O Retrato de Dorian Gray (eBook)

O Retrato de Dorian Gray (eBook) Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Gleyson 27/06/2023

Uma obra além do tempo
Uma história que trata sobre as paixões humanas visto soba a óptica de personagens da alta sociedade européia.
Contém discussões sobre ética, estética, modos de viver a vida.
Um romance sobre uma vida destruída por conta da busca da perfeição e da egolatria do protagonista.
Um final surpreendente e totalmente aguardado nos brinda com a finalização dessa odisseia da vida do sempre jovem Dorian Gray.

Carol Pita 16/08/2022

Esperava mais
Comecei a ler esse livro muitos meses atrás, e por ser curtinho, achei que seria uma leitura rápida. Só que não hahaahah. Eu gostei de história, acho que tem muitas reflexões sobre o custo da vaidade, a problemática das aparências, assuntos que acabam sendo muito atuais devido a redes sociais, filtros e procedimentos estéticos cada vez mais realizados precocemente. Quanto mais jovem e bela mais valor a pessoa tem perante os outros. E o livro prova que isso não é tudo, e muitas vezes as pessoas acabam se corrompendo por dentro nessa busca infundada pela perfeição. Mas não gostei da escrita, achei muuuuuuuito arrastado, capítulos longos e sem ritmo. Curiosa pra ver o filme de qualquer jeito.

DearieSarah 23/03/2022

O retrato de Dorian Gray
Um livro sensacional com muito para se refletir...

Dorian Gray é um jovem rico e cheio de beleza. Fascinado com sua beleza, seu amigo, Basil, faz uma pintura para retratar toda a sua idolatria pelo jovem. Ao receber elogios por ser o tema da pintura mais incrível de Basil, Dorian se torna consciente de sua invejável beleza e deseja nunca envelhecer e perdê-la, querendo viver com a mesma aparência assim como um retrato. Seu desejo se torna realidade e, por influência de seu amigo, Lord Henry, Dorian decide usar toda a beleza e juventude infinitas para viver de seus prazeres.

O que Dorian não imaginava, é que, ao desejar aquilo, o quadro havia "trocado" com ele. No lugar daquele jovem loiro, agora, com o tempo, aparecia um homem acabado, destruído pelos vícios e pecados. Dorian pode ver sua própria alma apodrecida estampada no quadro enquanto vê um rosto intacto no espelho.

Todas as reflexões desse livro são muito bem colocadas e, apesar de ser uma linguagem mais antiga, a história te prende bastante. No entanto, não recomendo essa edição devido aos muitos erros de tradução e ortográficos.

Mar 27/01/2022

A leitura foi bem rápida, pensava que por ser um clássico poderia ser demorado ou cansativo, entretanto isso não acontece.
É um livro que te faz refletor sobre envelhecer e como isso pode encomendar.

Renata 04/01/2022

O Retrato de Dorian Gray
Um clássico polêmico e muito atual.
Um jovem que é fascinado por sua própria beleza e que não vê as consequências das suas escolhas.Muitas reflexões.
Uma obra brilhante e super recomendo

Tatiane Ritter 06/12/2021

Tem umas partes muito cansativas, e aquela coisa do pintor Basil ficar falando: "o Dorian, meu jovem menino, deixe-me vê-lo"... É muito blã pra mim, não consigo suportar essas falas, me causam irritação... Mesmo assim a história é um clássico, acaba valendo a pena ler!! Essa edição, porém, tem alguns errinhos de tradução, não chega a tornar a leitura impossível, mas são bem perceptíveis...

Kauana.Palma 07/11/2021

Adorei o livro. Ainda muito atual, da para facilmente compreender porque é um clássico.

Acompanhamos a trajetória de Dorian em sua passagem pela vida e refletimos muito através de suas vivências.

A péssima qualidade da edição me irritou um pouco, com tradução fraca e ausência de revisão.

Silas 02/11/2021

Muito bom, as falas, o estilo, excelente.
Muito bom o livro durante a leitura, apenas no início que não pareceu grandes coisas, mas depois de alguns capítulos fica bem interessante, as falas ficam mais legais de ler, e as tragédias e o final é muito bom.

lizmr_rm 21/10/2021

Para pensar
Foi um livro que, mais uma vez, mexeu comigo (se é que existe alguma literatura que não me toque em algum lugar profundo). Ver a trajetória de alguém que não era nada e tinha dois caminhos e escolheu o do mal doeu em partes profundas da alma, mas também trouxe reflexões profundas sobre a vida, as companhias, a vaidade, o ego, os pecados e todos os outros assuntos relevantes à nossa existência mortal.

laricanrs 12/09/2021

Estou sem palavras...
Esse livro faz uma grande reflexão sobre muitas coisas, através das amizades, dos relacionamentos, mas principalmente da relação de adoração que existia entre o Henry e Dorian.

Muitas vezes vemos mais de um personagem dizer que o Henry era perverso e deixava as pessoas confusas, mas eu acredito que ele nos desperte curiosidade sobre coisas que normalmente não pensamos. Obviamente depois de pensar nessas coisas, vamos nos questionar e daí iremos tomar ou não novo rumo. É o que acontece com Dorian, no começo vemos o menino inocente com uma beleza que não passava despercebida, que conhece alguém que fala sobre todas as coisas que ele já sabe e alguém que fala sobre coisas que ninguém costuma falar. O interesse é despertado e como (eu acredito) que qualquer ser humano faria, gostaria de saber mais e com isso as possibilidades aparecem, as escolhas são feitas e vemos nosso querido Dorian.

Uma das coisas que mais me impressionaram nessa leitura, foi a mudança clara do Dorian, enquanto lemos vemos os questionamentos e as curiosidades crescendo. Nós mesmos algumas vezes nos questionamos sobre algumas coisas também. O autor criou uma bela representação de o diabo e o anjo no ombro de alguém (ao meu ver, é claro).

PS: eu ainda to fascinada pelo Henry mesmo depois de ouvir tantas coisas que não concordo, é incrível como ele não fascina só os personagens.

neusmon 26/07/2021

Otimo
Prende nossa a tenção, muito bom, faz agente refletir sobre a luz de outas formas de vê as mesmas coisas. Já havia lido no ensino médio e agora voltei

Debora.Mariane 11/07/2021

O famoso Dorian Gray
Fui atrás desse livro pela curiosidade adquirida através de anos, e confesso que ele me surpreendeu mesmo assim.
A narrativa e cheia de sentidos variados e de um clima pesado que vai crescendo a cada página, é sobre conseguir ver a transformação de Dorian à cada escolha que ele faz, é ver sua inocência ser substituído por algo que fascina e assusta ao mesmo tempo.
Diferente de algumas resenhas que vi, acho que Dorian não se corrompeu por intermédio de terceiros, ele apenas escolheu que nada mais importava Além de sim mesmo e todos em seu caminho valiam menos que ele.
Apaixonando-se pela sua própria beleza, ele foi entorpecido a ponto de não enxergar, todas as consequências em seu caminho.
E eu fiquei tão imersa em todos esses nuances da narrativa trás, que não desgrudei do livro até ver o seu fim.

Adlya.Gazio 07/06/2021

Resenha de livro: O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.
O melhor livro que já li. Me prendeu e surpreendeu do começo ao fim.
Fiquei completamente encantada com a forma que Wilde descreve todo o cenário, suas sensações e percepções. O autor, através das personagens, nos presenteia com sua forte critica social e sua inteligencia.
Sua peculiar forma de enxergar o mundo nos faz mergulhar em indagações próprias e reflexões da sociedade, nos faz deparar com a hipocrisia e o privilégio social, fantasiado em um romance, torna a leitura leve e agradável, e a critica divertida.
Mesmo tendo sido escrito a mais de 130 anos, traz atuais empates sociais e nos mostra porque é um clássico que atravessa gerações ainda causando notória repercussão.