Breve Manual de Conservadorismo

Breve Manual de Conservadorismo Russell Kirk

Resenhas - Breve Manual de Conservadorismo

Rafael.Aguilar 05/04/2021

O que é, afinal, um conservador?
Em tempos de polarização política, é absolutamente normal que as pessoas procurem imediatamente vestir uma das camisas - muitas vezes sem saber o que isto significa. E o que é mais trágico: tantas vezes não escolhem um lado por se identificarem com o modo de pensar, mas justamente por repudiarem o lado contrário. Conclusão: sabem aquilo que combatem, mas não entendem o que escolheram defender.

Não demora muito para que esta situação crie aberrações lógicas. Por exemplo: existem inúmeras pessoas que desprezam a ideologia comunista, haja vista a miséria e o caos vivenciados no século passado. De repente, observa-se lado-a-lado o "liberal", o "anarquista", o "fascista" e o "tradicionalista" - todos com o único objetivo de fazer frente ao velho comunismo. Tais pessoas não percebem que o companheiro ao lado (que veste a sua mesma "camisa") possui uma ideologia igualmente contrária ao seu modo de ver.

O pior de tudo é quando, na tentativa de simplificar o contexto, os sociólogos de plantão definem os "dois lados" como sendo os Progressistas vs Conservadores. Moral da história: cria-se a ilusão de que só existem duas maneiras distintas de pensar e, o mais triste, perde-se completamente o sentido do que realmente significa ser um conservador.

Neste breve livro (escrito décadas atrás), Russell Kirk já identificava as confusões que se faziam em torno do conservadorismo. Trata-se, portanto, de um esforço do autor em resumir quais são os princípios básicos do conservador: a ênfase no indivíduo; a defesa da propriedade; o sentido da liberdade; a necessidade da moral e da religião; o realismo quanto aos defeitos do mundo e do ser humano.

Além de enaltecer "o que é" um conservador, o autor se preocupa em demonstrar também "o que ele não é": não é um "capitalista", no sentido apontado por Marx; não é um retrógrado que abomina qualquer mudança; não é um estúpido que se recusa a acolher a criatividade. Resumidamente, o conservadorismo não é uma ideologia, mas a atitude humilde das pessoas que buscam crescer com os pés bem fixos no chão já pisado pelos nossos antepassados.

Não é uma obra longa e nem muito profunda - o autor tem outros livros neste sentido -, o que a torna ideal para quem procura uma introdução clara sobre o tema. Recomendo a leitura!
Daniel.Sene 05/04/2021minha estante
Foi uma maravilha ter reativado meu Skoob. Ótima recomendação e, realmente, nas faculdades públicas vemos a junção de todos os que se dizem conservadores como que defendendo uma só coisa. Isso é uma visão completamente distorcida do que é ser conservador de fato. Eles cometem o erro de usar a mesma palavra se referir a muitas coisas distintas.

Rafael.Aguilar 05/04/2021minha estante
Exato, Daniel. E, no fim das contas, esta "confusão" só faz enfraquecer o verdadeiro movimento conservador. Afinal, o que não falta hoje em dia são conservadores caindo em falácias de liberais e anarquistas, achando que que todos estão ao seu lado.

Cris 17/05/2021

Em Breve Manual do Conservadorismo, Kirk apresenta diversos assuntos que fazem do conservadorismo ser o que é. Explica de maneira clara, com linguagem bastante acessível - até para quem nunca leu nada a respeito - o que é ser conservador. É um bom livro, fininho, de leitura rápida, com conceitos importantes e apontamentos muito relevantes. Vale a leitura. Recomendo.
Claudia.livros 17/05/2021minha estante
É muito bom, mesmo

Paulo 19/09/2022

Solidez
Kirk conseguiu reunir em poucas páginas, preocupações, anseios, e projetar um caminho sólido, não que um caminho não existia, para os conservadores que iriam nascer. Olhar como os revolucionários tentam a cada dia destruir uma sociedade que anda nos ombros de gigantes, e sem ter uma cartilha básica do entendimento conservador, era desanimador; não mais. Que o leitor encontre uma solidez para defender seus pensamentos, que o conservador encontre guarita, e que o revolucionário tema ao ver a massa bruta se levantar do descanso.

Nicolas.Czuchraj 14/10/2022

Conservador
Não irei mentir já fui muito cético em relação ao conservadorismo. Achava que era pessoas anti-progressista e preferia a manutenção de coisas atuais.
E esse livro curtinho me mostrou como eu estava completamente enganado. Mostrando algumas características do conservadorismo, e mostrando que não tem nada a haver com ele ser contra mudança. Literalmente kkk

LucioLimaRJ 07/01/2022

Atual
O livro faz uma resumo de como o conservadorismo lida com diversos temas bastantes presente em nossa sociedade hoje. Leitura obrigatória para entender o nosso cenário político.

Julio.Henrique 29/05/2021

O conservadorismo de Russell Kirk
Depois da leitura de Reflexões sobre a Revolução na França, de Edmund Burke, tive a grata satisfação de degustar o pensamento kirkiano sobre o conservadorismo.

O livreto é escrito em uma linguagem extremamente acessível, permitindo alcançar pessoas de diferentes faixas etárias e níveis intelectuais interessadas no pensamento político conservador. O preço é acessível em comparação com sua monumental obra "A Mentalidade Conservadora".

Russell Kirk aborda, resumidamente, os "dez princípios conservadores" indicados no seu livro "Política da Prudência". Também explora o conservadorismo relacionado à religião, individualidade, família, governo justo, propriedade privada e a outros temas.

Diferente de Burke que, em seu contexto britânico, defende a monarquia constitucional, em Kirk há defesa do republicanismo no contexto estadunidense, algo mais próximo da realidade do Brasil, apesar das diferenças entre o federalismo americano e a república federativa brasileira.

Leitura recomendadíssima para elucidar os princípios e valores conservadores sem as caricaturas feitas por ideólogos de qualquer lado do espectro político.

Nicole Gonsales 09/11/2022

Nem conservador nem radical
O livro é totalmente conservador até em sua forma de escrita, mas lá pelos 68% aborda de forma melhor o tema e faz com o que o leitor finalmente entenda a ideia conservadora.
É uma leitura interessante para quem como eu se considera/considerava de esquerda.

Vinícius 20/12/2021

Conservadorismo
Russel Kirk em 12 capítulos esboça as bases do conservadorismo tomando como partida as pautas econômicas, religiosas, costumes e outras, como base no conservadorismo americano e citando grandes autores como Edmund Burke, Alexis de Toqueville, Chersterton e outros.

Zaqueu 25/05/2022

Esclarecedor
Confesso que ainda sou leigo sobre a respeito do tema abordado que é o conservadorismo e que tenho que me aprofundar mais no assunto, porém ao ler essa obra magnifica de Russel Kirk deu para ter uma breve noção do quanto isso é necessário dentro da sociedade de hoje.Sabemos que vivemos em épocas turbulentas e o conservador em si é um ser mais equilibrado não sendo reacionário e também tão progressista, pois se sabe da importância dos antepassados e também da importância do futuro e do desenvolvimento.O foco é a liberdade e ordem de cada individuo dentro de uma sociedade equilibrada e sadia. Riquissima leitura e confesso que vou me aprofundar mais no assunto.

brendaflleal 25/03/2022

Indispensável
Indispensável, perfeito, incrível, atualíssimo.
Um livro obrigatório para todos os conservadores, traz os princípios centrais que caracterizam o pensamento conservador.
Russell Kirk é considerado o pai do conservadorismo moderno.

samiraaa 21/10/2022

Leitura simples e objetiva
Indico esse livro para dois tipos de pessoas:
1 - Os que se dizem conservadores mas fazem com que políticos passem por cima de seus preceitos e príncipios básicos.
2 - Os que não entendem exatamente o que conservadorismo e o termo "individualismo" significa.

O livro resume o pensamento conservador em diversos itens, como: propriedade privada, moralidade, religião, individualidade, etc. Ler sobre cada forma política, não te torna um adepto. Por isso é importante termos em mente pelo menos o básico de cada corrente política e analisar se os políticos dos quais defendemos estão seguindo de fato esses ideais.

João 23/04/2023

Chato
Livro mal escrito (ou mal traduzido). Não traz nada novo, nem nada profundo. Parece ter sido feito por uma criança.

Thiago.Sousa 14/04/2022

Excelente livro para se iniciar na literatura conservadora. Um livro curto e com princípios bastante verdadeiros. Só não gostei de algumas coisas, como por exemplo quando ele fala sobre religião, que de fato é a religião cristã, ele é muito raso. Contudo, você pode contra-argumentar dizendo que é apenas um breve manual sobre isso e todos os capítulos propositalmente são rasos. Mas ainda assim, escrever um capítulo sobre cristianismo e não fazer sequer uma citação bíblica é além de raso, é inaceitável.

E pra mostrar o quão ruim é esse capítulo sobre religião ele diz uma frase que é completamente anticristã, ele diz que a busca pela utopia é que nos motiva, mas que se de fato chegássemos nela, seria um tédio. É loucura falar isso em um capítulo sobre religião. O céu não será um tédio, não é a luta aqui na terra que nos motiva como cristãos, é o céu, o céu com Cristo é o máximo de satisfação para um cristão. É completamente oposto de tedioso, é exultante.

Enfim, no mais é um bom livro.

Leandro.Vini 24/12/2022

O CONSERVADORISMO MASTIGADO.
Um livro curto, muito instrutivo, de fácil entendimento. O autor expõe a visão do conservadorismo norte americano, que tem como um de seus pilares na liberdade individual, alicerçada na tradição do seus ancestrais. Em suas poucas páginas fica bem claro o que é ser um conservador. Excelente leitura para pessoas de "direita" os autointitulados conservadores que não tem nenhuma intimidade com escritos de autores conservadores. E muito bom para o pessoal mais alienado de "esquerda", que não conhece nada, mas julga e rótula com expressões que são totalmente avessas ao conservadorismo. No Brasil, mais vale copiar uma ideia de outra pessoa, que sintetizar uma ideia própria através da leitura de outros pensadores.

Duda 31/12/2022

Simplesmente uma obra de arte! Achei muito interessante pq aborda o conservadorismo em diversas situações cotidianas, muito bom!