Winter

Winter's Orbit Everina Maxwell

Resenhas - Winter's Orbit

Red 01/04/2021

Not only it's gay, but it also slaps
Trigger warning:

On abusive relationship and sexual assault. The character has some PTSD. Proceed with caution if you have those triggers.
They do find closure and are able to get through it, and have a happy ending.

The book is really good. Do recommend.

The review that made me add this book to my TBR was basically a tiktok saying that there was no body/sex description in relation to gender.
And there really is none. It's amazingly wonderful.

Renée 03/03/2021

Eu preciso fazer uma resenha sobre esse livro, pois eu estou sem dúvida (e completamente) apaixonado por ele. Primeiramente, vou deixar aqui alguns avisos de gatilho que estão presentes no livro. Esses são: relacionamentos abusivos, violência doméstica, ataque de pânico e manipulação de realidade (personagens não sabendo diferenciar a fantasia da realidade).
Para começar, eu preciso dizer que a escrita de Everina Maxwell me apanhou desde o início. Os personagens são fantásticos e eu imediatamente me senti tocado por eles e ao terminar o livro, tive a sensação de todos terem recebido seus devidos desenvolvimentos, o que é raro; várias vezes, eu terminei um livro (série, filme, o que quer que seja) com a sensação de que, apesar do personagem ser tecnicamente bom, os criadores não o escreveram direito, tenho comigo a certeza de que todo mundo já passou por isso pelo menos uma vez.
Desde o início, eu soube que amaria esse livro. Relacionamentos 'de mentirinha' (o famoso fake dating) e casamentos arranjados são dois dos meus conceitos que eu mais gosto de ler sobre e ambos estão no centro da história.E então... GAYS NO ESPAÇO! Eu esperei por isso durante anos, de Star Wars até Voltron: O Defensor Lendário (ambos uma enorme galáxia de frustração, assunto esse que não entrarei no momento, porque... acredito que vocês sabem e é algo muito longo. "Winter's Orbit" merece mais a minha atenção). E, além disso, me deparei com um complexo cenário político que está entrelaçado com a narrativa a tal ponto que é impossível separá-los, e isso por si só já teria conseguido meu foco. Eu simplesmente amo quando obras com universos fictícios abordam o cenário político do mundo criado.
Também contamos com a participação do famoso conceito de 'gays idiotas'! Aquele que ambos são apaixonados, rendidos, totalmente GADO um pelo outro, mas acham que o outro não está interessado ou pior: os menospreza! Essa narrativa é simultaneamente uma tortura e uma delícia de ler, nos permitindo mergulhar em nossa própria hipocrisia ao criticar o protagonista quando nós mesmos somos iguaizinhos (ou pior!).
Outra coisa que eu gostaria de comentar, em uma nota mais séria, é a abordagem de Maxwell em relação a relacionamentos abusivos. As experiências, sensações e os traumas gerados pelo abuso foram incluídos com cuidado, algo que dá para notar somente pela escrita. Esse tipo de narrativa não é comum, especialmente quando se refere a comunidade LGBTQ+, e o que deixa a narrativa ainda mais única é o fato de Maxwell ter dado ao personagem um relacionamento posterior, dessa vez feliz e saudável. Isso foi algo que amei ler, apesar de ainda querer que o meu amorzinho arranje um terapeuta.
Eu recomendaria esse livro facilmente para todo mundo, porque a experiência de lê-lo é maravilhosa, me deixando ofegante diversas vezes. Todo o livro me prendeu, mas preciso ser honesto ao dizer que tudo depois dos 60% do livro foi o que mais segurou minha atenção. Eu literalmente não consegui parar! Eu geralmente durmo cedo, por volta das nove ou dez horas da noite, mas quando eu terminei "Winter's Orbit", eu fui dormir uma da manhã, porque eu não consegui largar antes do fim! Ou seja, uma recomendação para você que for ler esse livro: não o faça quando você tiver que acordar cedo no dia seguinte.

site: https://reneecostawriter.wixsite.com/espacoaqueeriano/post/winter-s-orbit-por-everina-maxwell