CRYSTAL

CRYSTAL V. C. Andrews

Resenhas - Crystal

Thaís M. 26/10/2010

Para quem já leu outros livros da V.C. Andrews, provavelmente sente-se como eu, a leitura de Crystal é boa, mas em comparação as outras é terrivelmente fraca! Não é do tipo que te preende a ponto de você não querer parar de ler, durante a leitura desse livro tive muitas outras paralelas, tamanha a falta de ação do livro! Mesmo assim a V.C. Andrews é a minha escritora favorita.
Ivan de Melo 25/11/2010minha estante
que bipolar

Kamilla 25/10/2022

Alienação e negligência
Resenha de releitura - 25/10/2022

No segundo livro da série Orfãs, V.C Andrews nos apresenta a jovem Crystal. A jovem é constantemente assombrada pelo fantasma de uma mãe com uma séria doença mental e um pai que na melhor das hipóteses é um criminoso. Tentando vencer esse legado, ela se torna uma jovem precoce e esforçada, que sonha em se tornar uma médica. Sua inteligência e independência atraem a atenção de um casal que finalmente a adota.

As coisas não se desenvolvem da forma que Crystal imaginava, pois ela é levada a ingressar uma família em que os pais estão perpetuamente ausentes. A mãe, viciada em ficção, tanto através de novelas e séries de tv, quanto livros. Ela é incapaz de doar qualquer minuto da sua atenção para lidar com a realidade, logo, se torna uma mãe extremamente ausente, que não consegue suprir nenhuma das necessidades de afeto de Crystal.

O pai é totalmente alienado do lado emocional de família, se dedicando exclusivamente a sua manutenção financeira e aos detalhes práticos da organização familiar. Também com ele a jovem não consegue encontrar guarida emocional, e ainda recebe a 'missão' de tentar fazer a mãe voltar a se interessar pela vida longe da televisão.

A jovem consegue desenvolver uma conexão com um colega de escola, que apesar de ter pai e mãe, é bastante negligenciado por ambos, logo os dois se tornam aliados no projeto de 'analisar' a sexualidade latente e as emoções de ambos através de diversos experimentos.

O livro não chega a ser tão perturbador quanto o primeiro da série, mas faz refletir sobre a necessidade que temos de ter alguém para conversar, aconselhar, entender, coisa que faltou bastante na vida de Crystal.

"...era muito mais fácil envolver-se na vida de outras pessoas na TV do que na vida real" [p.139]

Limão 07/04/2015

Boa leitura
A escrita do livro continua muito boa, como em Borboleta, porém ele não é tão tenso quanto o primeiro livro da série. A temática principal desse é a descoberta da sexualidade, as curiosidades e dúvidas da puberdade. O final não foi clichê. Recomendo o livro! (tenho medo de escrever mais e dar spoiler hahah)

site: www.diasdecitacoes.blogspot.br
Harryeeu 17/01/2022minha estante
Concordo, o primeiro é meu xodó.. esse foi tudo muito rápido, não se aprofundou muito na relação da família
Mas gostei, ansiosa pra ler o Brooke e depois ver como finalizou a série, vc leu todos?

Limão 18/01/2022minha estante
Li todos! Infelizmente essa foi a única série que consegui completar, queria mais livros da autora?

Harryeeu 17/01/2022

Nem bom e nem ruim
Eu gostei, não tanto como gosto de Borboleta mas esse n é ruim
Só o "romance" que teve que foi estranho e rápido, e o final tbm foi muito rápido, nada no livro foi tão profundo, nunca explicava tanto ou ia mais a fundo em algo, mas n foi um livro ruim
A leitura e escrita são boas
Agr espero gostar de Brooke

Baconzitas 19/01/2016

Coitada! :'(
Só isso

analinemaia 17/03/2024

Crystal
Esse foi o primeiro livro que li da autora, ganhei ele em setembro do ano passado de presente de aniversário e comecei a ler agora em março, achei ele bom, mas, ao mesmo tempo, achei a leitura parada, não foi um livro que me prendeu tanto, confesso que não gostei muito do final dele, achei triste, queria que o final da Crystal fosse mais feliz, mas isso não tira minha curiosidade sobre os outros livros da série.