A análise da cadela procriadora e outros contos

A análise da cadela procriadora e outros contos Márcia Arantes

Resenhas - A análise da cadela procriadora e outros contos

Brunna Brasil 05/01/2022

Antologia Imperdível!
Guerra Fria, o primeiro conto, já me surpreendeu de cara pela situação inusitada. Nele temos um casal que, anos atrás, para evitar o divórcio, faz um acordo: não podem reclamar de qualquer atitude do parceiro e, caso um deles quebre o contrato, o outro tem o direito de dar um tiro em sua cabeça.

É claro que esse acordo, ao longo do tempo, acaba se tornando uma tortura psicológica para ambos. O desenrolar dessa história me deixou colada ao conto até o final.

Plac Plac Plac é uma história que a princípio, ao descobrir o sentido de seu título, você dá uma risadinha, sem esperar que o texto vai pesar logo depois, pendendo para algo nada engraçado.

Aqui temos uma família em que o quarto do filho fica bem ao lado do dos pais, e portanto quando o garoto começa a "se descobrir" (se é que vocês me entendem), a mãe se sente constrangida e o padrasto passa a fazer bullying com o adolescente, forçando-o a achar maneiras de ter seu passatempo sem fazer barulho.

O padrasto do garoto é aquele tipo que faria qualquer perder a cabeça, sabe? O tipo de personagem que faz você simpatizar imediatamente com o pobre do enteado que tem que conviver com ele.

O Homem de Espuma é um dos mais inventivos, na minha opinião. Ele nos apresenta a um ser feito de espuma que, para migrar para o nosso mundo, precisa de alguém que 'se envolva' com ele.

Esta, no caso, é Adriana, uma mulher comum, mas muito criativa. Sua imaginação, no entanto, não faz ideia de que uma simples espuma pode na verdade ser muito complexa.

A Análise da Cadela Procriadora, além de ser o conto que dá nome ao livro, é um dos melhores contos do livro, sem sombra de dúvidas.

Um psiquiatra e uma de suas pacientes são os protagonistas desse relato. A paciente é uma mulher deprimida após a morte do filho, da qual se julga culpada. Opsiquiatra acredita no risco de tentativa de suicídio, e por isso está atento aos sinais, já que não consegue tirar muito da mulher através do diálogo.

A paciente enfim deixa uma pista: escreve um conto aparentemente sem relação consigo, mas que é lido com cuidado pelo especialista. Á medida que vamos acompanhando a narrativa, fica um ar de dúvida no ar. Como aquele relato ficcional pode se correlacionar com o caso real?

Só no final descobrimos, junto ao psiquiatra, as ligações metafóricas entre um e outro. Fiquei perplexa ao me dar conta e do que isso poderia significar para o final do conto.

Todo Mundo Quer Ver Pedobear Se Foder. Um dos contos mais impactantes. Aqui vamos acompanhar o sequestro de um pedófilo sendo transmitido pela internet, assim como as torturas que irá sofrer.

Algo salientado no conto é como o sofrimento pode se tornar entretenimento. As pessoas que acompanham a live não estão de fato se importando com a violência sofrida pela garota. Chegam mesmo a fazer piada disso. Elas só 'querem ver pedobear se foder' mesmo.

O leitor precisa ter estômago para ler esse conto, mas vale muito a pena, principalmente pelo plot final.

E u Te Amo, Lui é o conto que encerra a antologia, mas com certeza não menos necessário.
Uma jovem acaba de saber da morte de seu amado, e encara a tela do celular implorando para que ele volte à vida. Tanto ao Céu quanto ao Inferno.

Será que alguém ouvirá? E a que preço? É o que o conto nos entrega - e muito bem!

Como consideração final, queria dizer que cada conto aqui me surpreendeu não só pela premissa mas também pelo desfecho. Além disso, o estilo narrativo da autora Márcia Arantes é outro ponto a ser elogiado: fluido, ágil, impactante não só pelos acontecimentos quanto pela escolha de palavras.

Uma das minhas melhores leituras de 2021 e um livro que entrou para a lista de antologias favoritas da vida.

site: viliescrevi.medium.com

Letícia 10/01/2023

Peguei esse livro aqui para finalizar a minha meta do ano passado. Era para ser uma leitura rápida, mas acabou não sendo. Demorei cerca de 5 dias para terminar e acabou que não consegui finalizar em 2022, mas enfim, de qualquer forma, valeu a leitura. Vou dar destaque a alguns dos contos aqui e falar dos que não gostei.

Menção honrosa a Guerra Fría, A Análise da cadela procriadora e Todo mundo quer ver Pedobear se foder. Esses daqui foram, de longe, os melhores (em minha opinião). A história de cada um foi extremamente única e bem desenvolvida. A escrita da autora é totalmente original e on point, ela tem um grande futuro pela frente nessa carreira.

Agora, menção de "hm, tanto faz": Plac plac plac. Não foi um conto instigante e nem teve uma reviravolta como os últimos três citados, mas não foi ruim. Ele ser bem curto em relação aos demais também ajudou.

Por fim, os contos que não gostei e não leria novamente. Inclusive, não terminei de ler nenhum dos dois: O homem espuma e Eu te amo, Lui. Com tudo de pesado que encontrei em outros contos, O homem espuma para mim foi simplesmente sem graça e absurdo, beirando o infantil. Eu te amo Lui, foi bem escrito e bem elaborado, mas não gostei e pulei.

De qualquer forma, é um bom conto para quem gosta de coisas meio absurdas e dark.