Antônio Sales

Antônio Sales Rodrigo Marques

Resenhas - Antônio Sales

Ocelo.Moreira 24/07/2023

UM LIVRETO INTITULADO "ANTÔNIO SALES"
Li nesse domingo(23 de julho) esse livreto sobre um dos principais nomes da literatura cearense, meu conterrâneo, Antônio Sales. Aos 16 anos ele foi para Fortaleza, onde foi caixeiro em casas comerciais, em seu lazer se ocupava com leituras, tornando-se assim num autodidata.

Antônio Sales foi um romancista e poeta brasileiro que ocupou os cargos de secretário da justiça e de deputado estadual. Foi membro e fundador da Padaria Espiritual onde costumava assinar seus escritos sob o pseudônimo de Moacir Jurema.

Ele constituiu um movimento artístico que abrigava jovens dispostos a mudar o panorama das artes no Ceará, seu meio de divulgação era o jornal intitulado "O Pão", uma alusão a arte que segundo ele é um alimento do espírito. E o tal movimento passou a ser conhecido em todo o Brasil e no exterior.

O seu romance Aves de Arribação foi publicado primeiramente, em folhetins, só depois foi publicado em livro. O livro trata de uma expressão do nosso Realismo-Naturalismo, que hoje se destaca ao lado de obras como Dona Guidinha do Poço, de Manuel de Oliveira Paiva; Luzia-Homem, de Domingos Olímpio; A Fome, de Rodolfo Teófilo e A Normalista, de Adolfo Caminha.

Antônio Sales é conhecido também por ser amigo de Machado de Assis e por jamais ter aceitado aos inúmeros convites de compor a então em fundação, Academia Brasileira de Letras. É o patrono da Academia Cearense de Letras e foi designado por Rachel de Queiroz como "a figura suprema das letras na nossa província e o padrinho obrigatório de todo principiante conterrâneo." Antônio Sales nasceu em Paracuru em 13 de junho de 1868, faleceu em Fortaleza em 14 de novembro de 1940.

Obras:
Versos Diversos, poesias (1890)
Trovas do Norte, poesias (1895)
Poesias (1902)
Minha Terra, poesias (1919)
Aves de Arribação, romance e novela (1914)