A Era do Capitalismo de Vigilância

A Era do Capitalismo de Vigilância Shoshana Zuboff

Resenhas - A Era do Capitalismo de Vigilância

Lucy 23/02/2023

Eu não esperava tanta coisa em um só livro
O livro é de leitura fácil, mas com muitos termos que são explicados e necessários pra entender o que acontece na era do capitalismo de vigilância.
Sem inocência e de modo perspicaz a autora faz uma comparação direta do momento que estuda aomomento das navegações, e toda a despossessão que o europeu desempenhou.
Eu desinstalei o meu instagram, pois eu já percebia a mudança de comportamento, mas n tinha ideia do que eu n percebia.
Seria bom deixar o android e todos os app voltados para a mineração de superàvit comportamental, mas eu n vejo isso acontecendo.
Leia o livro, você vai gostar.

Sergio 16/06/2022

Uma leitura fundamental
O livro trata, em resumo, da forma como as chamadas big techs (google, facebook, Microsoft) evoluíram seus negócios baseados agora na extração e processamento dos nossos dados pessoais, de maneira invasiva e sem qualquer regulação.

A autora escreve de maneira bastante didática, tratando de detalhar bem seu raciocínio e demonstrar através de analises, comparações e exemplos seu pensamento. A leitura acaba sendo um pouco arrastada em função da profundidade que o tema é tratado. Mas realmente é um livro para se ler sem pressa, para que seja possível digerir o conteúdo.

Eu fiquei bastante chocado com a realidade que é desnudada por este livro e confesso que num primeiro gera uma desilusão bastante grande perceber que tecnologias que poderiam ser uteis para a humanidade em geral se tornaram ferramentas poderosas para se domar as pessoas, e que estão na mãos de algumas poucas corporações no ocidente.

Para mim, foi uma leitura muito importante para perceber que além de perder o controle sobre a nossa privacidade, estamos em um caminho que nos levara a destruir conquistas como viver em uma democracia e ter o direito de decidir o nosso próprio futuro.

Enfim, recomendo muito a leitura e que cada um tire suas próprias conclusões...

francyescreve 08/05/2022

Seja o atrito ?
O livro é super interessante! O intuito da autora é nomear e esmiuçar esse capitalismo atual. Com a explosão das gigantes tecnológicas e toda essa invasão de privacidade com a qual estamos nos acostumando (mas não deveríamos!), não é mais a mesma coisa do que o capitalismo industrial.
É um livro denso e funciona muito melhor se você ler como um estudo. Confesso que ter um background político e de psicologia facilitou muito a compreensão de tudo o que foi falado, mas a escrita da Shoshana não é difícil de entender.
Me incomodou um pouco o teor de teoria da ferradura ao abordar o contexto histórico, porém isso não estragou a leitura e muito menos a mensagem essencial do livro.
Sabe a vigilância das empresas de tecnologia? Acredite, tem muito mais do que você pensa que sabe. Esse é um livro que todo mundo deveria ler.

SEJA O ATRITO!

Antonio.Araujo 24/04/2022

O quanto as grandes empresas de tecnologia nos manipulam para obter lucro? Zuboff identifica uma nova forma de capitalismo, envolvendo o monitoramento e o controle e formatação de nosso estilo de vida, muitas vezes sem nosso conhecimento, com profundas implicações para a democracia. Denso, mas didático e também fluído. Matéria-prima para várias teorias.

Gabrielli 12/04/2022

Esse livro foi uma experiência, ele é extremamente denso, e apesar da quantidade de informação e conceitos é de fácil compreensão. Acho que seria mais interessante se eu tivesse lido fichando mesmo, como forma de estudo. Não é uma leitura que dê para absorver tudo lendo de forma simples. Gostaria de ler de novo, para terminar de assimilar tudo, mas não sei se farei isso. Enfim, que experiência!
Dito isto, o assunto é uma crise de ansiedade sem fim, é simplesmente bizarro o ponto em que estamos.

Klelber 31/12/2021

Demorado
Demorei mas conclui. A sensação que tenho é que ter um celular hoje é o novo pacto com o diabo. Goeth se escrevesse Fausto hoje o faria de maneira diferente.

Léo Leite 22/04/2021

shoshana faz um grande trabalhando identificando a ferramenta das maiores perturbações do sec xxi. ela faz uma dissecação das raízes até os usos atuais da produção do capitalismo de vigilância, mas como eu disse, ela identifica apenas a ferramenta e sua história. os primeiros capítulos são interessantíssimos e nos prende a leitura, mas antes mesmo da metade o livro vira uma incrível repetição cada vez mais detalhada do que a gente já sabe. por mais que seja um tema onde afeta nosso dia a dia, e que precisamos sim identificar a problemática, ela não gasta 10 paginas pra falar sobre os mantenedores desse capitalismo. os criadores das ferramentas e elas em si já pouco importam. o que queremos saber é quem faz uso da produção, quem compra nossos dados, quem que de fato está interessado em nos vigiar e manipular, queremos saber nomes.

Felipe.Camargo 02/04/2021

A era do capitalismo da vigilância
34º Livro do ano ? A era do capitalismo de vigilância ? Shoshana Zuboff

Em 2019, assisti uma palestra da filósofa Marílena Chauí defendendo a tese de que o neoliberalismo é o novo totalitarismo. O que a psicóloga social de Harvard, Shoshana Zuboff, faz nesse livro se associa de certa forma a fala de Chauí, claro que em um tom muito menos político do que a pensadora brasileira.
O extenso livro, aliás foram mais de 900 páginas lidas, busca fazer um resgate de como o Google e o Facebook chegaram ao topo do mundo e as transformações que essas empresas estão gerando na sociedade. Segundo a autora, para o capitalismo de vigilância somos apenas matéria-prima a ser explorada, por isso tais empresas buscam uma espécie de onisciência divina, na qual monitoram, registram e vende nossos comportamentos, visando principalmente manipulá-los, alinhando aos lucros de seus patrocinadores. Assim como o rádio foi fundamental para a disseminação do fascismos, as grandes empresas relacionadas a Internet, acabam catalisando a supremacia cada vez maior de um Grande Outro: o mercado, que a cada dia mais visa estar onipresente em tudo que fazemos - desde a palma da nossa mão até dentro do nosso corpo ? buscando cada vez mais formular conhecimentos e dados sobre os nossos comportamentos, ?conhecendo-nos bem melhor do que nós mesmos.?
A autora faz um estudo desde a fundação do Google, passando por um estudo de como o pensamento de Hayek se consolida como a corrente econômica par excellence do neoliberalismo, os mecanismos de controle utilizados e como isso pode evoluir nos próximos anos a um controle cada vez maior das pessoas, dialogando principalmente com o Behaviorismo de B.H. Skinner. Na parte final a autora foca nas consequências (sociais, filosóficas e psicológicas) que tais transformações geram, o que de certa forma poderia ser mais explorado, visto o conteúdo do livro.
Leitura interessante para quem se interessa pelo tema, não é complexa, mas é cansativa.