Um Sabiá Sujo

Um Sabiá Sujo Marcos Rodrigues

Resenhas - Um Sabiá Sujo

ArthurGomes 15/04/2021

Uma vitória para a Ciência brasileira!
Eu sou completamente suspeito para opinar sobre esse livro. Pra começar, fui apresentado aos trabalhos do Marcos Rodrigues logo no início da minha graduação pelo meu orientador na época, e desde então fui um grande apreciador de suas crônicas publicadas na coluna Vida das Aves. Pra acrescentar: o livro Um Sabiá Sujo aborda de maneira magistral três assuntos que sou apaixonado: ornitologia (estudo das aves), biogeografia (estudo das relações entre organismos e onde vivem) e divulgação científica. Seria impossível não ficar ansioso para lê-lo!
O livro é dividido em seções que te fazem viajar junto com o autor pelos locais mais inóspitos da América do Sul para observar pássaros, montanhas, e conversar sobre Ciência. Sobre o aspecto científico devo ressaltar que cientistas, como o Marcos, são obrigados a passar suas carreiras escrevendo um estilo próprio enrijecido que foi adotado como padrão na academia. Poucos se aventuram a escrever crônicas e ficções científicas, e muitas vezes o resultado pode ser quase desastroso. Talvez por isso, vários dos excelentes livros de divulgação cientifica são escritos por jornalistas e afins. Porém, esse livro prova o contrário, sendo revolucionário por ser impecável quanto à sua escrita - acessível para todos os públicos - e deixando estampado que cientistas podem E devem divulgar seus trabalhos! Bons livros que retratam a Ciência nacional e escritos por brasileiros ainda são poucos. Por esses motivos, considero esse livro uma vitória para a Ciência brasileira!

Rudi 04/04/2021

Relato cativante da história da evolução e da ciência
Um cativante relato de duas histórias: a história evolutiva de um grupo de aves nas paisagens da América do Sul; e a história de como os cientistas desvendaram essas páginas do teatro evolutivo. Parte desde as origens da ornitologia como ciência até as mais modernas abordagens, viajando por vários continentes e lugares (hoje é no passado).

rwolfcarvalho 22/02/2021

Incrível obra de divulgação científica! O livro tem o poder de encantar a todos, por oferecer relatos inspiradores e informações científicas sobre as mais diversas áreas da biologia, com uma linguagem super acessível e cativante.

cyassuko 19/06/2022

Uma aventura científica
Quando uma nova espécie é descrita, ela precisa de um nome científico e estar incluída em um gênero. Esse gênero pode ser novo ou não. Em "Um Sabiá Sujo", Marcos Rodrigues descreve a descoberta de uma nova espécie: o pedreiro-do-espinhaço. O gênero dessa espécie possui outras 17 espécies, e Marcos precisa comprovar que o pedreiro-do-espinhaço é uma espécie única e diferente dessas outras 17, mas ainda assim próxima o suficiente pra ser considerada do mesmo gênero.

O livro é construído a partir da história taxonômica e biogeográfica da maioria das espécies desse gênero e de espécies de gêneros relacionados. Marcos conta sobre a descoberta dessas outras espécies, ao mesmo tempo em que nos ensina sobre a biogeografia da América do Sul.

A biogeografia é, basicamente, o estudo da distribuição dos organismos. Então, vemos os principais eventos naturais envolvidos na formação das espécies de pedreiros, enquanto aprendemos sobre a história geológica do nosso continente.

"Um sabiá sujo" é um livro escrito por um cientista brasileiro, que foi além ao descobrir uma espécie nova: compartilhou esse processo em uma linguagem mais acessível, repassou vários conceitos de ecologia, taxonomia, evolução e biogeografia de forma leve. Espero que este livro inspire mais cientistas brasileiros à divulgação científica!

Lukita 16/08/2021

Apesar de ser uma leitura acadêmica, a escrita é super fluida e feijão com arroz. A narrativa é impecável e a proposta é incrível!!! Eu amei esse livro.