Em Nossa Vizinhança

Em Nossa Vizinhança Alice Dunbar-Nelson

Resenhas - Em Nossa Vizinhança

Ketilin - @amornapagina 24/01/2021

Eu li errado?
Infelizmente esse conto não funcionou pra mim, fiquei com aquela sensação de que li o conto errado, não consegui me apegar a nada e terminei sem entender o propósito.
Uma pena

Lucas 02/05/2021

Conto antigo, problemas atuais
O ser humano pode ter evoluído em muitos temas, mas se tem algo que ainda persiste é o incômodo causado pelo sucesso alheio.

Rai 19/01/2021

Alguém me explica, por favor?
Antes de vir escrever aqui, eu fui na amazon dar uma olhada nas resenhas da antologia de onde esse conto foi tirado. Todos dizendo que a autora é de uma riqueza impressionante, textos fantásticos, e eu estou me perguntando até agora onde está tudo isso...

Eu li o conto duas vezes, pra ver se encontrava qual o propósito dele, qual a mensagem que ele quer passar, mas acho que ainda não entendi. Quer dizer, pra mim parecem várias páginas só para confirmar o que todo mundo já sabe: quão fofoqueiros e falsos podem ser os vizinhos. Muita gente tomando conta da vida dos outros e vivendo para as aparências.

É isso. Se alguém entendeu alguma coisa mais relevante/profunda, comenta aqui, por favor.
pereira_renata 25/01/2021minha estante
Eu acho que é só isso mesmo...De repente hoje em dia a gente já tá tão acostumado com gente bisbilhoteira pelas redes sociais que nem liga kkkk

Daniel1841 23/08/2021minha estante
li duas vezes, pra boiar nas duas vezes. ainda bem q é curto, pelo menos

Gilmar 19/01/2021

Oi???
Li e acho q só passei as páginas uma atrás da outra e quando terminei fiquei me perguntando, qual o propósito? Só pra dizer q vizinhança é fofoqueira? é sobre a morte? É sobre família reservada? Enfim acho q está além da minha compreensão rsrs

lubento 29/01/2021

como a simplicidade pode ser provocadora
O conto narra um recorte do cotidiano de uma vizinhança, focando na família Hart. O final é inesperado e meio abrupto, a gente espera compreender a história e ela acaba.
Me pareceu um exército de escrita, que um mentor vai dando um tema e o escritor vai incluindo o tema na história que tá sendo criada de forma a produzir um texto completo. ? De qualquer forma, fiquei louca pra ler algo mais dela pra, quem sabe, entender melhor sua escrita.

Talvez esse seja um daqueles contos que quando você lê por conta própria ele não te diz nada e depois que vc tem uma aula sobre ele, a visão muda e ele se mostra genial.

Hugo. 01/03/2021

Descansa militante
O conto fala sobre a história de uma família e a sua vizinhança. Como todos os contos propostos pela Caixa Preta tem os seus personagens em vogue negros. Do qual são personagens simples, sem formas, sem peso... é uma leva e simples história de bairro com todos os seus personagens bem característico. Pra mim foi uma volta a minha infância e as senhoras sentadas na calçada vigiando a vida alheia. Uma história com personagens negros, importante, mas sem a pauta racial.

Para ficar claro a pauta racial é muito importante porém tanto o conto como a autora tem uma proposta de contar histórias simples, do cotidiano. Histórias com personagens negros nem sempre precisam ser exclusivamente e unicamente envolvendo pautas raciais. Isso não tira a importância da conversa sobre, mas história de pessoas negras não é só sobre isso.

@lidosporwendy 16/02/2021

Um vizinhança normal de toda comunidade
O conto começa com uma festa, ou melhor, os preparativos para uma grande festa. Os Hart, daria uma festa de arromba naquela noite, pediu a vizinhança suas melhores louças e itens indispensáveis, mas não convidou seus vizinhos próximos, e isso gerou um borborinhinho na praça. Para quem os Hart daria essa festa?
Na manhã seguinte, tudo que fora pedido aos vizinhos foram devolvidos com um agrado, bolo e sorvete que havia sobrado da festa. Mas logo em seguida chega uma notícia trágica, alguém morreu, e a vida da família iria mudar da água pro vinho.

Erick 22/10/2021

Mesmo sendo curto eu achei que o conto passou até que bem o drama vivido pela família nos poucos dias que foram narrados, além de também ter gostado da leve ironia em certos trechos, principalmente os que envolvem os vizinhos. Apesar do tema mais pesado em sua parte final, também achei interessante como neste caso não foi levantada qualquer questão racial, sendo só uma narrativa do cotidiano, diferente dos textos anteriores que li do clube Caixa Preta - não é uma crítica aos demais contos, é claro, apenas considerei uma boa ideia apresentarem textos com personagens negros sem precisar sempre ter tal assunto em seu meio.

Lua 13/01/2022

Apesar de grande parte do texto ser centrada na família Hart, o conto parece tratar mais sobre a vizinhança, como o nome já sugere.
Focando apenas nos eventos que perpassam a família, a história parece não fazer muito sentido... Talvez coisas da vida? Um dia feliz, outro triste e assim a vida segue? Talvez. Mas quanto a eles ficam diversas pontas soltas... Ou talvez brechas para a nossa imaginação. De fato, um conto não precisa nos contar tudo.
Mas focando na vizinhança (que apesar do título não está exatamente no centro do enredo), é interessante ver como uma história do dia a dia, os hábitos locais, as fofocas... No meu caso trouxe uma sensação de proximidade. Eu consigo pensar nessa história acontecendo na minha rua, no bairro da minha família, etc. E existem alguns toques de ironia que são muito bons, divertem a leitura.