Além do que se vê

Além do que se vê Sheila Guedes

Resenhas - Além do que se vê

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jeh Xavier @dramatica.literaria 06/05/2020

"Jamais poderei escapar de quem sou agora. O meu passado me aprisiona."

Kalina é uma jovem de 20 anos que sempre foi tímida e de poucos amigos. Sua única amiga é Vi, uma garota totalmente o oposto de Kalina, mesmo sendo tão diferentes as duas tem uma forte amizade.

Quando Vi começa a se envolver com Juan Carlo, um espanhol atraente, Kalina mesmo não confiando muito nele dá muito apoio á amiga nesse novo relacionamento. Vi sempre quis sair do lugar onde mora e quando Juan oferece para ela ir a Espanha conhecer sua família ela aceita.

Depois de algum tempo que Vi foi para Espanha, Juan Carlo convida Kalina para ir até lá fazer uma surpresa para amiga. Kalina aceita e assim começa seu pior pesadelo.

"E quando meu corpo é sacudido por soluços, que brotam de dentro da minha alma, me dou conta de que minha vida acabou, mesmo ainda estando viva."

Kalina é traficada, tem sua virgindade leiloada, é estuprada e se vê presa em uma rede de prostituição. Mesmo vivendo esse tormento ela não perde a esperança de conseguir escapar desse pesadelo e promete a si mesmo que podem usar seu corpo mas nunca vão destruir sua alma.

Kalina sofre os piores tipos de violência, sua força e coragem são admiráveis, ela foi enganada e usada e mesmo assim não se deixou sucumbir por aquele mundo.

Sheila aborda o tráfico humano de uma forma realista, é sempre doloroso quando nos deparamos com histórias como essa e sabemos que isso acontece todos os dias. É importante alertar sobre esse assunto e ficarmos sempre atentos e desconfiados de qualquer proposta de sair do país. A autora fez um trabalho incrível de pesquisas e trouxe informações importantes nesse livro, eu me revoltei e me emocionei com essa história. Uma história sobre dor, superação e esperança, sabemos que esse tipo de situação está longe de acabar e histórias como essa serve como alerta.

Aviso: o livro contêm cenas de violência e estupro e pode desencadear gatilhos.

"Você é o que as pessoas veem, ou o que você é de verdade está além do que se vê?"

Celly 11/07/2021

Perfeito
Sheila Guedes nos prende nessa incrível, difícil e linda história do começo ao fim!
Um tema abordado com todo cuidado, atenção, trazendo para nós um pouco da vida de quem é traficada.
Por mais ficção que seja, infelizmente é uma realidade, e a Sheila teve todo carinho e cuidado, com pesquisas e estudos sobre esse tema tão difícil e triste. É um livro incrível, emocionante do começo ao fim.
Por mais difícil que seja os momentos de sofrimento, a personagem nos mostra o quanto a força, a garra, o amor e cuidado, são importantes para recomeçar a vida. Todos os seres humanos, TODOS, têm o direito de ter uma vida digna, de amar e serem amados, de respeitar e serem respeitados. Todos merecem a liberdade de ir e vir, de viver, de ser feliz! E a Sheila Guedes nos traz isso nessa história maravilhosa!
Sua escrita é super fluída e linda!

Livros da Bebel 08/12/2020

Uma leitura necessária nos dias atuais
Com certeza foi o livro mais "pesado" que já li na vida. Mas também o mais emocionante.
Essa obra aborda o tráfico internacional de mulheres para exploração sexual, um tema que pouquíssimo tratado na mídia e menos ainda na sociedade mas que infelizmente faz milhares de vítimas todos os anos.
Não é uma obra prazerosa de ser lida, é um verdadeiro soco no estômago, mas mesmo assim, é um livro muito necessário.

Sergia.Souza 22/01/2021

Um livro lindo, com uma história forte que impacta mesmo, a história é de superação recomeços,. Este livro é uma obra necessária, uma frase da história diz: "Estou aqui por todas as mulheres, travestis, crianças e por todas as pessoas que não têm voz. Que ainda estão presas nos seus espelhos pessoais de dor e desespero. Estou aqui para ser a voz, alento e, quem sabe, esperança" e é assim que me sinto em relação a Sheila, ela escreve seus livros para dar voz a quem precisa e trazer informações a todos nós, neste caso, sobre este crime tão terrível, sobre a atenção com as oportunidades fáceis, a importância de fazermos o bem e a força que precisamos ter para nos reerguermos sempre. o tema é de total importância pois trás uma realidade vivida por muitas mulheres, o trafico para prostituição, apesar de um tema ser muito forte, é necessário tratar pois é muito real. Este livro é uma obra necessária, uma frase da história diz: "Estou aqui por todas as mulheres, travestis, crianças e por todas as pessoas que não têm voz. Que ainda estão presas nos seus espelhos pessoais de dor e desespero. Estou aqui para ser a voz, alento e, quem sabe, esperança" e é assim que me sinto em relação a Sheila, ela escreve seus livros para dar voz a quem precisa e trazer informações a todos nós, neste caso, sobre este crime tão terrível, sobre a atenção com as oportunidades fáceis, a importância de fazermos o bem e a força que precisamos ter para nos reerguermos sempre. super recomendo a leitura

Eliene.Lyka 02/11/2020

O livro é magnífico, finalizei em poucos dias, uma história que te envolve cada vez mais ao longo da leitura. Personagens bem construídos. Um livro emocionante, reflexivo e dolorido! Amei ter o privilégio de ler, pensar e aprender com este livro! Parabéns a autora!

alinenotalien 25/07/2021

Livro pesado, porém com um tema importante a ser discutido
?Além do que se vê? foi meu primeiro contato com os livros da Sheila Guedes. Foi um daqueles livros que já fui com o coração na mão e psicologicamente preparada pra sofrer, pois já sabia que a autora trataria de assuntos pesadíssimos. Lembrando que o livro possui gatilhos de estupro e violência.

Kalina é a típica garota tímida e inocente, enquanto sua melhor amiga, Vitória, é toda ?saidinha? (tendo, inclusive, o desafeto da família de sua melhor amiga pelo seu jeito de ser). Em uma festa, as duas conhecem Juan Carlo e Alejandro, dois espanhóis curtindo o Carnaval no Brasil. Meses após essa festa, Juan aparece e convida Vitória para ir para a Espanha com ele. Logo em seguida, o convite é estendido à Kalina, para visitar sua melhor amiga e reencontrar Alejandro. Mal sabiam as garotas que a inocente viagem transformaria a vida dela num verdadeiro inferno.

Com uma escrita fluida, Sheila Guedes retrata de forma realista o tráfico de pessoas, o terceiro ?negócio? mais rentável do mundo. Sheila fez um ótimo trabalho mostrando como as vítimas são seduzidas e enganadas por promessas de uma vida melhor, decidindo-se, por fim, em embarcar para o exterior. É um tema doloroso, mas extremamente necessário de ser abordado.

Kalina é uma personagem que eu admiro muito, por sua força e coragem, por não abaixar a cabeça mesmo após ser traficada, leiloada, perder sua virgindade através de um estupro e passar por todas as humilhações de ser uma prostitua contra sua vontade. Por diversas vezes eu me peguei chorando, com o psicológico extremamente abalado, ao me deparar com tudo o que Kalina passou.

?Somos vítimas de um crime hediondo, porque não nos roubaram apenas nossa liberdade e nossas escolhas. Não violaram apenas nossos corpos. Roubaram de nós também a vontade de seguir adiante.?

?Além do que se vê? não levou as 5 estrelas na avaliação por dois motivos: o desfecho em aberto sobre a Vitória e sua família, e o romance que achei um tanto desconexo com a história, com um desenvolvimento corrido que não me agradou tanto. Tirando essas questões, adorei o livro, adorei a escrita fluida e cativante da Sheila, e de todo o empenho que ela teve pra pesquisar e o cuidado dela em retratar o tema de forma realista e transmitindo uma mensagem aos leitores.

@bibliotecadaana 01/05/2020

Superação e amor
"Há muito tempo perdi o medo de morrer. Na verdade, a morte seria até um grande alívio."
_
Você já leu um livro em que se sentiu em um eterno dejavu? Foi assim que aconteceu comigo durante essa leitura. Cada novo fato ou fala, me fazia sentir como se eu já tivesse vivido essa história. Conhecido esses personagens. Então imaginem como foi emocionante pra mim.
_
Essa é a história de Kalina, uma garota ingênua e reservada. Que se vê presa a uma situação jamais imaginada por ela. Kalina é vítima do tráfico de pessoas. E acaba se tornando uma prostituta.
É aí que vamos conhecer sua força, em meio a tanta maldade, tanta dor e sofrimento. Kalina vai nos ensinar a lutar, nos reerguer e nunca abaixar a cabeça, por maior que seja a dor.
_
?Em alguns livros que li sobre relacionamentos abusivos a vítima sempre se culpa, inclusive no próprio livro da Sheila, " O silêncio da alma". Assim também acontece com pessoas que são obrigadas a se prostituir. E mais uma vez percebo como É brutal o sentimento de culpa. De impotência diante de uma situação em que a pessoa foi posta e mesmo assim, acredita que a culpa é sua.
_
" (...) Eu tinha a obrigação de entender os sinais, mas não consegui."
_
Recomendo essa história para todas as pessoas que gostam de ler sobre superação, força e amor. Mais uma vez a Sheila nos traz um tema não muito abordado e com sua delicadeza e maestria faz com que uma história com tema tão pesado se se torne algo lindo.
5/5?
_
"Ser subjugada aqui é a única forma de continuar viva. Garotas rebeldes não vivem muito para inspirar outras."
_
@bibliotecadaana #resenhabibliotecadaana #bibliotecadaana #livro #livros #amoler #amolivros #bookstragrammer #leitura #leitora #livronacional #autorasnacionais #euleionacional #leianacional #autorasheilaguedes #alemdoqueseve

@leiturasdemari 09/05/2020

Maravilhoso!
Em Além Do Que Vê já iniciamos com um prologo totalmente arrematador: conheceremos a história de Kalina, que foi vítima do tráfico humano e teve sua vida roubada pelo seu algoz.

Kalina é um jovem de 20 anos que sempre foi muito tímida, tendo como sua companheira sua única amiga, Victoria. Vinda de uma família muito humilde e batalhadora, Kalina tem o sonho de ir atrás de um futuro melhor e por isso se dedica tanto para poder ingressar na faculdade. Por insistência de Victoria, ela decide curtir, pela primeira vez, o Carnaval, acreditando que seria só uma recordação incrível da vida delas.

Sem poder imaginar, Victoria e Kalina e envolvem com dois espanhóis, que se fingem de bons moços, mas que na verdades são grandes criminosos. Kalina tem seu caso de um dia encerrado no carnaval, enquanto sua amiga permanece com Juan Carlo durante algum tempo, até que ele o convence a ir para Espanha em busca de um futuro melhor.

Depois que Victoria parte, para que Kalina é questão de alguns meses para que Kalina também vá e chegando lá ela descobre que foi profundamente enganada, e não somente ela, mas como sua melhor amiga também. Sem saber onde Victoria está e o que acontecerá com sua vida a partir de agora, Kalina não vê muitas saídas, mas sabe que não pode desistir. Ela lutará por sua liberdade, enxergando possibilidade além do possível.

Além Do Que Se Vê é um livro sobre esperança e o poder de se recomeçar. Eu nunca tinha lido nenhum livro com a temática de Tráfico Humano e foi um grande choque encarar essa realidade, ainda que de forma fictícia, porque é simplesmente desesperador você se vê em uma posição de impotência com seu próprio corpo e vontades. Foi uma leitura que mesmo que tenha sido feita em um dia, em muitos momentos precisei descansar um pouco e tentar me acalmar.

Kalina vê seus sonhos sendo despedaçados a medida que o tempo avança e ela não consegue encontrar saídas, mas é encorajador vê o quanto ela acredita que encontrará uma forma de se reerguer e quando isso acontece, é inspirador ler a forma que ela tenta se reconstruir de pouquinho em pouquinho.

O livro conta com um romance na história, mas com certeza o foco é na jornada de Kalina e foi, juro a vocês, muito lindo de ver e de aquecer o coração também. Esse é daqueles livros que a gente termina e fica com ele ainda na cabeça pensando em tudo que foi dito ali.

Gostei muito mesmo dessa leitura, mas leiam aviso que as cenas descritas enquanto a Kalina era uma escrava podem trazer gatilhos, então leiam com calma e cuidado.

O livro se encontra disponível no Kindle Unlimented.

site: instagram.com/blogdiversamente

@PattySantos11 24/08/2022

Bom, mas tudo é muito rápido!
Este livro foi uma boa leitura e o tema abordado aqui é super importante e necessário, é aquela frase super comum que todos os pais falam para os filhos: Não confie em estranhos. É o que acontece aqui e leva a protagonista principal a viver um inferno, eu me senti super traumatizada somente lendo isso aqui, imagina quem já passou por isso na vida real.
O livro é bom, mas a resolução rápida de tudo me incomoda, sei que é um romance, mas se tratando de um tema tão delicado, deveria ter desenvolvido melhor não só a parte do romance, mas acrescentado e detalhado como foi o processo de cura interior/tratamento da protagonista.
Porém de resto foi legal, a escrita da autora é envolvente e os capítulos são curtos. Recomendo pela experiência e pela necessidade de estarmos sempre alertas, porque não conhecemos ninguém realmente.

Bru 28/06/2022

esperava mais.
terminei esse livro em 4 horas, é de fato um livro muito fluido, os capítulos são curtos e te prendem. sobre a nota, eu achei que faltou desenvolvimento em algumas partes, como o que houve com a família da vitória, o fato do casal se tornar um casal muito rápido kkk outra coisa foi a pp ter superado os traumas rápido daquele jeito, sendo que eu lendo eu temia por ela o tempo inteiro achando que alguém fosse encontrá-la e levá-la de volta pro clube. achei tbm que a sheila quis passar a vitória de "vilã", outra coisa que me incomodou um pouco foi a ingenuidade exagerada da kalina, achei bem chato, mas enfim. bom, fora isso eu até que gostei bastante, a parte do tráfico em si é muito nem descrita e bem interessante, vc fica imerso na leitura todo o tempo.

marcelly_ 09/08/2020

Além do que esperamos
A leitura não é fácil, não mesmo. São vários os momentos em que senti a dor de Kalina e desejei com força a proteger de todo o mal existente. Chorei e sofri, mas também sorri e suspirei aliviada por saber que ela venceu, como milhares de mulheres vencem todo santo dia. A leitura é necessária e a autora foi perfeita em cada palavrinha descrita nesse livro. Eu amei e se existe uma palavra melhor que essa, pode ter certeza de que é o que sinto em relação a essa história incrível e encorajadora.

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 30/07/2020

Resenha | @wingardiumlivros
Kalina é uma jovem doce e que sonha em viver seu próprio conto de fadas ao lado de um príncipe. Sua melhor amiga, Vitória, tem ideias bem diferentes das dela, mas elas se amam e cuidam uma da outra como irmãs. No Carnaval de 2012 tudo muda...

Uma oportunidade incrível bate na porta de Vitória, e na esperança de ter uma vida melhor, ela segue um caminho praticamente sem volta. Ela é enganada por um aliciador de uma máfia de prostituição e acaba "levando" sua amiga pro mesmo caminho. Agora ambas estão separadas porém no mesmo país e se prostituindo a mando de pessoas influentes na Espanha. É horrível pensar que essa situação acontece todos os dias sem que possamos fazer nada diretamente.

O livro é narrado por Kalina. Sofri muito com a personagem principal e todas as outras meninas que passaram por isso junto com ela. Senti muita raiva também, pois o livro aborda diversas formas de abusos: físicos e psicológicos. Tive um certo receio ao iniciar essa leitura por ser uma temática que está na minha zona de conforto, mas sabe quando a gente se engana totalmente? Pois é. Essa história tem tanto pra ensinar, que mesmo com todo o sofrimento que vivenciamos em cada página, terminamos a leitura com esperanças de dias melhores para essas pessoas.

O livro também serve de alerta para todas as pessoas, pra que não se enganem com situações inacreditáveis. Da pra perceber o trabalho bem feito e toda a pesquisa por trás dele.

site: https://www.instagram.com/wingardiumlivros/

Luana 03/07/2021

A história das amigas Kalina e Vitória é dura, triste e comovente. Vitória é iludida por um espanhol e levada para Madri com a promessa de casamento. Meses depois, o encantador noivo retorna ao Brasil para buscar a amiga da namorada para que ela convença a moça a casa com eles. Só que essa aventura e esse conto de fadas tem um final triste, quando Kalina acorda semi nua e desorientada depois de chegar em Madri. Logo ela descobre que tudo não passava de uma mentira e ela e a amiga foram vítimas de uma quadrilha de tráfico internacional de mulheres.
Logo qu chega a sua nova realidade, Kalina tem sua virgindade leiloada e se vê presa num dia a dia cheio de violência, ameças, medo...
Até que um dia surge a oportunidade de escapar...
Mais um grande livro da Sheila Guedes. Conheci a escrita dela com "O silêncio da alma" a me apaixonei pela forma como ela nos prende nas histórias de suas personagens.

Alice Olivier 04/07/2020

Muito além do que a gente vê
Um livro instigante, que them aquele poder de nos deixar com os olhos grudados em suas páginas. De narrativa clara e envolvente, possibilita uma leitura rápida (li em dois dias). Com relatos realistas e emocionantes, narra a vida da protagonista Kalina e todas as desventuras e atrocidades que sofrera em decorrência do tráfico internacional de mulheres, do qual fora vítima de uma maneira covarde e ardilosa.

Apesar da sua triste história, o bom de tudo é notarmos que, apesar de todos os pesares, ainda podemos, tal qual a personagem que decidiu florescer a partir do fato violentamente tanto lhe fragilizou, tomar as rédeas da situação e sermos responsáveis pelo nosso destino e não nos resignarmos a viver uma vida que não aquela para a qual realmente estamos destinados e motivados a viver.

Fica a reflexão, feita com muita sabedoria, pela talentosa autora paraibana: ?Você é o que as pessoas veem, ou o que você é de verdade está além do que se vê??

Erga-se. Floresça. Gere frutos.

Essa é a mensagem que fica, como um verdadeiro alento aos nossos corações.

Tallita.Lopes 25/10/2021

ALÉM DO QUE SE VÊ (Sheila Guedes)
Kalina é uma jovem pacata, que não curte está em festas barulhentas e lugares tumultuados, ao contrário de sua melhor amiga Vitória, uma bela moça de espírito livre, que sonha em ganhar o mundo.

Convencida por Vitória, Kalina vai a um bloco de carnaval e lá encontram Juan Carlo e Alejandro, dois espanhóis que estão de passagem pelo Brasil.

Vitória e Juan Carlo continuam se encontrando, até que o espanhol - um homem que desperta desconfiança em Kalina, mesmo com toda a pinta de "bom moço" que tenta passar - se declarar apaixonado e não desistir até convencê-la a ir à Madri, com o argumento de querer apresentá-la para sua família.

Após meses da partida de Vitória, Juan Carlo volta ao Brasil, com o convite para Kalina ir à Espanha, pois irá pedir Vitória em casamento e sua presença deixaria a amiga muito feliz. Porém, o que mais motiva Kalina a aceitar o convite é que está preocupada com a amiga, que tem se mostrado estranha e distante desde sua partida.

Infelizmente, logo ao chegar em solo espanhol, Kalina descobre de uma forma inóspita e cruel, que ela e a amiga foram vítimas de um golpe bem orquestrado por uma perigosa organização que trafica mulheres para prostituição em diversos países.

"Além do que se vê" é um livro que aborda um tema muito triste e cruel, que é o tráfico humano. Podemos conhecer através da história de Kalina a horrenda realidade a que são submetidas as mulheres capturadas por esse tipo de tráfico, para serem exploradas sexualmente, e o poder de aliciamento que as pessoas envolvidas nesse sórdido meio exercem sobre suas vítimas.

A autora nos mostra, através de uma escrita fluida e emocionante, a força de uma mulher que foi submetida a essa triste realidade, mas que não sucumbiu a ela como muitas, infelizmente fazem (seja através das drogas ou do suicídio), porém resistiu no seu íntimo até que a vida lhe sorriu novamente, lhe dando a oportunidade de escapar daquela prisão física e emocional, e recomeçar sua vida de maneira resiliente, com o objetivo de ajudar outras mulheres que passaram o mesmo que ela.
?????
?? Pode conter gatilhos.