Desmemória

Desmemória Thalita Coelho

Resenhas - Desmemória

Soliguetti 22/08/2022

Melhor desfecho!
Livro muito bom, sobre amor, sacrifício e aquilo que nos define como somos: a nossa memória. Adorei sobretudo o final, aberto a interpretações. Gosto muito de histórias assim, com desfechos criativos.

Beatriz 05/09/2020

Não queria que tivesse fim, nãããããão!
Uma das leituras mais agradáveis e fluidas que já tive, e o formato de escrita em prosa facilitou MUITO pra que eu terminasse em poucas horas, logo eu que acabei deixando a leitura de lado nos últimos anos. Também soube me deixar pensativa, emotiva e melancólica em vários partes, repensando minhas antigas relações, e até refletindo sobre a importância de devorar um romance literário maduro, tão sensível e próximo do que ocorre nas relações entre mulheres que amam mulheres (exceto a parte da fantasia.) já que, ou crescemos sem referências ou somos acostumadas a histórias sobre lésbicas e bissexuais sempre envolvendo realidades com muito drama, traição e morte. É muito, muito bom ter acesso à um livro que de fato nos contempla.

Mergulhar na história de Ana e Vic (é ela quem narra), juntas há 7 anos, com os altos e baixos, e que mesmo assim se mostra uma relação cheia de amor, perdão, recomeço, companheirismo, delicadeza, simbolismo e sensibilidade, me fez viajar aos 15/16 anos quando me enfiava em vários chick lit e young adult mas, ainda desejava, um dia, ler um romance que me fizesse representada/abraçada/emocionada diante de algo que eu REALMENTE gostaria de viver. Um tempo depois, li Tomates Verdes Fritos, A cor púrpura, Terra Molhada (da mesma autora!!!), etc... mas, já era burra véia - como diz minha vó. Penso no quão é importante para as adolescentes de hoje, que estão em formação de identidade, experienciando a sexualidade e, em conflito, muitas das vezes, com as condições que lhes foram impostas e ambicionando a saída do armário, ter uma literatura voltada para as mulheres que amam mulheres.

Um livro desses é uma pequena afronta à estrutura que invisibiliza os corpos de mulheres que amam mulheres, que gritam seu desejo, carinho, tesão, admiração por mulheres. É, sobretudo, uma voz à nossas existências. Com certeza se tornou um dos meu favoritos

thai 23/11/2020

Desmemoria
Que livro, eu gostaria de dizer. Muito bem construído, de leitura fácil, capítulos curtos. Me apaixonei pelo casal e pela cumplicidade. Mas também confesso que gostaria de ter conhecido melhor uma certa personagem, acho que acabei me interessando por ela e espero que ela tenha sido feliz após a partida de alguém que ela amou.
Leiam, vocês irão adorar

Wellington.Pimente 23/08/2022

Aconchego
Acredito que o ponto alto do livro, na minha humilde opinião, é a forma como a autora escreve de forma tão profunda, escancarada e bela, essa relação entre duas mulheres, Victoria e Ana, foi interessante pois nunca tinha lido algo similar. Em relação ao restante da história, tem sensibilidade, afeto, encontros e os questionamentos e reflexões de um relacionamento afetivo e amoroso. O ponto fraco, apesar do intuito criativo e a solução que a autora encontrou que gostei, a parte das largatixas ficou muito enrolada a narrativa e me fez querer passar logo por essa parte que achei enfadonha por demais e não entendi o motivo da autora em perder tanto tempo relatando algo que poderia ter sido sintetizado ou diminuído, as vezes fiquei pensando se o intuito era passar essa aflição do personagem para os leitores?. A parte vivaz da personagem Ana, no final, merecia maior atenção e desenvolvimento, acho que ficaria melhor e teríamos maior sintonia com a mesma, porém o desfecho me aconchegou, mas não me envolveu por completo a história como um todo.

Nathi 04/01/2021

Ganhei esse livro de presente da minha namorada, já ai ele passa a ser especial, depois tive o prazer de lê-lo para ela e acabamos em dois dias. Desmemória é o tipo de livro que a gente fica ansioso pra saber o final e ao mesmo tempo não quer chegar lá, só pra ficar degustando da história mais um pouco e ainda fala sobre mulheres que amam mulheres, ou seja, perfeito. Provavelmente o melhor jeito de começar 2021 foi lendo essa obra da Thalita, autora que já acompanho e admiro há um tempo. Quem estiver pensando em ler, recomendo fortemente.

Juliana @julianaaf 15/01/2021

Leitura bem rapidinha e fluída, apesar de tratar de um assunto bem diferente - meio ficção científica (?) -, a autora consegue explicar bem toda a dinâmica dos acontecimentos mesmo que a história não seja narrada em ordem cronológica.
Me incomodei com alguns trechos, algumas passagens que não acrescentam nada na história.
Ao total, foi uma leitura boa.

Eduarda Graciano do Nascimento 15/11/2021

Nunca pensei que simpatizaria com uma lagartixa...
Victória sempre lutou para lidar bem com sua condição: ela é uma desmemoriadora. Ou seja, estando do lado da moça, qualquer um pode ter uma determinada lembrança “sugada” de si e nunca se dar conta. Às vezes, Victória suga uma memória sem querer, mas, o fato, é que ela precisa fazer isso de tempos em tempos para se “alimentar”. O problema é que a pessoa mais importante de sua vida, sua esposa Ana Cristina, está há meses em coma e Vic, tendo certeza de que a culpa é sua, precisa encontrar um jeito de trazer a amada de volta.
Tinha começado essa leitura já fazia mais de um mês, mas ela é tão gostosa, agridoce, e traz personagens tão maravilhosas (confesso que minhas preferidas são Victória e Amora), que demorei pra concluir na tentativa de adiar a despedida. Eu amo histórias que envolvam memória, psicologia e outras dimensões, e a sinopse desse livro me cativou. Mais ainda por trazer um casal LGBTQI+ como protagonista (comentei na minha última resenha aqui que ando tentando ler mais obras nacionais e que tragam algum tipo de representatividade, nos mais diversos âmbitos). E novamente (como com Reticências, da Solaine Chioro) fiquei muito feliz com a forma como o romance é trazido, ambientado em uma divertida, sublime e interessantíssima narrativa com elementos fantásticos. A gente inevitavelmente se lembra de filmes como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Michel Gondry, 2004) e A Origem (Christopher Nolan, 2010). Combinando isso com a excelente escrita da balneocamboriuense Thalita Coelho (já quero mais!), temos um romance que, apesar de curto, é muito intenso, e também apresenta, metaforicamente, uma trama sobre autoconhecimento, amor-próprio, perdão e aceitação.

“ - Temos várias personalidades, sim. Ninguém tem só um sentimento, opinião ou modo de ser dentro de si. A gente seleciona dentre todas as coisas o que vamos exteriorizar. (…)”

Desmemória é um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Romance de Entretenimento desse ano e merece esse e todo o reconhecimento que vier a ter. Ironicamente é, de fato, um romance inesquecível!

site: https://donaguardia.tumblr.com/post/667945487299739648/desmem%C3%B3ria-thalita-coelho

Dri 12/05/2022

Melancólico e sensível
Desmemória tem uma escrita poética e linda, mas eu não consegui gostar das personagens. Não consegui me emocionar, achei a protagonista sem carisma e parada demais.

Ela tem um problema de consumir memória dos outros, podendo causar danos sérios, e nunca procurou mudar alguma coisa. E mesmo quando a coisa fica séria, não é ela que toma iniciativa de resolver alguma coisa.

Pode ser que a autora tenha tido a intenção de ser o mais realista possível e na vida real quase ninguém é herói, nem uma Katniss Everdeen, mas por ser ficção, eu sempre espero personagens com mais garra e iniciativa. No geral achei o livro meio morno.

Eu sei que é ótimo que existam livros como esse, abordando relações amorosas entre mulheres de maneira tão explícita e natural e isso a autora faz super bem e eu recomendo pra quem gosta de acompanhar detalhes de casais, rotina e reflexões sobre sentimentos que envolvem esses cenários.

mariisthela 13/01/2024

Memórias
A escrita é super fluída e adorei essa coisa de desmemoriar alguém, não que seja legal, até pq o livro mostra como é negativo, mas me fez refletir sobre muitas coisas.

e gostei de como no começo do livro a vic diz que tava cansada de ler histórias onde lésbicas sofrem e que a dela com a esposa seria diferente, teria um final feliz.

a parte que ela entra na mente da ana poderia ser mais curta, ficou muito maçante e perdi um pouco do interesse de continuar, mas fora isso é uma história muito boa e tem sáficas :)))))

hy.lancaster 31/01/2023

Daqueles livros que remexem a gente
O livro é incrível no designer dele e a história.... Caraca, é arrebatadora. De verdade; tem emoção, coração e um enredo fantástico.
Sem contar que é profundo e mexe com as entranhas da memória que carregamos.

Leiam, leiam

larifreeitas 08/02/2023

A lagartixa na janela?
O final me deixou muito pensativa? amei demais! Thalita você é maravilhosa!! O livro te prende de uma maneira que quando você olha já não consegue mais parar de ler!

nalu 06/04/2023

Desmemória
Havia um tempo que eu queria ler, um belo dia comprei, em 15 dias já tinha chegado, estava finalmente em minhas mãos. De início, quando o segurei, fiquei fascinada pela beleza de sua capa e todo o conteúdo que nele contém, cada página e divisão de capítulo, todos os mínimos detalhes estavam ali. Demorei um pouco para começá-lo, ficava contemplando todos os dias, até que finalmente folheei as primeiras páginas, quando me dei por conta, já havia lido uma quantidade considerável de páginas, então, fui diminuindo o ritmo, primeiro porque eu não queria que terminasse e segundo porque queria saborear cada pedaço lentamente, como se fosse um bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Esse livro é como um aconchego ao meu coração, é mais do que apenas a retratação do amor e relacionamento entre duas mulheres, é também sobre cura, autoconhecimento e libertação. Muitas coisas se movimentaram no meu interior, não esperava receber uma obra tão completa e numa linguagem tão impecável e ao mesmo tempo leve. É incrível o que a autora consegue fazer aqui. Abrace as suas lagartixas(medos) e permita-se viver.