a história. Parece tudo novo, e mesmo conhecendo os caminhos da história, me peguei novamente surpreendido pela narrativa e pelas novas perspectivas que não estão claras no mangá, como a do Suga e da Natsumi. Enfim, é um livro encantador, que traz a marca da visão de mundo do Makoto... Um mundo que merece ser conhecido e admirado por todos!

manu 10/09/2021

uma leitura simples, gostei bastante do livro. premissa interessante. há partes em que você realmente quer saber o que vai acontecer depois e não para de ler.
o começo é um pouco parado, mas assim que você sai das primeiras páginas, o livro fica envolvente. na minha opinião, é focado para pessoas mais novas, mas nada que alguém mais velho não possa gostar.
é um livro sutil e rápido de ler, se é isso que está procurando, porém infelizmente por causa disso a história fica um pouco rasa.

Cami 07/07/2021

Uma obra incrível!
Que livro maravilhoso! Tantos detalhes que ficaram fora do filme. Detalhes que fizeram a obra ser ainda mais envolvente e completa. Adorei ver o comentário do escritor e de um dos membros do Radwimps sobre as músicas e demais detalhes da criação da história e filme. Me emocionei lendo do mesmo jeito em que me emociono toda vez que vejo o filme. Sei que de agora em diante verei o filme com outros olhos.

jonathanrausch 25/06/2021

Outra obra prima
Makoto tem o dom de fazer uma história-lenda se tornar uma história de romance de receios e quereres; nessa obra ele consegue fazer isso de forma exemplar, como fez em Your Name, mas com um vislumbre/olhar distinto da conclusão da trama da sua obra anterior. Achei genial. Afinal, se era para ser assim, qual é o motivo de mudar as coisas? O mesmo de Your Name, mudamos as coisas por termos comportamentos construídos, representados pelo amor ao que buscamos. Às vezes não mudar o mundo é permitir que o que queremos esteja ao nosso lado ainda.

Mari 29/04/2021

"Não me surpreenderia se descobrisse que um ecossistema ainda desconhecido existe no céu. O céu é ainda mais profundo que o mar." - O Tempo Com Você, Makoto Shinkai.
Sabe aquele tipo de livro que a gente precisa ler para alimentar a alma? Um livro sensível, com uma estética linda e personagens interessantes. Quando eu fechava o livro, o céu parecia mais azul, as nuvens mais desenhadas, com formatos de dragões e eu imaginava peixes nadando entre elas. Esse livro tem esse efeito
“Ei, vai fazer sol agora.”
SINOPSE:
Durante as férias de verão, Hodaka foge de sua ilha e vai para Tóquio. A cidade não o recebe da forma que ele esperava. Sem dinheiro, comida ou um local para ficar, ele recorre a um homem que conheceu na balsa a caminho da capital. Sr. Suga oferece moradia e comida em troca de trabalho. Agora, Hodaka precisa estagiar para uma revista meia boca e a primeira pauta e de entretenimento, com o foco em lendas urbanas. Hodaka é um garoto cético e recebe o serviço com desanimo. Como plano de fundo, Sr. Suga sugere o clima chuvoso. As estacoes do ano não parecem mais tão definidas e a chuva ocorre em dias consecutivos.
Na apuração ele descobre que há uma lenda que relaciona o clima com Garotas do Sol e Garotas da Chuva. Uma possuída por uma divindade raposa, associada a colheita e a outra a um dragão, associada a água. Com Tóquio quebrando o recorde de dias chuvosos, uma garota que atrai dias de sol pode ser a solução pra muita gente. Será que Hodaka vai conseguir encontrá-la?
Motivos para ler:
Makoto Shinkai retrata o sentimento alheio com uma empatia tão integra. Ele não se posiciona em relação ao que é certo ou errado, mas também não se neutraliza.
Na verdade, algo bem distante dele é a indiferença. São personagens reais, problemas e vida real que bate na porta de todo mundo.
Mas aí, ele nos empresta seus olhos. Como se pudéssemos lutar para mudar o nosso próprio destino, igual seus personagens.
Shinkai brinca com a baixa fantasia e distopia.
Seu estilo é mais descritivo e com narração. Mas achei que ele balanceou bem com os diálogos.
Associações com o folclore japonês.
Pontos Negativos
Formatação!!! Edição do livro. Amo a capa, mas não gostei da tipografia e espaçamentos.

site: https://palavrasapele.wixsite.com/website/post/resenha-o-tempo-com-você-makoto-shinkai
garotadosol 10/11/2021minha estante
vc é garota sol ou chuva?

Henrique.Alves 11/04/2021

E se a chuva nao parasse de cair?
Li o livro antes mesmo de assistir o filme
E confesso que estava com a expectativa lá em cima, por que a obra é fo mesmo autor de outra história que amo ( your name)
Elas foram cumpridas, uma história doce, empolgante, Fofa , repleta de realidade e fantasia. Personagens cativantes e qte3me possibilitou conhecer mais um pouco sobre o Japão.

Vorspier 28/03/2021

Achei o final corrido
Bem, o livro não é ruim, mas achei que a história ficou muito corrida, principalmente no final. É um livro muito curto, esperava saber mais sobre Hodaka e Hina, mas infelizmente o background dos protagonistas ficou vazio.

Gramatura Alta 08/03/2021

Oclima no Japão está estranho, não para de chover. O sol dos dias de verão fica escondido sob grossas e escuras camadas de nuvens carregadas de água. Hina é uma jovem que faz companhia à mãe doente internada no hospital. Pela janela do quarto, ela vê um único raio de sol cortar o céu e iluminar o topo de um prédio abandonado a poucas quadras de distância. Hina se sente compelida a ir ao local. Quando chega ao terraço, encontra um pequeno portal de oração seco, sem um pingo de chuva. Hina atravessa e é jogada no céu, acima das nuvens, onde campos de peixes de água a rodeiam e a transformam. Ao regressar, ela descobre que, apenas por algumas horas, consegue fazer a chuva parar e o sol aparecer.

Hodaka é um jovem do ensino médio que foge de casa, situada em uma pequena ilha perto do continente, para tentar a sorte na capital, Tóquio. Na embarcação, ele quase morre por causa de uma chuva repentina que inclina o barco, mas é salvo por Keisuke, um homem que acaba simpatizando com Hodaka e lhe arruma um emprego de ajudante em sua pequena empresa caseira, que dirige com a ajuda da sobrinha, Natsumi.

Os caminhos de Hodaka e Hina acabam se cruzando em uma confusão que envolve uma dupla de bandidos, e Hodaka fica sabendo do poder de Hina em controlar a chuva. A mãe de Hina faleceu e ela precisa cuidar do irmão mais novo, Nagi, sem que o Conselho Tutelar descubra, senão serão levados para orfanatos. Hodaka tem a ideia de usar o poder de Hina para conseguir dinheiro, oferecendo serviços para eventos que podem ser cancelados caso o sol não apareça e a chuva caia. A ideia dá certo, eles ficam famosos, mas isso acaba por chamar a atenção das autoridades, que receberam o alerta do garoto desaparecido da ilha, além da descoberta de que Hina e Nagi, dois menores de idade, moram sozinhos. Só resta para Hodaka, Hina e Nagi, fugirem.

Para piorar a situação, consultando as lendas antigas, Hodaka descobre que o uso do poder sobre a chuva que Hina detém, quanto mais usado, pior torna o clima. E para que as coisas voltem ao normal, Hina precisa desaparecer, ser levada além das nuvens de forma definitiva. Fugindo da polícia e buscando uma saída para salvar Hina, o trio de jovens entra em desespero e caminha para o que pode resultar numa tragédia,

O TEMPO COM VOCÊ é um filme com roteiro e direção de Makoto Shinkai, que já havia nos presenteado com o belíssimo YOUR NAME. Aqui, ele segue o mesmo design e o mesmo estilo, mas com uma técnica melhorada e cenários de tirar o fôlego, além de uma seleção de músicas viciantes e emocionantes. Logo após a estreia do filme, que também concorreu ao Oscar de animação, ele publicou a versão impressa da história, publica no Brasil pela JBC. O enredo segue fielmente o filme, sem qualquer desvio, e com a reprodução completa da maioria dos diálogos.

A história é sobre o amor de Hodaka e Hina, é sobre como o ser humano está mudando o clima no planeta, é sobre as dificuldades de se estabelecer e conseguir emprego em um Japão sem espaço, é sobre a fragilidade do ambiente familiar, é sobre solidão e abandono, é sobre amizade, e é sobre sacrifícios em prol de quem amamos. O livro é curto e consegue passar muita emoção, mas a comparação com o filme não é justa, uma vez que as várias imagens deslumbrantes, com a trilha sonora de arrepiar, tiram qualquer chance de igualar as obras.

Hodaka é dono de uma ingenuidade própria da juventude, mas persistente nas suas ambições, na decisão que tomou de fugir de casa e construir sua vida longe da família. Hina tomou para si a responsabilidade de cuidar do irmão, de ocupar o lugar de mãe, precisou amadurecer mais rápido para impedir que fossem separados. Além de tudo, ela precisa lidar com um poder que não pediu, e com as consequências de seu uso.

Os dois personagens secundários, Keisuke e Natsumi possuem importância fundamental no amadurecimento de Hodaka. Mas não apenas nisso. Keisuke é um homem que praticamente desistiu da vida, que apenas sobrevive, foge dos problemas e tenta manter o pouco que conquistou. Ele não quer se meter em confusão, ainda mais por causa de um garoto que conheceu há pouco tempo, mas Natsumi demonstra que, às vezes, precisamos sair de nossa zona de conforto para fazer a diferença e criar algum significado na vida. Keisuke precisa abandonar a comodidade, ganhar coragem, enfrentar sua ociosidade, seu desânimo, se quiser salvar a vida do garoto que abalou tudo o que ele pensava que era importante.

Para salvar Hina, Hodaka vai precisar abrir mão de muita coisa. Talvez até de sua vida. Mas ele está disposto a isso, desde que Hina volte a ser como era antes de ganhar esse poder. O amor dos dois é puro, é lindo de acompanhar, com aquela frescura de uma juventude que não consegue enxergar o perigo das decisões tomadas com base na emoção.

O TEMPO COM VOCÊ é um anime belíssimo, emocionante, com personagens incríveis, sequências de tirar o fôlego, que dá vontade de assistir várias e várias vezes em sequência. E o livro consegue a proeza de passar quase a mesma emoção e a mesma vontade. Se você ainda não assistiu e nem leu, está perdendo algo incrível.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/03/08/o-tempo-com-voce-livrofilme/

Taki 10/02/2021

O Tempo Com Você
Makoto Shinkai nos agracia com mais uma história linda e emocionante. Gosto das versões romanceadas pois podemos ver sutilezas e sentimentos dos personagens secundários. Recomendo!