Contos Folclóricos Africanos

Contos Folclóricos Africanos Elphinstone Dayrell...

Resenhas - Contos Africanos

1 | 2 | 3 | 4

Layla.Ribeiro 30/09/2023

Para quem está em busca de uma leitura leve e rápida é um bom livro , também é ótimo para quem está treinando o inglês por conta da sua edição bilíngue. No mais achei alguns contos interessantes, pois mostra como a sociedade tentavam dar sentido a determinado evento da natureza, alguns lembram fábulas com animais que falam e sua intenção moralista, porem outros contos achei sem sentido. Considero uma iniciativa legal do Sesc resgatar e trazer ao conhecimento essas e outras estórias.

Kamilla :) 07/11/2021

Gostei? Gostei.
Entendi? Não entendi. Mas é folklore né, é assim mesmo. Por isso que dou nota alta, não sou ninguém pra julgar um conto cultural de outro lugar só pq não entendi :)

O conto que mais curti foi o último porque era o mais fofinho rs
O da princesa com o cavalo e o leopardo também foi legal.
lauraods1 06/04/2023minha estante
Faço da suas palavras as minhas! Achei muito divertido.

Ekari 06/01/2022

Não sei o que colocar no título, mas gostei do livro
Livro muito interessante, contendo 8 contos curtos. Na primeira parte do livro os contos estão em português, mas a partir da metade o livro apresenta a versão em inglês dos mesmos 8 contos.
Não gostei muito do primeiro conto pois achei bastante repetitivo e confuso, mas me apaixonei pelo sexto (O Leopardo de Pele Lisa). Recomendo a leitura, e pretendo ler o segundo livro.

Marcelo 21/03/2024

Este livro despertou o meu interesse por trazer lendas e folclores de uma cultura que normalmente não costumamos ver presentes na literatura de forma tão evidente.
São várias estórias curtas, onde via de regra os animais são protagonistas e possuem comportamentos humanos. É interessante notar que várias destas narrativas explicam de forma alegórica certas características dos animais.
Vale como curiosidade.

Amos.Alves 16/03/2024

Neste conjunto de contos somos convidados a conhecer algumas lendas folclóricas africanas, ricas em simbolismo e lições valiosas as lendas exploram a riqueza cá cultura do povo africano e principalmente sua relação íntima com a natureza, animais falantes, magia, Reis e princesas são elementos comuns na narrativa. Uma ótima leitura primeiramente para o público infantojuvenil

AnaB. 27/12/2021

Por curiosidade, peguei o livro em alguma promoção da Amazon e me arrependo de não ter pego a parte 2.
As histórias são muito engraçadas e sempre com uma lição, lembra muito a estrutura de fábulas. No final tem um texto de apoio que explica que essas são narrativas pré-colonização que apresentam animais com "voz"/falas. Além de serem histórias que são narrativas passadas verbalmente de geração em geração.

Muito legal conhecer mais dessa cultura.
hendy2 27/12/2021minha estante
eu peguei os dois por 0 reais para ler e sua resenha me animou mais ainda para ler

AnaB. 27/12/2021minha estante
Eu voltei pra procurar o segundo e achei grátis ainda ? ainda bem

hendy2 27/12/2021minha estante
menos mal! boa leitura! eu vou começar hoje tbm algum conto, deve ser bom ler para dormir kkkk

AnaB. 27/12/2021minha estante
Obrigado ?
É bem levinho pra ler mesmo !

Claudia.Marcia 27/09/2022

Gostei muito da leitura dos contos folclóricos afriacanos volume 1, uma maneira de conhecer mais a cultura desse continente que faz parte da nossa história. Alguns elementos de  alguns contos são repetitivos, recomendo ler aos pouquinhos.
Ansiosa para ler o volume 2 de contos folclóricos afriacanos.

Clara.Goncalves 21/01/2022

Muito diferente do nosso estilo de conto, porém muito interessante as explicações que dão pra fatos naturais como um jabuti viver na água.
Da pra se ter noção, embora muito sútil, da cultura e crenças da África.

Andrea 25/08/2023

Contos fantásticos africanos
A leitura rápida em estilo de fábula serve tanto para conhecer histórias de outras culturas, ao mesmo tempo que foi possível observar como brasileira os contos do nosso país que revelam semelhanças com as trazidas pelos navios.

Também é interessante como as histórias possuem pontos em comum, como iniciarem com uma viúva e um bebê, onde a mulher precisa criar sozinha o filho e o menino ao crescer resolver seguir a profissão do pai para tirá-los da pobreza.

Outro ponto que me chamou a atenção é que ao mesmo tempo que temos muitas vezes famílias e tribos representadas por animais, é possível ver que nada mais são do que alegorias das famílias e sociedade humana, tornando tudo muito interessante.

Como eu gosto de contos, achei muito bacana tanto para relaxar quando para estudar. Ficando a dica, já que a sua distribuição é gratuita.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/06/contos-folcloricos-africanos-vol-1.html?m=0

Victoria Ogando 11/04/2023

Comecei a ler esse livro por interesse em contos de outras culturas. Porém não é muito o estilo de livro que eu leria normalmente. Namorou muito fã de contos.

Gabriel1610 17/11/2023

Os contos são diferentes dos nossos tradicionais. Há muitas histórias com animais que conversam, muito se fala da natureza, explicação popular para explicar porque um animal não vive no mesmo habitat que outros, história que conta como o homem é traiçoeiro e que nem os animais confiam nele, histórias que às vezes parece não ter moral nenhuma, ou talvez só pareça assim porque não sou da cultura.

Alguns contos são bem chatinhos, mas tem uns muito legais também. O primeiro foi o mais confuso na minha opinião, mas de alguma forma foi interessante. Vale a pena ler o livro, é bem curto e bilíngue, então só diminuir o número de páginas pela metade

e-zamprogno 05/12/2022

Mentiras, vingança, violência e preconceito
Não gostei. Entendo que se trata de folclore e de outra cultura e de outra época. Isso eu entendo, mas não foi suficiente para eu tirar algo positivo da leitura.
Discordo de que é leitura para criança, pois os contos são cheios de mentiras, vendetas, violência gratuita, preconceito e misoginia. Ler para criança acho que só com supervisão para explicar que estes comportamentos são na verdade abomináveis, ou para ensinar a lição de que o mundo é injusto e cruel.

gr.will 22/08/2023

Ah achei bem interessante! A matriz narrativa é bem diferente do nosso folclore brasileiro. A relação entre animais e humanos foi o que mais me chamou atenção nos contos. É diferente de tudo que eu já li. Achei curioso que as histórias não desembocam necessariamente numa moral.

Vale muito a pena! Quero ler o volume 2!

~mah 19/08/2023

Lembranças da infância
Minha mãe sempre me contava histórias e as minhas preferidas, sempre foram de animais falantes. E depois de descobrir a riqueza do folclore africano eu me encantei com a leitura.

Ana 03/08/2022

Fácil, rápido e divertido
São leituras rápidas e fáceis. Algumas consegui juntar com histórias que ouvi quando era criança, de uma maneira diferente, porém com a ideia similar.
Achei interessante saber como alguns povos explicam as coisas através de suas histórias. Assim como algumas que aprendemos dos povos brasileiros. Irei ler outras edições com certeza!

1 | 2 | 3 | 4