A História da Inglaterra

A História da Inglaterra Jane Austen

Resenhas - A História da Inglaterra

Michelle C. 06/04/2023

Rascunho de história By Austen
Sou fã de Austen e fico feliz que alguns de seus escritos iniciais tenham sobrevivido para que possam ser apreciados por quem se interesse. O pequeno livro, com poucas páginas, é apenas um rascunho sobre a história da Inglaterra, com um jeito especial de ironizar e algumas opiniões pessoais da autora.

Laura 17/08/2022

Jane Austen de 15 anos: geniosa, de temperamento firme e impetuosa em demonstrar sua humilde opinião. Amo que ela vai contando sobre os reis, rainhas e tudo mais, e vai marcando o seu posicionamento!!!

Obs: não me aguentei de rir com a passada de pano para a rainha Mary kkkkkk

ClarissaComim 22/05/2022

Lindo!
Tão bom relembrar o estilo de escrita de Jane Austen ? Mesmo curto, aqueceu o coração dos leitores mais ávidos!

fefe 23/02/2022

eu particularmente gostei desse livro, foi muito bom saber a opinião de jane austen a respeito da monarquia inglesa, que é um dos conteúdos que estou estudando em história na escola

Gabi 13/12/2021

Escrito durante a adolescência de Jane Austen, A História da Inglaterra é um texto sarcástico e divertido. Imagino que seja ainda mais engraçado pra quem conhece bem a história do país, eu não conheço tanto, mas mesmo assim dei bastante risada durante a leitura. Por ser curtinho, dá pra ler bem rápido.

Aninha 17/09/2021

Visão da História
Escrito em 1791 quando Jane Auten tinha 16 anos de idade, é um texto sarcástico sobre a história da Inglaterra, começa com o rei Henry IV passando pela rainha Elizabeth até chegar em Charles I. Nele, a autora mostra seu favoritismo pela rainha da Escócia, e o repúdio pela rainha Elizabeth.
A narrativa é curta, e o tom irônico garante o momento de diversão. Gostei.

Fer Oliveira 13/09/2021

História como você nunca viu
Jane Austen escreveu esse livro quando tinha 16 anos. Ela era a favor da causa jacobita e por isso não gostava nem um pouco de Elizabeth. Ela escreveu esse livreto totalmente sarcastico para sua irmã mais velha Cassandra. Mas lendo esse pequeno texto me incutiu a curiosidade de entender mais a fundo a história da Inglaterra.

Dri 04/08/2021

Uma piada da adolescente Jane Austen
Nesse livreto, escrito quando Jane Austen tinha 16 anos, somos persuadidos a concluir que Elizabeth I foi a maior tirana da Inglaterra e Mary, rainha da Escócia, a maior mártir. Kkk. O livreto todo é em tom satírico e debochado. Uma piada inteligente da adolescente Jane Austen.

Marília 27/06/2021

Muito interessante a forma como a autora julga os reis e rainhas conforme a sua forma de ver o mundo.

Natália | @tracandolivros 23/05/2021

A História da Inglaterra
Isso aqui não é pra quem não conhece nada da História. Eu já tinha uma base então peguei muitas das críticas, mas basicamente é a Jane Austen criticando todo mundo com a língua afiada dela

Angély 27/02/2021

Peculiar
Quando vi que a Pedrazul iria trazer esse livro no clube de leitores confesso que fiquei bem curiosa. E quando chegou um tanto surpresa, principalmente por se tratar de um livreto de 31 páginas. É uma história que mostra Jane com um humor irônico, no auge dos seus 16 anos como podemos ler no prefácio da edição. Para os fãs de Jane uma excelente aquisição. Para outros não sei se seria tão estimulante.

Pati 01/02/2021

Por uma historiadora parcial, preconceituosa e ignorante
Assim se descreve a própria Jane Austen adolescente ao contar fatos da história da Inglaterra de forma superficial, divertida e insolente. Jane Austen tinha apenas dois objetivos ao escrever: provar a inocência da rainha da Escócia e insultar Elizabeth I. Diria que cumpriu parcialmente seus objetivos! ?

Ana Pereira 30/01/2021

Jane Austen falando sobre os reis da Inglaterra
Neste livreto a Jane Austen, aos quinze anos, conta, de forma resumida, a História da Inglaterra. Ela fala sobre os reis, como morreram, entre outras coisas da época. Aborda a temática da mulher, como a Mary, que foi a primeira na linha de sucessão ao trono da Inglaterra. Sua narrativa é bastante divertida nesse livrinho. Amei!

Carol 21/01/2021

Impressões da Carol
Livro: A História da Inglaterra, por uma historiadora parcial, preconceituosa e ignorante {1791}
Autora: Jane Austen {Inglaterra, 1775-1817}
Tradução: Beatriz Monteiro
Editora: Pedrazul
32p.

Esta é uma das obras de juventude de Jane Austen e, pelo que sei, é a primeira vez que recebe uma edição física no Brasil. O livrinho é um dos brindes enviados aos assinantes do Clube de Leitores da @pedrazuleditora, nos meses de janeiro/fevereiro deste ano (Kit Cornualha).

Que livro divertido! A autora, aos 16 anos, já dava provas de todo seu talento para a ironia fina e a sátira bem bolada.

Como um exercício de crítica aos livros de história e biográficos contemporâneos a ela, em especial, "A história a Inglaterra", do médico irlandês Oliver Goldsmith, Austen traça o retrato de treze monarcas ingleses, desde Henry IV até Charles I.

Ela faz piada com a suposta imparcialidade dos escritores do gênero e seu apego fiel às datas. Logo no rosto do livro, o leitor é alertado: "Haverá poucas datas nesta história." p.6

E o subtítulo não deixa de ser reafirmado ao longo de toda a leitura: estamos diante de um relato de alguém parcial, preconceituoso e ignorante, ?

Austen privilegia os monarcas por quem tem apreço e solta o verbo contra os que considera maus. No seu ranking de reis cancelados, ninguém foi mais cancelada que Elizabeth I. Jane era team Maria da Escócia e não esconde sua preferência e torcida:

"a principal razão pela qual me comprometo com esta História da Inglaterra é provar a inocência da rainha da Escócia, o que me orgulho de ter feito muito bem, e insultar Elizabeth...", p.30.

A edição está uma graça, com ilustrações feitas pela irmã de Jane, Cassandra. Mesmo quem não seja um nerd em história inglesa vai dar boas risadas e, de qualquer jeito, a Wikipédia taí pra todo mundo. A história da realeza inglesa, por esse viés satírico, é engraçadíssima. Para os fãs de Jane Austen, um livro imperdível!

Daniela.Godinho 18/01/2021

Jane Austen como nunca vimos
Fiquei muito feliz quando soube que a editora Pedrazul ia traduzir "A história da Inglaterra", esse é um livreto, realmente bem pequenino. Ele veio como brinde na Caixa Cornualha do Clube de Leitores da Pedrazul.

Nesse texto vemos Jane Austen, com cerca dos seus 15/16 anos escrevendo sobre o reinando de importante monarcas ingleses. Percebemos que desde sempre ela foi super crítica e ácida em seus comentários, mas aqui ela não tinha filtro e nem papas na língua.. Como a própria descreveu: uma historiadora parcial, preconceituosa e ignorante.

Particularmente achei divertidíssimo e dei boas risadas. Mas além de todo o vies cômico, podemos problematizar. Afinal sempre podemos problematizar obras tão ricas quanto as que Austen escreveu.

Nesse livreto podemos pensar na questão do ensino, como as mulheres eram educadas no final do século XVIII início do XIX? Como eram os métodos educacionais nesse período? Porque a figura de Elizabeth Tudor era tão mal vista pela autora?

Ok, o meu lado professora está falando mais alto agora, mas realmente fiquei interessada nisso, e vou pesquisar depois para ver se já foram feitos pesquisas nesse sentido, seria muita interessante ler a respeito.

Afinal mulheres tão brilhantes como Austen, as próprias irmãs Brontë, tiveram oportunidades educacionais que infelizmente muitas não tiveram. Imaginemos quantas autoras teríamos deste período, se elas tivessem tido acesso a educação?
João Vitor 19/01/2021minha estante
Adorei sua resenha, fiquei ainda mais curioso para ler ? Uma pena não ser vendido separadamente e ser tão pequeno!
Sobre sua última reflexão, o livro que acabei de ler (Um teto todo seu, da Virginia Woolf) fala muito sobre isso também, creio que você vai gostar!

Daniela.Godinho 19/01/2021minha estante
Eu nunca li Virgínia Woolf, realmente gostei muito de saber que ela escreveu um livro assim. Muito bom mesmo, vai entrar para minha listinha de desejos.

Sobre o livreto da Austen, talvez tenha na internet porque é domínio público. Eu confesso que assinei o Clube de Leitores só para conferir o livreto, mas e realmente bem pequeno.