Oito Detetives

Oito Detetives Alex Pavesi

Resenhas - Oito Detetives

Carolina 27/03/2024

Reviravoltas complexas
No início o livro me prendeu mais, me surpreendeu o estilo da história.
Mas após a metade, eram tantas reviravoltas, que começou a ficar previsível e um pouco cansativo.
O final me surpreendeu, realmente não esperava e por causa dele recomendo pra quem gosta de suspense.

pguedees 14/03/2024

Realmente eu não esperava. Desde o começo fui acreditando em algo e quando chegou no final eu fiquei em choque com tudo

Kah Diniz 25/02/2024

Apesar de muitas nuances, o livro nao deixa nenhuma ponta solta, o que me deixou satisfeita. Recomendo!

maxxiezzx 25/02/2024

Gostei bastante das histórias, foram todas bem feitas, porém esperava um pouco mais do final, algo mais dramático.

Vi / Tori 23/02/2024

Surpreendente
Comecei com um pé atrás no primeiro capítulo por ter achado a escrita um pouco ?antiquada?, mas o segundo capítulo me pegou demais. Foi uma ótima leitura, e com um final bem esperto!

FabricioSC 20/02/2024

Livro bom
Vale a leitura. Parece um conjunto de contos policiais que foram juntados e formaram uma única história. Esse é o ponto bem interessante do livro.

polly.telles 12/01/2024

Bom, não sei nem o que dizer. É uma grande história de suspense, com um monte de mini-suspenses dentro. Como os personagens estão tratando de uma coletânea de contos, cada conto é narrado neste livro... o que nos faz ter que pensar em muitos entendimentos para uma única história.
Confesso que fiquei surpresa com dois dos plots finais. Não esperava por aquilo exatamente.

Cantão 05/01/2024

Esperava o plot, mas não esperava o plot
A escrita é belíssima, incrivelmente fluída e que te prende desde o início do livro.
A construção do livro, de ter uma história e depois uma conversa a cerca da história, fez com que esse fosse um dos livros mais interessantes que eu já li.
A explicação dos plots das histórias são belíssimas e te instigam a pensar e tentar pescar cada detalhe da história que virá em seguida. E é um belo tapa na cara pra nós leitores, já que acabamos ignorando uns furos bem específicos nas histórias ?
O final foi surpreendente, apesar de ser um pouco esperado. Amei o livro, foi uma belíssima história pra acabar o ano de 2023.

Gabrielle 29/10/2023

Premissa e plots excelentes
Fiquei na dúvida entre avaliar com 3,5 ou com 4 estrelas. A primeira opção me parecia pouco e a segunda muito. Fiquei com 3,5.
Vamos aos motivos...
O livro tem uma premissa MUITO boa e original. Vários plots no final. Logo, mercearia até mesmo 5 estrelas. Recomendo a leitura.

Mas, contudo, entretanto, todavia, a execução deixou a desejar. A história ficou cansativa. São 7 assassinatos. O autor colocou as histórias intercalando as mesmas com as conversas entre a Julia e o Grant. Ou seja, um conto de assassinato + comentários da Julia e do Grant sobre ele + outro conto de assassinato e assim por diante.

No final, temos muitas reviravoltas bombásticas e o final de cada conto sendo colocado novamente (quem ler, vai entender o porquê disso).
Uma observação: a história termina de maneira abrupta, coisa que eu odeio. Cabia mais dois ou três parágrafos, sei lá. Só sei que achei que o livro estivesse faltando pedaço quando terminei rsrs.

Admito que eu pulei as 2 últimas histórias dos "assassinatos brancos". Estava maçante, os contos têm partes bem macabras e pesadas e não gosto desse tipo de coisa. Prefiro sutileza e delicadeza pra narrar esse tipo de acontecimento, coisa que esse autor não tem.

Vale mencionar que adorei a referência ao livro "E Não Sobrou Nenhum", da Agatha Christie em um dos contos.

Acho que não dei mais estrelas porque pulei quase 100 páginas do livro (era isso ou largar e não me arrependo ????) e simplesmente não fez diferença no final. E isso não acontece em livros 4 ou 5 estrelas.

Portanto, premissa e plots excelentes, mas execução mais ou menos.
Nota 3,75, se fosse possível rs.

P.S.: Acho que é um livro que ainda vai se popularizar nas redes sociais jovens por aí... Tem potencial pra isso, apesar dos pontos que considerei problemáticos.

Julia.Gr 10/09/2023

AMEI! ??
Esse livro exige muita atenção, pois se trata de assassinatos e todos tem um detetive. Porém uma coisa ou outra passa despercebido mesmo focando muito na leitura. E caramba, cada caso me deixou boquiaberta de detalhes e como foi bem elaborado. Mas leiam devagar, se não a leitura não fará tanto sentido.

Jordana Borges 08/09/2023

É um suspense com várias histórias de crimes, os contos dentro do livro são até legais, alguns bem interessantes, me lembrou um pouco Ágatha Christie, mas o livro no todo e seu desenrolar não me pegou muito, ouvi em audiobook, foi até legal para passar o tempo. Mas se fosse lendo no físico, não sei se me agradaria tanto.

Jamilli Farineli 31/05/2023

Que livro odioso

vários capítulos de história diferentes sem rumo nenhum, em poucas páginas com o mínimo de desenvolvimento possível, fora que o que acontece por fora desses contos (sem sentido) é mais chato do que assistir um coach falando por 12 horas. uns debates sem nexo nenhum, sem fundamento, história não anda, não dá nem pra saber a premissa e que o autor quis fazer. pra mim parece que ele tentou fazer várias coisas de uma vez, nenhuma ficou boa e colocou todos os manuscritos sem revisão num livro só pra vender.

Caio Brito | @territorio.literario 05/05/2023

Premissa empolgante, história razoável
A premissa de Oito Detetives é bacana, explorar vários crimes distintos, fórmulas matemáticas relacionadas aos romances policiais... Na teoria, funciona bem. Na prática, nem tanto.

O livro perde profundidade e sequência com os capítulos intercalados entre os crimes (sem aparente relação) e a entrevista com o autor, o que torna a leitura cansativa e prejudica a conexão com os personagens, já que eles aparecem sempre por uma quantidade curta de tempo.

A escrita é boa, fluida e aumenta a tensão de uma maneira interessante, mas na hora de entregar as "revelações", deixa a desejar. Nenhuma delas me chocou ou surpreendeu, algo que é muito comum e até desejável nos livros desse gênero.

Acho uma leitura razoável pra quem deseja entrar no estilo do romance policial, mas para os que são fãs e já consumiram muito desse produto, não creio que seria uma boa.

Priscila 16/04/2023

Romance de assassinato e matemática
Que combinação espetacular! Esse livro foi uma grande surpresa: comprei porque estava em promoção na livraria, a sinopse parecia interessante, mas o enredo dos 7 contos ao final foi maravilhoso! Recomendo para quem, como eu, ama Agatha Christie.