Star Wars: A Velha República - Revan

Star Wars: A Velha República - Revan Drew Karpyshyn

Resenhas - Star Wars: A Velha República - Revan

Leitora 15/03/2024

Eu gostei muito de ter sido esse livro a minha primeira experiência com a velha república, achei uma história muito boa

Daniel1145 07/02/2024

Um herói diferente
Revan é a história amarga de um dos melhores personagens do universo expandido de Star Wars.
Um herói considerado traidor por muitos e que talvez seja a melhor essência de um Jedi dentre toda a saga.
Com um ótimo desenvolvimento dos personagens, principalmente Revan e Scourge, o livro nos mostra um jornada de herói um tanto diferente e com gosto amargo.
Leitura obrigatória para fãs da franquia.

Barbara1421 09/01/2024

Não gosto dos Legens, mas este calou minha boca
Fortes emoções do início ao fim. Um romance que tem total condição de ser incluso no cânone oficial do universo Star Wars, sendo 100% concreto e coeso, trazendo uma história envolvente e contagiante.
Dei pulos de alegria, gritos de emoção, chorei de tristeza, não ficava um dia sem ler pelomenos uma página. Raven nos oferece outra visão do lado luminoso e escuro da força, com personagens fascinantes, planetas muito bem elaborados e um desfecho inesperado (confeso que não gostei muito pelo mesmo motivo que não gosto de assistir "A Vingança Dos Sith?, queria que fosse diferente).
Gostaria muito de ler um livro que antecedesse a história.
O fato de não ter me afeiçoado com o final não o torna um livro ruim; muito pelo contrário. É uma leitura indispensável para aqueles que querem começar a se aventurar no Universo Expandido, saindo da Saga Skywalker e desfrutando da riqueza do Universo Star Wars.

Estevam.Moraes 31/12/2023

Um verdadeiro Sith, um esplêndido Jedi
O melhor personagem de Star Wars, de longe meu favorito.
KOTOR merece um remake para nova geração de jogos e esse livro merece um destaque especial por continuar a saga dessa redenção.
Pra quem curte Star Wars de verdade (antes de se perder nos novos diretores e baboseiras) vai amar.

Recomendo ter jogado Kotor antes e ter feito o final bom.

Stefani 03/12/2023

?mesmo não fazendo parte do cânone da saga?
Os livros exploram bastante os diferentes aspectos da Força, como era de se esperar. Eles mostram os dois lados da moeda, tanto os Jedi quanto os Sith, de um jeito mais humano. Mostram como usar raiva e medo também é uma maneira de manipular a Força. A jornada do Scourge é bem importante, mesmo sendo diferente da do Revan. As missões dele como Sith trazem mais história pro universo todo, mostrando que os Sith não são movidos só pelo mal. As Guerras Mandalorianas mostram a força de vontade dos Mandalorianos e como eles se organizam e explicam a rivalidade que esse povo já teve com os jedi, mesmo que não seja o centro da trama.
em resumo é uma história tocante com seu próprio enredo, mas explora bem o universo da saga principal sem se perder. Personagens que cativam, mesmo sem suas origens exploradas, deixam o leitor curioso, evitando personagens superficiais e sem propósito.

Liparini 15/07/2023

Aqui vemos mais de Revan que foi cavaleiro Jedi, traidor, exilado, Sith e se redimiu. Acontece que o livro meio que parte à partir do jogo Knights of the Old Republic, que eu não joguei, aí a experiência ficou meio incompleta e até comprometida. Também não gostei muito do fim aberto, mas paciência. E assim encerro minhas leituras de livros de 2022

Lorenzo.Fattobene 27/04/2023

O início da velha República
Darth Revan é um dos personagens mais conhecidos do universo expandido de Star Wars, e viveu em uma época em que os sites estavam no auge conhecido como, a Velha República.

Ele já foi Jedi, se converteu para o Lado sombrio e arrasando a Galáxia, mas acabou se voltando para o lado de luz e perdendo parcialmente as suas memórias.

No livro vemos Revan indo atrás de suas memórias e ainda investigando uma ameaça maior que a República vai acabar enfrentando. É explorado o passado de Revan, assim como a relação dele com outras pessoas como Candereous, que é um Mandaloriano, Meetra que se tornou uma Jedi sombria na época em que Revan era um Lord Sith e Bastilla, sua esposa.

Além de conhecermos Siths poderosos também como Lord Scourge, Darth Nyriss e o Imperador Vitiate, que tem uma história sensacional.

Quer explorar mais o universo expandido de Star Wars? Comece por esse livro

Diego.Mansano 13/04/2023

Darth Revan - Jedi e/ou Sith?
Darth Revan é um personagem icônico da Velha República em Star Wars, suas histórias merecem estar no cânone e uma série ou filme para seus feitos?

Danilo224 31/03/2023

Herói, traidor, conquistador... Revan
Revan é um livro que gostei muito e quem em certo ponto, me surpreendeu.

A obra podia facilmente cair na armadilha de ser uma história de nicho, mas vai além, contando uma história fechada aos seus moldes e de fácil compreensão. confesso que conhecia o personagem apenas pela seu mito e lenda. Assim como os cidadãos da galáxia também o enxergam.

O autor trabalha em uma história para todos, agradando desde o fã veterano até quem caiu de paraquedas. Obviamente, entender as regras e os conceitos básicos do universo é sempre essencial.

Apesar do título, o livro possui dois protagonista. Revan divide a história com Lorde Scourge, um Sith sangue puro que protagoniza grande parte da obra.

A dupla conduz muito bem a história, Revan é um personagem humano, sendo sempre o foco em seu psicológico interno e seu passado misterioso. O lord sith conduz a trama mais política, que é extremamente interessante e que algumas vezes, me roubou mais atenção do que a do Jedi renegado.

Não li muitos livros de Star Wars mas até então, é o meu favorito. Que a força esteja com vocês.

Galahad 17/03/2023

Lacunas
Então se não estou enganado comecei a ler ele a quase um ano. Logo após de destroçar Ahsoka em menos de uma semana. Porém ao iniciar uns 3 capítulos me deparo com umas lacunas que me deixaram puto aí abandonei o mesmo.
Logo esse período sabático me vi obrigado a retornar ao mesmo. E não vou negar por pura bobagem interrompi minha leita através desse ano. O mesmo não foi esclarecedor como ver toda a história de Revan, ainda mais por querer toda a história do mesmo, Caminhada, Guerra, Gloria, Sombrio e por fim a Volta a Luz. Ao ver que não sabia nada disso me desanimou completamente continuar, mas o livro no decorrer esclarece um pouco do que aconteceu o mesmo devia chamar 2 ou até mesmo algo que insinuasse uma continuação do jogo por não saber disso fiquei chatiado?kkk.
Por fim vale a pena ler ainda mais se conhece do jogo (o que não é meu caso), os capítulos Revan são os mais interessantes e poderiam ter abordado ainda mais as coisas do jogo. Não vou negar que deu pra ter uma ideia dos acontecimentos, apesar de quereres saber elas com mais detalhes, foi até fácil de ler ainda mais com a lente aberta e desvinculando um pouco o passado. Foi até bem envolvente cada passo. Seu final me surpreendeu um pouco e me levou a mais perguntas ainda sobre o futuro dos Sith e como chegamos aos fatos do início Bane?

Kate 18/12/2022

NÃO É POSSÍVEL
NÃO É POSSÍVEL NÃO É POSSÍVEL NÃO É POSSÍVEL NÃO É POSSÍVEL NÃO É POSSÍVEL EU NÃO ACREDITO COMO PODE ISSO
Kate 18/12/2022minha estante
O livro começa razoável, mas quanto mais próximo do fim mais sensacional ele fica

Diego865 19/10/2022

Este livro é incrivel, amei de começo ao fim que pena que é um livro só, com este livro me deu vontade de ler mais sobre star wars deve haver histórias incríveis como esta.

jao 28/09/2022

Revan
Foi minha primeira leitura desse universo expandido de Star Wars ( já li a trilogia da darkside mas nem conta né ) e me agradou bastante.
Confesso que criei um hype muito grande por já conhecer um pouco da história do Revan e tals e em certo momento a leitura ficou muito massiva e esse hype se dissipou. Demorei pra voltar a ler mas acho que voltei no momento certo e assim que terminei toda aquela ?chatice? passou e o livro se concluiu muito bem.
O final é muito forte e explica um pouco aquela ?chatice?, sem dúvidas é uma bela conclusão pro Revanzinho.

( A gente também precisa saber em que diabos o Scourge se meteu kkkkkk.)

hibernarrd 16/07/2022

O lendário Revan!
A leitura foi muito boa, o livro conecta todos os três jogos da Velha República de uma maneira incrível, e os personagens são muito bons. O único defeito pra mim é que o nome do livro parece errado, porque apesar de Revan ter bastante presença, ele só protagoniza de fato metade do livro basicamente (ou até menos). Outros personagens, como Scourge e Meetra, tomam muito mais a frente da situação do que o próprio Jedi que da nome ao livro. Isso não seria um problema se o livro se chamasse apenas "A Velha República" e não "Revan".

Mesmo assim ainda é uma ótima aventura para os fãs de Star Wars que quiserem saber mais desse período, porém se você estiver interessado na história particular de Revan, recomendo mais que jogue Knights of the Old Republic.