Star Wars: A Velha República - Revan

Star Wars: A Velha República - Revan Drew Karpyshyn

Resenhas - Star Wars: A Velha República - Revan

FlaviosParanhos 15/03/2021

É um bom livro.
Star Wars: A velha república. REVAN.

Este livro é um pouco mais complicado de avaliar. Primeiro pq a história dele vem de outras mídias,ele é uma forma de finalizar a história de Revan o único jedi que se tornou sith,se redimiu e,virou o maior herói da ordem. Aqui temos um Revan pós heroísmo,com a memória incompleta e tendo sonhos perturbadores sobre seu passado perdido,e decidindo partir em jornada para descobrir o significado desses sonhos. No livro dois personagem tem constante destaque,Revan e Scorge,um lord sith,tanto do título quanto da raça,pq originalmente os sith são uma raça. E é sobre esse segundo personagem que vou me aprofundar mais. Achei interessante a jornada dele,de um simples sith a alguém que fica fascinado pelo Revan e sua capacidade de transitar entre o lado luminoso e sombrio. Scorge acaba tendo um belo destaque no fim do livro, gerando expectativa e dúvida sobre suas ações,e por mais questionáveis que sejam,tem uma certa lógica. O final é amargo ao mesmo tempo que também da esperança. Achei um bom livro, tem o problema da maioria do passado do Revan só ser esclarecido pra quem jogou os jogos,mas nada que atrapalhe realmente a imersão. Gostei. E o imperador Sith é muito mais aterrorizante que o Palpatine...

Ruffo 17/05/2021

Cavaleiro da luz e escuridão.
É um livro rico em elementos que estruturam o universo Star Wars! Tem os mandalorianos, plot-twist, imperador sith e muito mais !

Mas, se você não conhece nada sobre o revan, não terá um leitura muito eficiência. É bom ter jogado o jogo ou ver o resumo.
janeway 29/06/2021minha estante
o jogo no caso seria o star wars old republic?

Vivi 21/12/2020

Um Cavaleiro Jedi que sucumbiu o lado sombrio e retornou
Revan foi um Cavaleiro Jedi Humano que sucumbiu ao lado sombrio durante as Guerras Mandalorianas. Tendo grandes habilidades táticas, ele liderou a República Galáctica até a vitória sobre os Mandalorianos. Mas após a guerra, ele assumiu o título de "Lorde Negro dos Sith", fundando um poderoso Império Sith, e colocou suas forças contra a República, gerando o conflito conhecido como a Guerra Civil Jedi. A invasão eficiente e brutal de Darth Revan era parte de um plano para proteger a Galáxia de uma ameaça conhecida como os "Verdadeiros Sith".

Suas forças conquistaram uma grande parte do território da República, mas no auge de seu reinado, os Jedi criaram uma armadilha para Revan e ele foi capturado, em parte, devido à traição de seu aprendiz Darth Malak. Sob sua custódia, o Conselho Jedi optou por trocar a identidade de Lorde Sith por uma leal à República. Com uma segunda chance, Revan se redimiu e abandonou o lado sombrio, derrotando Malak, e acabando com a guerra que ele havia começado.

(Fonte: Fandon Starwars)
-----------
Minha opinião: Eu não conhecia o personagem Revan até a leitura desse livro. Porém o livro não conta a história de Revan desde o início, como o autor fez com Darth Bane, Faltou explicar o que fez Revan ser um personagem tão lendário e poderoso com a força. Não foi relatado como fez para ser um Cavaleiro Jedi, nem detalhes das guerras que lutou enquanto era um Lord Negro dos Sith, mas retrata um Revan redimido e concentrado em buscar lembranças do seu passado, viajando para regiões desconhecidas para combater os "Verdadeiros Sith" sozinho, deixando pra trás sua própria família.

Star Wars sempre me prende de alguma forma e eu gostei bastante de conhecer um pouco desse personagem, mesmo que de um determinado ponto da história em diante.
FlaviosParanhos 11/03/2021minha estante
Fiquei sabendo a pouco que a história anterior vem de jogos.

Wesley Santos 11/01/2022

Fechamento digno da história de Revan
O livro nos conta o desfecho da história de Revan após a vitoria nas guerras mandalorianas e o seu retorno para o lado da luz.

Carlos531 19/01/2022

Que final foi esse!
Sabe quando começa um livro achando que o final vai ser o de sempre? Este foi exatamente o oposto!

Neste livro temos a história de um personagem que passou por poucas e boas, mais poucas que boas. E ao tomar as decisões que tomou, fez para proteger sua família. E ele era um Jedi!

O livro me surpreendeu bastante com os personagens, sua temática que oscilou muito (de forma positiva claro), a narrativa muito fluida e um final que me surpreendeu gerando um mix de tristeza e sensação de dever cumprido.

Fiquei muito feliz de ler este livro e queria muito que tivesse aqui no Brasil, mais livros do universo Legenda de Star Wars que focasse na Velha República.

Então, se você quiser ler sobre o universo Star Wars, este é um ótimo livro, mas claro, se você tiver algum conhecimento prévio.

Abraços para todos e boas leituras!

Jaedxon 26/12/2020

Que livro maravilhosooo. Estou extremamente apaixonado pelo mundo star wars

Diogo 03/05/2020

Tópicos relacionados ao universo SW
A obra aborda um dos períodos que para mim sempre foi um dos que mais me atraiu a curiosidade, pois pouco se sabe da Velha República no universo Star Wars.

Revan era jedi, voltou-se ao lado negro após as guerras mandalorianas, e fugiu para o espaço desconhecido. De lá retornou seduzido pelo lado negro e com uma parceria (Malak) quase destruindo a república. Antes de realizar tal ato, Revan se redimiu novamente para a luz, afastando e praticamente aniquilando os Sith.

Sua esposa passou por caminho semelhante ao se entregar à Malak para ser treinada como sith. Por ter conhecido os dois lados da força, Revan recusa treinar no templo novamente depois de redimido e acredita que assim como os sith, os jedi podem usar emoções para se aproximar do lado da luz, usando o amor para engrandecer seu poder.

Quando se redimiu, Revan teve sua memória apagada e o mesmo agora tenta refazer seu caminho para recuperar essas lembranças. Refazendo seus passos desde sua atuação nas guerras Mandalorianas, Revan reencontra a máscara Mandalore, restaurando a unidade dos clãs desse povo e recuperando parte de suas memórias, o que o leva ao restante da reconstrução de seus passos.

A obra é feliz em dar uma cara mais frágil aos sith e jedi, mostrando que são vulneráveis e não super seres, apesar de que em alguns conceitos (como o da vida eterna), a obra os trata como algo comum e rotineiro, perdendo um pouco do equilíbrio.

Outro interessante tópico abordado é que na realidade a guerra mandalores vs República foi na verdade causada pelos sith para testar as forças da republicanas antes da invasão final dos sith para tentar tomar o espaço destes.

Existe um complô do conselho sith para matar o atual imperador (antes da regra de 2 de Darth bane). Os sith queriam unir os mandalores ao seu exército ou então eliminá-los, pois para chegar ao espaço republicano era necessário passar pelo espaço mandaloriano. Obviamente, com a atuação de Revan em reencontrar a máscara, isso veio a fracassar.

O imperador era forte o suficiente para distorcer o tecido d a força e alcançar a imortalidade, por isso até seus seguidores o achavam perigoso demais para continuar no trono.Com a ajuda de Revan e uma antiga jedi amiga que lutou com ele nas guerras mandalorianas, os dois conseguem com um plano revelar a traição do conselho ao imperador com a ajuda de um sith.

O trio arma uma emboscada ao imperador e o encurrala na sala do trono. O Sith que estava tentenado ajudar os Jedi tem uma visão de que aquela batalha estaria perdida e um Jedi que não estava presente na sala seria o herói a derrotar o imperador. O mesmo então tomado pela visão, trai os dois Jedi e se entrega ao imperador na esperança de que uma mentira o permita vier para, no futuro, ajudar o suposto herói que apareceria.

O livro possui um bom ritmo, mas peca no final ao banalizar o conceito da vida eterna (tão procurado pelos sith na era de Bane em diante) e ao colocar a traição na batalha final com uma explicação boba e muito sutil, dando a impressão de que o livro foi feito "corrido" no seu final. No entanto levante perguntas como "como o ritual da imortalidade se perdeu?", "quem seria o tal jedi salvador?" (visto que a lenda do escolhido ainda nem existia)

Peterrsm 21/04/2021

Ótimo livro
História muito bem contada, com todos os altos e baixos... Quando parece que vai virar um clichê tem uma reviravolta nova que empolga de novo.

Excelente obra sobre um personagem que já mora nos corações dos fãs do universo expandido de Star Wars.

Stefani 03/12/2023

?mesmo não fazendo parte do cânone da saga?
Os livros exploram bastante os diferentes aspectos da Força, como era de se esperar. Eles mostram os dois lados da moeda, tanto os Jedi quanto os Sith, de um jeito mais humano. Mostram como usar raiva e medo também é uma maneira de manipular a Força. A jornada do Scourge é bem importante, mesmo sendo diferente da do Revan. As missões dele como Sith trazem mais história pro universo todo, mostrando que os Sith não são movidos só pelo mal. As Guerras Mandalorianas mostram a força de vontade dos Mandalorianos e como eles se organizam e explicam a rivalidade que esse povo já teve com os jedi, mesmo que não seja o centro da trama.
em resumo é uma história tocante com seu próprio enredo, mas explora bem o universo da saga principal sem se perder. Personagens que cativam, mesmo sem suas origens exploradas, deixam o leitor curioso, evitando personagens superficiais e sem propósito.

AventureiroLiterário 05/10/2022

KOTOR 1.5 + KOTOR 2.5 + SWTOR 0.5
Se você já jogou os dois jogos da franquia Knights of the Old Republic e o MMO The Old Republic de Star Wars, você absolutamente deve ler esse livro. Como o título dessa resenha já diz, os eventos descritos nesse livro servem tanto como a continuação de ambos os RPGs, tanto quanto uma prequela de alguns dos eventos do MMO.
Todos esse acontecimentos giram em torno principalmente dos pontos de vista de dois personagens: Revan, obviamente e Lorde Scourge, um Sith puro-sangue que os jogadores do MMO devem conhecer.

A escrita é super fluída e as cenas de ação são incríveis, passando exatamente a vibe dos jogos. Consigo imaginar as acrobacias e os movimentos marciais dos personagens exatamente como são representadas em suas animações dentro dos jogos. Temos muitas cambalhotas, duelos de sabre de luz, empurrões e saltos com a Força e a famosa técnica do sabre bumerangue, todas usadas muitas vezes ao longo da obra. Algo que sempre foi o meu sonho ver em sua forma live action, mas que pelo visto nunca verei, já que a Lucas Films/Disney aparentemente odeiam lutas entre jedis/siths.

Talvez o maior ponto fraco desse livro esteja exatamente no fato dele ser um material para fãs fieis não só de SW, como também para os fãs desses jogos em específico.
No mais, resta para mim agora esperar que a Universo Geek relance a trilogia Darth Bane (Do mesmo autor) em capa dura.

Diego865 19/10/2022

Este livro é incrivel, amei de começo ao fim que pena que é um livro só, com este livro me deu vontade de ler mais sobre star wars deve haver histórias incríveis como esta.

Mylla 07/06/2020minha estante
Tá poxa, mas daí dar 1.5? O livro é assim tão ruim?

Osmar Weyh 07/06/2020minha estante
Já li melhores, confesso que me decepcionou muito. O livro já entrega seu final no primeiro capítulo. Um descrédito para um personagem tão bom, pois praticamente não vemos ele no livro. :(

Mylla 08/06/2020minha estante
Tô bem confusa, mas é Legends né...

Osmar Weyh 09/06/2020minha estante
Sim. Hahah. Mas esse outro que estou lendo é melhor. Tem um clima estilo Rebels, vale a pena dar um olhada. ;)

Gian 31/08/2021

Como eu amo esse universo de Star Wars! E venho gostando cada vez mais!
Um universo gigantesco que se estende muito além dos filmes! Mais um personagem para coleção, mais uma história finalizada!

hibernarrd 16/07/2022

O lendário Revan!
A leitura foi muito boa, o livro conecta todos os três jogos da Velha República de uma maneira incrível, e os personagens são muito bons. O único defeito pra mim é que o nome do livro parece errado, porque apesar de Revan ter bastante presença, ele só protagoniza de fato metade do livro basicamente (ou até menos). Outros personagens, como Scourge e Meetra, tomam muito mais a frente da situação do que o próprio Jedi que da nome ao livro. Isso não seria um problema se o livro se chamasse apenas "A Velha República" e não "Revan".

Mesmo assim ainda é uma ótima aventura para os fãs de Star Wars que quiserem saber mais desse período, porém se você estiver interessado na história particular de Revan, recomendo mais que jogue Knights of the Old Republic.

jao 28/09/2022

Revan
Foi minha primeira leitura desse universo expandido de Star Wars ( já li a trilogia da darkside mas nem conta né ) e me agradou bastante.
Confesso que criei um hype muito grande por já conhecer um pouco da história do Revan e tals e em certo momento a leitura ficou muito massiva e esse hype se dissipou. Demorei pra voltar a ler mas acho que voltei no momento certo e assim que terminei toda aquela ?chatice? passou e o livro se concluiu muito bem.
O final é muito forte e explica um pouco aquela ?chatice?, sem dúvidas é uma bela conclusão pro Revanzinho.

( A gente também precisa saber em que diabos o Scourge se meteu kkkkkk.)