Meus fantasmas dançam no silêncio Nádia Camuça

Resenhas - Meus fantasmas dançam no silêncio

Nanda / Fêfê 19/04/2024

"de uma poeta não se pode solucionar todos os mistérios"
"tirar do poço seco uma gota de água e
beber
como se fosse uma tempestade."

Essa foi, provavelmente, meu verso favorito desse livro. E foi, provavelmente, por ele me remeter à crises de ansiedades, algo que, recentemente, descobri que tenho.

Mas esse livro de poemas é MUITO mais que um livro de poemas:

É um grito no silêncio.
É um choro na íris,
É um escuro na luz,
É um só na multidão.

Esse livro é necessário. Esses poemas são necessários.

Carlota Aurea 28/06/2023

Tocante
"Nesse mundo edificado a custa do cheiro dos corpos das mulheres estrupradas e queimadas eu ainda estou viva com meu corpo.."

Nádia é uma artista plural cearense que admiro demais.Estava ansiosa para ler o livro desde  quando foi lançado, emergi na leitura e quando vi já tinha terminado ?.O livro me tocou no sentido de abraçar o caos interno e seguir, porque a real é que o averso é o caminho.Uma leitura que flui, profunda e crua.Indico muito ??

Lud 04/06/2023

Leitura curta, rápida de fazer. São poemas contemporâneos, alguns com frases bem potentes. Não é meu estilo de escrita favorita, poemas em geral, mas tenho tentado dar mais chances pra livros do gênero e tem sido uma experiência legal.

Tay 09/02/2023

Leitura rápida
Achei bem rápida a leitura desses poemas e a autora trabalha alguns temas bem legais. Não foi inovador, mas é uma ótima experiência para conhecer a autora.

@andressamreis 15/12/2022

Potente
Conheci a Nadia no Instagram e me encantei com seu perfil.

Corri pra adquirir o ebook do seu livro de poesia e me impactei com sua potência!
É uma leitura rápida, muito rápida!
Mas cada palavra é percebida, tem força, precisão e concisão.

Temos um vislumbre sobre o ofício da escrita, sobre o ser mulher, sobre violência, sobre expressão.

Poesias curtas e certeiras.
Nem sempre as palavras vão te agradar e isto é muito bom!

"o que você quis dizer com eu não deveria gritar? uma mulher com convicções pode ser uma pedra enorme no seu sapato ou um muro, e você vai bater de frente com ela e vai quebrar a cara. há muito tempo parei de me importar com o choro dos hipócritas e não peço mais desculpas pelo meu útero sangrar todo mês..."

"precisaria que tocasse música vinte e quatro horas por dia para não ouvir o silêncio em que meus fantasmas dançam."

"todas juntas formamos esse imenso corpo para abocanhar o mundo que antes tentou nos engolir"

Danielle143 14/12/2022

"Precisaria que tocasse música vinte e quatro horas por dia para não ouvir o silêncio em que meus fantasmas dançam."

ekatherinah 09/12/2022

fora da zona de conforto
não sinto que seja um gênero que eu curta, porque acho que precisa de uma certa sensibilidade que eu não tenho. Mas foi interessante tentar. Até para definir a nota eu não tenho muita certeza já que não tenho critérios para avaliar, mas sei que não desgostei.

caroline sn 12/11/2022

Conheci a Nádia há tempos pelo seu canal e ig "as vírgulas" e fiquei curiosa para conferir seus poemas. De forma bem contemporânea, focam na experiência feminina no mundo em variados aspectos, passando pelo erotismo e pela denúncia à violência.

Yas (@vestigiosdesolitude) 06/11/2022

Quotes
"Quais são as palavras que você ainda não tem? O que você precisa dizer? Que tiranias você engole dia após dia e tenta tomar para si, até adoecer e morrer por causa delas, ainda em silêncio?"

"Usar a voz como ferramenta de denúncia para desautorizar o que nos desvaloriza, nos silencia e nos desumaniza."

Poesia forte, realista, sensível, que demonstra vulnerabilidades na mesma intensidade que força! Vale muito a pena conhecer!

Valentim 02/11/2022

"precisaria que tocasse música vinte e quatro horas por dia
para não ouvir o silêncio
em que meus fantasmas dançam"

Biah 01/11/2022

Sintonia
Uma vez eu fiz uma crítica à
um livro de poesia
Sem me tocar que poesia é vida,
e que cada linha é escrita por
experiências vividas.
Sei que se um dia criticarem minhas
poesias
eu certamente choraria, porque
seria como se criticassem minha vida.
Portanto não vou vou criticar
e nem dizer que não gostei, pois
é como não gostar de uma biografia,
o que você não gostou?
não gostei da sua história de vida!
Portanto vou dizer que
simplesmente eu não estou em
sintonia
com essa poesia!

skuser02844 16/09/2022

Meus fantasmas dançam no silêncio
Poesias cheias de sensibilidade e vulnerabilidades. A leitura é fluida, instigante e rápida. Vale muito a pena a leitura.
fernandaararuna 17/09/2022minha estante

Yasmin 16/08/2022

Meus fantasmas dançam no silêncio
Foi uma leitura muito rapidinha, rapidinha demais. Gostei bastante, consegui realmente sentir boa parte dos poemas. São poesias reais e diretas, me fizeram de certa forma entender um pouco a autora. Creio que ainda cabia mais poemas, senti falta. ??

Jeane Esquivel 08/06/2022

Um livro que grita e enraiza na gente
Por que escrever? Para quem? A que se destina?

Em Meus Fantasmas Dançam no Silêncio, Nádia Camuça mostra, em versos, o processo da sua elaboração artística e nos conta sobre o seu sentimento de mundo.

E é de arte que a autora é feita. Atriz, Escritora, Professora e Pesquisadora. Desdobra-se entre funções que têm a arte como fundamento. A arte de atuar, de contar, de ensinar e de saber.

Este livro é um grito. Uma ode ao feminino, à liberdade e, principalmente, à mulher que luta, resiste e escreve.

A linguagem é poética e também dura, crua. As palavras de Nádia abrem caminho na pele, criam sulcos profundos e enraizam na gente.

Vale a pena conhecer essa obra e saber mais sobre tudo o que a artista Nádia Camuça tem a dizer.

Lethycia Dias 08/04/2022

Poesia que grita
Nádia Camuça está entre as artistas que mais gosto de acompamhar na internet, e quando ela lançou "Meus fantasmas dancam no silêncio", meu interesse foi imediato. A oportunidade de ler demorou um pouco mais do que esperava, mas foi tão proveitosa como eu imaginava.
Em seu primeiro livro, Nádia deixa evidente para o mundo quem é enquanto escritora: uma poeta contemporânea e uma mulher que está cansada de ser silenciada. Seus poemas revelam a profunda revolta tradiza por um constante silenciamento imposto às mulheres que não aceitam ser aquilo que querem que sejamos. Mulheres que gritam, pois não aguentam mais o silêncio. Não aguentam mais a pressão de serem queitas e amáveis, e querem asssumir a o peso de ter pensamentos que doem, de ter corpo, mente e sexualidade. Poemas que falam abertamente de sexo e do corpo feminino dizem isso de forma marcante.
O livro deixa claras as influências de Virginia Woolf e Sylvia Plath, em dois poemas que me deixaram arrepiada. Também estão ali poetas brasileiras contemporâneas como Mika Andrade, Nina Rizzi e outras escritoras, homemageadas em um texto que toca fundo nas feridas sobre o lugar reservado a nós mulheres.
"Meus fantasmas dançam no silêncio" foi uma leitura muito aguardada por mim e um lembrete para continuar acompanhando o trabalho de Nádia. Seu novo livro, "Cierzo", é focado em poesia erótica e já estou ansiosa para ler.

site: https://amzn.to/3O00X8D