A vida da Virgem

A vida da Virgem São Máximo...

Resenhas - A vida da Virgem

fabiola.chini 20/01/2021

Uma obra maravilhosa sobre Nossa senhora
Uma leitura muito proveitosa sobre a santíssima virgem destacando os pontos essenciais do seu papel como mãe e medianeira digna de toda honra e veneração que a ela são prestados.
A capa e diagramação do livro também são marvlhosas,recomendo a leitura.
Mylli 20/01/2021minha estante
?

Lucas 16/04/2021

Saltério da Virgem
Com a volta às aulas estou lendo num ritmo infinitamente mais lento do que gostaria. Quando me dou conta, já é bastante tarde e acabo não conseguindo dar seguimento à leitura de livros com capítulos longos.

O Saltério da Virgem foi providencial nesse sentido. Ele é perfeitamente ajustável à Técnica Pomodoro (ciclos sucessivos de 25 minutos de estudo + 5 minutos de intervalo).

Para mim foi muito bom aproveitar esses breves momentos de intervalo para ler esses belíssimos salmos dedicados à Virgem.
É um livro que conduz à oração e ajuda a santificar os momentos do dia, fazendo com que nos lembremos da Santíssima Virgem, sua bondade, seu amor por nós e das imensas graças que o Senhor lhe concedeu.

As imagens que acompanham o livro são belíssimas e ajudam imensamente na oração. Poderia, inclusive, prolongar-me em descrições de algumas delas e falar da profundidade de significado que carregam. Mas basta dizer que algumas me tocaram muito e me fizeram meditar sobre a importância da iconografia para a espiritualidade católica.

Ademais, só posso dizer que marquei esse livro como lido, mas espero relê-lo muitas vezes e quero que ele me acompanhe por muito tempo.
Emanuel.Müller 16/04/2021minha estante
Eu te entendo na questão da leitura, eu também sinto a mesma dificuldade, mas assim como você, também estou buscando manter o hábito, para não perdê-lo. Fico muito feliz que a obra foi de grande proveito, um dia quero lê-la. Assim como também o livro do Máximo Confessor: "A Vida da Virgem Maria".
Referente as imagens, o mais fascinante da iconografia, é que ela nos remete a algo tão profundo, comunicando-nos, seja nos detalhes e no todo, o que ela quer expressar em sua linguagem.
A arte é muito profunda.

Lucas 26/04/2021minha estante
Pois é, Emanuel.
Para mim tem sido um grande desafio conciliar a faculdade e a leitura. Mas quando consigo ler algo, o proveito é sempre muito bom.
Em relação à arte eu concordo com você, embora eu não seja nenhum especialista nisso.
O que eu percebo com muita clareza é que a oração diante de uma imagem parece fluir bem melhor e que os ícones tem um poder catequético muito forte. Sempre me fascinam.

Emanuel.Müller 26/04/2021minha estante
Com certeza. Concordo plenamente contigo.

Magali 30/05/2021minha estante
Lucas, tua resenha me deixou no mínimo curiosa por causa da iconografia. Também fico maravilhada com os ícones, passaria horas contemplando.

Lucas 31/05/2021minha estante
Também penso o mesmo, Magali.
Gosto muito de contemplar os ícones. São a prova de que uma imagem vale mais que mil palavras.
Vale muito a pena conhecer essa obra!

Josi 03/03/2021minha estante
Também fiquei incomodada com essa questão sobre São José, o que me levou a questionar muitos outros pontos do livro. Mas no geral é uma obra fantástica!

Amanda.Nowacki 22/04/2021

Maria: O maior exemplo de Mulher para mim
Se você deseja conhecer com mais profundidade a vida da Mãe de Jesus esse é um ótimo livro, com muitos detalhes, rodapés explicativos, além dessa ser uma edição muito linda da minha biblioteca católica. Super indico!

Diana Helena 23/03/2021

Excelente para alimentar o imaginário
Apesar do livro ser baseado em apócrifos (que não foram proclamados inspiração Divina), achei excelente pra me ajudar com o imaginário com relação à Nossa Senhora.
Temos poucas referências confiáveis sobre a vida dela e com certeza São Máximo se dedicou para que essa descrição fosse o mais fiel àquilo que ele acreditava ter sido a vida de Maria Santíssima.

Além desse, sei que há alguns outros livros sobre a vida dela também confiáveis e que pretendo ler, para fazer uma média na minha cabeça rsrs
Ainda assim, ler ele depois do Glórias de Maria foi incrível, bem complementar.

Há também algumas referências sobre São José que divergem de outras fontes com as quais tive contato, mas ao mesmo tempo, sabendo que são coisas das quais não conseguimos ter certeza absoluta, não me atrapalhou na leitura e não fiquei tentando descobrir ?o que é o certo?.
Apenas utilizei como fonte de alimento para a minha fé e devoção à Nossa Senhora.

Jéssany 15/03/2021

Grandiosa obra. Muito bem elaborado, é linda a capa e as imagens. Os elementos são os mesmos que os da liturgia da horas. Então, rezamos com a igreja no ênfase à Nossa Mãe.

Simone 24/03/2021

150 salmos marianos feito por São Boaventura que é uma homenagem a virgem santíssima.

cristianobtavares 20/02/2021

"Relâmpago que ilumina as almas", a Virgem Maria.
Novamente li um livro que - assim como "A vida intelectual" - não sabia que existia e nem mesmo me lembro de ter ouvido falar sobre seu autor, simplesmente fui presentado com ele e mais uma vez não me arrependo de ter lido. Providência de Deus? Acredito que sim.
Este livro de São Máximo é realmente um grande livro da vida da Santa Theotókos e que nos ajuda a conhecê-la mais e aumentar o nosso amor e nossa devoção para com ela, "a arca que conteve o incontível". Outro ponto pelo qual gostei deste livro, foi que São Máximo consegue nos situar dentro da história, falando-nos também sobre a situação da Igreja naquele momento, onde estavam os apóstolos etc.
Resumindo, acredito que seja um ótimo livro e que todos os que procuram conhecer ainda mais a "urna que contém o Maná que desceu do Céu" devem procurar lê-lo. Porém, é necessário ter cuidado, pois São Máximo faz uso dos evangelhos apócrifos e sendo assim, não podemos levar tudo o que aqui foi escrito como se fosse uma "verdade de fé". No mais, peço a Virgem Maria que interceda por nós e que assim como ela, aprendemos a nos abandonar nas mãos de Deus e dizer: "Eis aqui a escrava do Senhor! Faça-se em mim segundo a Vossa palavra".
Josi 03/03/2021minha estante
Tive o mesmo sentimento! É uma obra espetacular, que realmente nos aproxima de Maria. Só me incomodou um pouco essa questão do evangelho apócrifo, especialmente no que diz respeito a São José.

Rafael.Aguilar 15/01/2021

Difícil avaliar...
Terminei a leitura do livro com sentimentos paradoxais...
Por um lado, é preciso destacar os aspectos positivos: o livro é realmente lindo (talvez, o mais bonito de toda a MBC). Os detalhes azuis nas bordas das páginas ficaram ótimos. Quanto ao conteúdo, é interessantíssimo perceber que as doutrinas da Imaculada Conceição e da Assunção de Nossa Senhora já eram coisas certas lá no século VII. Também gostei da experiência de ler a obra de um grande santo da patrística.
De outra banda, eu esperava algo um pouco diferente. É evidente que o problema não é do livro e muito menos do santo que o escreveu, mas da minha expectativa exagerada. O fato é que fiquei um pouco incomodado em razão um das fontes usadas pelo autor (muitas delas são escritos apócrifos dos primeiros séculos). Minha imersão ficou um pouco prejudicada, por exemplo, quando São José é mencionado como um ancião de 70 anos e viúvo...
Mas, no fim, os ganhos superam as perdas e eu recomendo sim a leitura do volume - principalmente àqueles que, como eu, são devotos da Virgem Santíssima.
Andrei 14/02/2021minha estante
Também fiquei um pouco intregado pela questão de que o livro toma a ideia que São José não era virgem...

Danilo 31/05/2021

Usei esse livro para oração durante o mês de maio (mês mariano, né) e não poderia ter sido melhor! São Boaventura me ajudou bastante com seus salmos adaptados para o louvor da Virgem! E a Minha Biblioteca Católica está de parabéns pela edição lindíssima, recheada de ícones e imagens ao longo de toda a obra. Recomendo demais!

Marília 22/03/2021

Gostei muito desse livro. Os salmos nos levam a louvar a Deus mesmo nesses tempos difíceis.

Bruna 18/02/2021

Comecei a leitura com muita expectativa e confesso que me frustrei no início ao me deparar com um conteúdo tão denso e diferente do que eu imaginava. Por vezes é difícil acompanhar o raciocínio que São Máximo segue para ligar fatos que ocorreram em épocas tão distantes. Do relato da Paixão em diante, a leitura se torna mais agradável, mas às vezes você encontra frases tão extensas que acaba se perdendo na leitura. No geral, foi uma leitura muito agradável, e as denominações de Nossa Senhora apresentadas no capítulo da conclusão são tão belas que eu as compararia à poesia. Estou encantada, nunca li algo tão bonito sobre Nossa Senhora.

Polliana 24/04/2021

Gostei muito do livro.
São Máximo retrata a vida da Virgem de uma forma que a mim é bastante nova. Embora não saibamos ao certo os detalhes da vida da Santa Mãe de Deus, gostei muito da história contada pela visão dele e de muitos outros santos de sua época. Eu, particularmente, em relação a alguns detalhes da vida da Santíssima Virgem, prefiro outras interpretações, mas isso não diminui nem um pouco o mérito do livro. Além de que ele é um acréscimo ao meu conhecimento (que é muito pequeno) sobre Nossa Senhora.

Simone 05/03/2021

Um guia de oração importante para honra Nossa Senhora. Como antigamente se dedicava mais em louvores.