Poesia Erótica

Poesia Erótica Vários autores

Resenhas - Poesia Erótica

Fernando726 21/03/2024

"A woman waits for me"
Esse livro é uma antologia sensacional, poetas romanos, gregos, ingleses, franceses e até mesmo um certo alemão chamado Goethe fazem parte dessa obra. A erudição do organizador é notável.

Dávila 17/04/2020

Para leitores(as) tarados(as) ou tarados(as) leitores(as).
Antologia da sacanagem com bom gosto. Brilhantemente traduzida pelo saudoso José Paulo Paes.
Do Império Romano até os nossos tempos. Edição com introdução e biobibliografia preciosas, quase uma aula de poesia e tradução.

Daniel 03/09/2017

Erotismo para todos os gostos
Esta coletânea reúne o que há de melhor na lírica amorosa ocidental. A antologia, que cobre um período de mais de dois mil anos, inclui poemas que vão desde a literatura clássica greco -romana, passando pela Idade Média e chegando às vanguardas do século XX.
Há poemas de autores consagrados como Ovídio, Catulo, Whitman, Neruda, Apollinaire, Baudelaire, Verlaine, Rimbaud, D.H. Lawrence, entre outros, além de obras tradicionais da cultura popular ocidental.
É possível, portanto, traçar uma linha temporal em que se demonstra a evolução da poesia erótica ao longo dos séculos, desde suas formas primordiais às estéticas mais modernas.
Alguns poema da coletânea são bastante explícitos, capazes de enrubescer os mais puritanos, especialmente as cantigas populares e versos folclóricos medievais. Já outros, como os românticos e os modernistas, são mais líricos, bem trabalhados, preferindo utilizar figuras de linguagem para expressar o erotismo de forma poética.
Mesmo não sendo perfeita em certos aspectos, a tradução de José Paulo Paes é primorosa, procurando reproduzir com o máximo de clareza a forma e o conteúdo original.
Uma leitura essencial para os amantes da boa poesia.
Recomendo!

O hercúleo
Acúleo.

Nando 17/05/2013

Erotismo à moda antiga
Uma coleção do que há de mais sublime na poesia erótica ao longo da história da humanidade. Desde poemas antigos da Antologia Grega, passando por nomes conhecidos como La Fontaine, Ovídio e Catulo, traduções de nomes que a gente nunca ouviu falar, uma crueza nas metáforas, e a tradução buscando manter a rima e os jogos de palavras, adaptando as expressões quando necessário. Sim, José Paulo Paes, cujas poesias infantis me encantaram no Ensino Fundamental, agora me encanta de um jeito diferente, de uma maneira nada infantil.
Sem muitas delongas, o livro é sensacional para quem gosta de poesia erótica e até mesmo para quem gosta de raridades, uma vez que há poesias raríssimas, além de uma sucinta mas eficiente explanação sobre cada autor ou coleção de que foram tiradas. Além disso, cada poesia vem com a versão traduzida por Paes, acompanhada, porém, pela versão original, o que mais me chamou a atenção.

lira 25/12/2010

Uma pequena introdução à poesia erótica, com poemas de todas as época e de vários locais do ocidente. O livro é bilíngue, que o torna mais interessante caso você saiba ler alguma das línguas do original. Há também textos sobre o período e o grupo ao qual os poemas pertencem, fazendo a compreensão do discurso mais fácil.
O livro não pretende ser grande ou ser uma obra de estudo, apenas mostrar ao público geral uma parte quase que desconhecida da poesia, muitas vezes considerada "menor". Contém poemas diversos dentro do tema erótico: satírico, sensual, amoroso. A obra vai desde os gregos até os surrealistas, passando por gigantes como Aretino, Whitman, Baudelaire, Neruda.
Muito bom.

Heurj 26/05/2010

Torre de Babel
É no mínimo interessante ver a poesia na lingua original e em português, foi bacana ver um texto em grego e em todas outras linguas.

Jesner 01/02/2009

da antologia grega_ a mais rica coleção de poemas da Antiguidade helênica _ a modernos como Apollinaire e D.H. Lawrence, até os poetas surrealistas, o autor reuniu neste volume o que de melhor e mais representativo existe na poesia erótica do Ocidente. Além do fato de cada tradução vir acompanhada do original e de notas elucidativas, a introdução examina as constantes e modificações desse tipo de poesia através dos tempos.