O Jardim Do Viúvo

O Jardim Do Viúvo Helena Lopes

Resenhas - O Jardim Do Viúvo

Nathane 18/04/2021

Um romance para esquentar os corações
Sou muito apaixonado pelos livros da Helena Lopes. O Jardim do viúvo, foi uma surpresa, um encanto de história.

clarismellow 04/01/2022

Bonito, mas meio maçante
" só é preciso uma semente para plantar um jardim..."

A autora tem uma escrita bem poética e as descrições dos ambientes são muito bonitas, trazendo lindas imagens durante a leitura...

A história demora bastante para se tornar interessante, embora o mistério que ela traz é fácil de ser descoberto em pouco tempo de leitura, então meio que não existe um plot na história é mais uma narração de rotina de um casal do século XIX, desentendimentos, acertos, passeios enfim ...

Embora, tenha achando os personagens bem a frente do tempo deles, com comportamentos que não eram aceitáveis pra época, isso deixou a história mais confortável pra mim, pq detesto os costumes da época...

E é isso, foi uma leitura bacana.

Cristian.Alves 03/08/2022

Um montanha russa de sentimentos
Queria um título melhor, mas acho que esse condiz com o que senti com esse livro.
O livro é narrado por Isabel, uma jovem de Londres que após passar por um momento traumático em sua vida decide aceitar um casamento arranjado com um amigo de seu pai.
Ela viaja até o interior do país para encontrar o seu esposo, Vincent, mas no o encontra. Quem ela encontra e que a chama a atenção é um jardineiro.
No começo fiquei impaciente com a descrição longa de alguns cenário e a forma como a Isabel personagem principal se comportava. Mas depois da metade do livro tudo se desenrolou de uma forma boa de se ler.
A parte sentimental dos personagens se desenvolveu bem mesmo com as várias reviravoltas, o que pra mim é muito bom de ler.
Além disso o livro tem alguns passagens picantes mais rápidas, comentários sobre a política e até alguns ?Easter Eggs?.
No geral o livro foi bom e acredito que para as mulheres deve ser ainda melhor, por ser o público alvo.

Fran 13/03/2022

Resenha disponível no IG @leituraincrivel
Para fugir de Londres, Isabel se vê casada com um viúvo desconhecido, que aceita um acordo com o pai da jovem em troca de abrigá-la no interior.

A casa das gardênias é bonita, mas esconde um mistério sobre a vida da senhora anterior. Um belo jardim é amplamente explorado pela nova moradora e ali ela conhece Théo. O jardineiro é um homem charmoso, bonito e proibido.

Apesar do seu novo marido não aparecer para recebê-la e se abrigar no pequeno chalé ao longe da propriedade, ela não se sente deslocada e logo dá seu toque na propriedade. Eles conversam por cartas e o encontro parece mais distante, enquanto a amizade com Théo é mais próxima que o decoro sugere.

Sentimentos conflitantes e pesadelos recorrentes fazem com que Isabel tente se aproximar do marido e grandes revelações vão dar uma reviravolta nessa história.

? É uma das histórias mais belas que já li. Vicent é um homem maravilhoso, apesar dos fantasmas do passado que ele carrega. Théo é atencioso, cuidadoso e protetor... Isabel é uma protagonista muito forte, coloca sua identidade na vida de todos é aproxima as pessoas dela, tratando-as com respeito.

? Me apaixonei pelo enredo, pelas descrições dos locais e por tudo que engloba esse livro, inclusive os jardins. Me imaginei sendo a Isabel e passeando por ali, ou lendo um livro em sua salinha. Me bateu até uma inveja da vida dela, da força que ela tem e dos seus amigos.

? Destaque para a irmã de Vicent, Agnes que é uma personagem maravilhosa e bem familiar.

?? Mistério, amizades, romances e reviravoltas de aquecer nosso coração. Fica minha dica de hoje! Bjos

andrade 13/01/2021

amei muito a vibe desse livro e todo o mistério envolvido. o final me decepcionou pouquinho mas de resto é um ótimo livro.

Colecionando Planetas 10/03/2021

?Só é preciso uma semente pra criar um jardim?
Eu tava muito em dúvida sobre a nota desse livro, porque mesmo que eu tenha gostado algumas vezes foi uma leitura meio arrastada e densa e a protagonista era meio burrinha, ela demorava horas pra perceber algo óbvio.

Mas eu gostei como a autora tratou a depressão e o final foi: meu Deus o que foi isso?

Eu fiquei um tempo em negação, mas o epílogo foi bem emocionante.

Colecionando Planetas 06/09/2021minha estante
Oi, pelo que me lembre não tem

Obrigada por avisar

cathcostani 25/03/2021

pintada da A Bela e A Fera do conto original e também os romances Rebecca de Daphne du Maurier e a Sucessora pelos mistérios que rondam a morte da primeira esposa de Vincent, só que não temos uma governanta megera no enredo.
A Isabel vive sozinha em uma mansão e só se comunica com o marido pelas cartas, e ela começa a andar e cuidar pelo jardim como passatempo. E ela começa a conhecer o misterioso Theo que é o jardineiro, e ainda veremos a luta pelos direitos das mulheres pelo movimento sufragista da qual a cunhada da Isabel é uma delas.
Não teremos cenários de festas e temporadas em Londres como nos romances de época que conhecemos, e teremos mais a cena no campo.
O plot twist do livro é a verdadeira identidade do Vicente e parece que a mocinha vai desconfiar dele ter assassinado a esposa, mas as aparências se enganam no romance. A autora também utiliza mitologia no ebook .

Van Siqueira 16/04/2021

O jardim do viúvo de Helena Lopes
Influenciada pela Jael Saray da @vivaleituraa, li este livro arrebatador e surpreendente. Não conhecia a autora, mas depois dessa leitura já quero ler tudo dela.

Preciso confessar que demorei pra conseguir colocar em palavras o quanto esse livro me impactou.

Vamos lá! A história se passa no final do século XIX, e como já sabemos, nessa época os casamentos de conveniência eram muito comuns. E foi através de um casamento assim que Isabel saiu de Londres e foi parar no campo, longe da agitação da cidade e da origem de seu trauma e dor.

Sua união foi resultado de um acordo de seu pai com Vincent, um viúvo muito rico, e que também possui suas dores e traumas, segredos e mistérios.

Isabel logo que chega em sua nova casa, uma linda mansão, descobre que seu marido não está lá para recepcioná-la e ele não aparecerá tão cedo. Então, conformada com a situação, começa a explorar a propriedade. Em uma de suas explorações ela descobre um jardim secreto, e neste jardim conhece um jardineiro. E sem perceber ambos começam a cultivar uma bela amizade.

Muitos segredos envolvem seu novo lar, inclusive um deles é a respeito da morte da falecida senhora Lamb, esposa de Vincent.

Um livro repleto de mistério. Logo no início eu já me enchi de perguntas, como: o que aconteceu com Isabel em Londres que causou um trauma terrível nela; porque Vincent não a recebeu no dia de sua chegada e porque se mantém afastado; como a falecida esposa morreu. E essas perguntas vão sendo respondidas no decorrer da história de uma forma bem feita, de modo que não fique nenhuma ponta solta.

E quando eu achava que não me surpreenderia mais, a autora lança um elemento bem triste que abala toda a vida dos personagens e dá uma virada na trama. Amei, mas sofri.

Sobre os personagens, amei praticamente todos. A protagonista é surreal de incrível. Uma protagonista forte, determinada, decidida, humilde (amei a interação dela com os funcionários da casa). Amei cada atitude que tomou, sendo muito coerente e justa. A forma com que lidou com as situações foi maravilhosa. Me apaixonei por ela.

Enfim, um livro que me fez sorrir de alegria, chorar de tristeza, e que aqueceu meu coração. Foi surpreendente em vários sentidos, e tudo muito positivamente. Um cenário descrito de forma incrível que me fez imaginar com clareza o ambiente em que os personagens estavam inseridos, sem contar a beleza do cenário. E foi abordado bastante sobre o empoderamento feminino que naquela época ainda era bem tímido, digamos assim, mas que já começava a dar as caras e mostrar seu poder.

Recomendo muito a leitura, me emocionei demais, e vou levar esse livro no coração.

Tati 15/07/2021

Para aquecer o coração
Um romance que me surpreendeu pelo conteúdo misterioso presente, Vincent se mantém recluso no chalé da propriedade, então Isabel não faz ideia de como ele seja, apesar de possuir uma foto dele que ganhou de sua irmã Agnes ela não a vê, pois não quer conhecer ele desta forma. Assim eles se comunicam através de cartas. Com a ausência do marido ela acaba passando tardes andando pela propriedade até se deparar com um Jardineiro que irá se tornar um grande amigo e despertar nela sentimentos conflituosos, já que ambos são casados. Mas nem tudo está perdido, já que há algo a ser desvendado. Fora o mistério do Marido recluso,  tem o mistério da morte da ex-esposa de Vincent é o que levou a Isavel a aceitar tal matrimônio.
O livro também conta a história das sufragistas, primeiras ativistas do feminismo no século XIX, eram assim conhecidas justamente por terem iniciado um movimento no Reino Unido a favor da concessão, às mulheres, do direito ao voto.
Super recomendo a leitura. Um romance para aquecer o coração ? .

* Disponível no Kindleulimited ou você consegue adquiri por um preço acessível.

Tati 06/09/2021minha estante
Oi, não tem .

Obrigada por avisar

Bella 22/08/2021

Digno de entrar no top 10
Com certeza entrou na lista dos meu favoritos. A princípio não estava dando muito valor ao livro, apesar de estar gostando da escrita da autora... eis que ao desenrolar das páginas me vi totalmente presa ao livro, cativada, ávida por mais, pelo momento em que os dois se encontrariam, pelo aflorar dos sentimentos entre os dois, pelo rumo que a história seguiria. Eu simplesmente amei o enredo, os personagens, a escrita da autora... Só não dei 5 estrelinhas por conta do final. Não o achei ruim, acredito até que o mesmo foi digno da história mas havia criado tantas expectativas, imaginado inúmeros finais que acabei frustrada. Enfim, o livro é perfeito, leiam!!!

Bella 06/09/2021minha estante
Oi! não tem hot não, pode ler tranquila ;)

Que ótimo. Obrigada por avisar

Recadinhos da Olga 04/10/2021

O Jardim do Viúvo
Isabel decidiu casar com alguém que ela não conhecia, para sair de Londres e das memórias que lhe atormentava. Seu pai, conseguiu que ela casasse com um amigo dele, que era viúvo e que morava fora da cidade. Seu nome é Vicente.

Depois de chegar em sua nova casa, Isabel descobre que seu marido não está na mansão e sim em um chalé distante da casa. Ela ainda não sabe como é a aparência de Vicente, o pai de Isabel, só lhe avisou que Vicente não é muito velho e não era gordo.

Os recém casados, se comunicam unicamente por cartas que Vicente envia para Isabel, e ela responde de volta. E essa situação está deixando Isabel irritada, pois ela não se sente bem vinda em sua nova casa. Pois não teve a recepção de seu marido, e também por ele se manter distante dela.

Em um dia de passeio Isabel descobre uma estrutura no jardim e uma porta trancada, deixando Isabel curiosa. Em seguida ela conhece Theo, o jardineiro, e com o passar dos dias eles começam uma amizade.

Isabel vê em Theo um amigo, com quem ela pode desabafar sobre o distanciamento de Vicente. Mas aos poucos, um sentimento começa a crescer em Isabel. E ela sabe que não pode sucumbir ao que sente pois é uma mulher casada.

Mas a distante de Vicente só piora a situação do casamento, e os segredos da morte da primeira esposa dele, deixa cada dia Isabel mais intrigada com esse mistério todo.

Amanda.Fernandes 12/12/2021

Romance, mistério e desgraças
Primeiramente, adorei a ideia de cada capítulo apresentar um nome de uma flor e o seu significado remeter a algo que irá acontecer naquele capítulo.
Segundo, amei a escrita! Bem fluida e me envolvi bem rápido com a história.
E terceiro, o livro entregou mistério, romance, alegrias, tristezas, cenas hots e um pouco mais.
E por último, não gostei muito de um acontecimento, mas foi interessante pro livro.

jéss 16/03/2022

O final...
Estava pronta pra dar 3 estrelas, mas aquele final foi o tipo de final que eu não estava acostumada e fiquei com a sensação que o livro não havia terminado.
É um livro bem diferente do normal, as trama são interessantes e tudo mais. Senti falta do pov do PP, eu queria muito poder ter entrado na cabeça dele.