Sim, Não, Quem Sabe

Sim, Não, Quem Sabe Becky Albertalli
Aisha Saeed

Resenhas - Sim, Não, Quem Sabe

Ana 02/03/2021

Processando tudo que li nesse livro.
Era pra ser uma leitura leve e se tornou mais.
Muito mais.
Esse livro tem dois Protagonista:
Maya: uma muçulmana-paquistanesa-americana
Jaime: um judeu-americano.
Ambos começam sua jornada sem muito engajamento político, mas ao decorrer do livro vão observando certas atitudes preconceituosas e se engajando mais.

É incrível como um livro pode conversar com a gente, no momento certo.

Eu sempre fui muito interessada em outras culturas e sempre me interessei por demonstrar o maior respeito possível por todas as formas de pensamento, de crença e credo.

Foi incrível ver mais sobre a tradições muçulmana nesse livro. Mesmo que não seja tão aprofundado e que esse não fosse o objetivo principal. Visto que focamos também no romance.

Eu consegui enxergar EXATAMENTE o tipo de discursos que a gente tem aqui no Brasil, o ódio semeado, o preconceito, o disfarce de palavras, a forma como tudo é distorcido.
Incrível como o discurso de ódio, a xenofobia e a supremacia estão presentes. É nosso dever lutar contra isso. Não desanimar, não se deixar abater, não desistir de lutar por um mundo melhor.
Uma sociedade onde possamos ser respeitados e livres.
Sai um pouco do que propõe o livro, mas está tudo aí, visível, é só ver.
Jaime e Maya são jovens, assim como o público desse livro e eu espero mesmo que apesar do romance clichê as pessoas vejam mais, vejam além de apenas isso.
Vou finalizar aqui, mas teria muito o que dizer..
É um bom livro..
É isso..
11/05/2021minha estante
Qual a classificação indicativa do livro??

Ana 11/05/2021minha estante
Não fala no livro e em lugar nenhum sobre isso. Porém ele é juvenil.
Pelo que me lembro é super tranquilo.

Cália G. Albus 10/06/2021minha estante
Disse tudo!!!???????????

Ana 10/06/2021minha estante
Obrigada!!! ??

Amanda 08/10/2022minha estante
Você disse tudo que eu pensei

ybwmari0 09/10/2022minha estante
cara, achei que ia ser só mais um livro?mas me enganei. me prendi na leitura e ele é PERFEITO, MUITO MUITO BOM. EU QUERO QUE A SOPHIE SEJA A MINHA IRMÃ

Paola 05/11/2022minha estante
Hmmmm

Carolina1820 06/06/2023minha estante
Estou lendo ele e plmrdsss é pftt

Let 26/03/2022

Romance fofo com diversidade e ativismo político
Eu me surpreendi com esse livro!

1ª: quis ler por causa dos protagonistas judeu e muçulmana. E mds, que perfeição! Aprendi tanto sobre a religião, as tradições e a cultura dos protagonistas! Melhor ainda saber que as autoras são judia/muçulmana

2º: slow burn que dá 70% e nada deles juntos, só aqueles flertes, mas ambos com medo de admitir. AMO!

3º: amei toda a trama política e o ativismo no livro. Mostrar que jovens tbm precisam se importar com o tema foi mto bem trabalhado. Nós podemos sim fazer a mudança

4º: trata vários temas da adolescência: divórcio dos pais, amizade, primeira paixão, medo do fracasso. Trabalhou com muita sensibilidade e eu me apeguei MUITO aos protagonistas

5º: ambos narram! E ainda conversam com o leitor! ?

6º: Jamie último romântico, cadelinha da Maya! AMO casal assim nos livros

E 7º temos secundários LGBTQIA+, mas tem uma personagem SÁFICA em específico que me pegou de surpresa e QUE SURPRESA!

Amei o livro! ?? aqueceu meu coração

Bruu 29/04/2022

?Há esperança. Agarre-se a ela e continue lutando.? ????
Bom, confesso que eu não estava com altas expectativas para esse livro e não sabia direito o que esperar. Mas, na realidade, me surpreendeu muito positivamente e eu gostei pra caramba, de verdade.
Primeiro, a escrita. É leve, engraçada e descontraída. Mas não se engane, ela esconde uma história incrível, com diversas críticas e representatividade.
É um livro necessário, mas também ótimo para sair de uma ressaca literária, justamente por equilibrar bem assuntos mais sérios com momentos fofos ou até aqueles de dar umas boas risadas.
Em segundo lugar, os personagens. Ai, eu amei tanto a Maya e o Jamie. Ela, é uma menina muçulmana, maravilhosa e super gente boa. Ele, é uma menino judeu, tímido, desastrado e muito, muito fofo (ganhou meu coração e ao mesmo tempo me identifiquei muito com ele em algumas partes, quero muito um Jamie pra mim ????). Alguns personagens secundários também foram bem desenvolvidos e me conquistaram!
A parte de política, com direito à muitas críticas e (infelizmente) realidades do ramo, foi fundamental. Também foi incrível ver como o que não passava de ?distribuir panfletos por obrigação? passou a ser algo muito maior ao longo da narrativa. Essa evolução foi muito bem apresentada e deixa até o próprio leitor com vontade de se levantar e fazer alguma coisa (mesmo que pequena) para mudar o mundo. Gostaria muito de poder mudar esse final, mas eu achei que se encaixou bem levando em conta todo o contexto (eu senti essa vontade de querer mudar o final mais por ter me entrosado com a história, não por ter sido um desfecho ruim para ela).
E, por fim, não posso deixar de ressaltar o quanto eu adorei a representatividade muçulmana e judaica nesse livro. Achei incrível poder ver alguns costumes e tradições de ambas religiões presentes aqui!
É, gente, ?Sim, não, quem sabe? merece sim mais reconhecimento! Recomendo demais!!!! Leiam e se apaixonem assim como eu ????
isalivs 29/04/2022minha estante
Ahhh parece ser mto legal

É sim isaaa!!

mwnuzitta 29/04/2022minha estante
isa veio antes de mim e ainda fez comentário mó sem graça

mwnuzitta 29/04/2022minha estante
AAAMEEEI A RESENHA VIDINHA!!! ARRASANDO COMO SEMPRE!!!

KKSKDKEKKAKDNDJAKAK

mwnuzitta 29/04/2022minha estante
vou colocar no quero ler agorinha, por sua causa..

AEEEEEEEE É SOBRE ISSOOOO

VALEU GATINHA TE AMOOO??

isalivs 29/04/2022minha estante
foi sem graça pq não tinha lido a resenha ainda, sai do meu pé chulé ( Manu)

isalivs 29/04/2022minha estante
ADOREI A RESENHAAA BRUNOCAAAA???

Lola 29/04/2022minha estante
Que resenha impecável,amei!!

mwnuzitta 29/04/2022minha estante
Me respeita, não sei nem como esse pocket ai ainda tá digitando...

isalivs 29/04/2022minha estante
EIIIII ( exato, é q eu to no tabletão ?)

VALEU ISOTAAAAA?

Bruu 29/04/2022minha estante
Ai obrigada lola!!!! :) ?

AKDMMDMDKSKKSKA O ISA

AMDMDKDKSKFKDKKDKSKD MANO TABLETAO FICOU MSM

AAAA AMWI A RESENHAA JURO MTO BOA

mel 29/04/2022minha estante
falou tudoooooo! Amo esse livro com todas as minhas forças! ??

Bruu 01/05/2022minha estante
OBRIGADA ANAAAA?

Bruu 01/05/2022minha estante
Ai amei demais mel!!!!!

Nath Correia @bibliotecadanath 19/04/2021

Sim, não, quem sabe l @beckyalbertalli e @aishacs l @intrinseca
Jaime Goldberg é um dos voluntários na campanha democrata para as eleições locais, mas ele trabalha só nos bastidores pois seu pânico de falar em público é muito grande, sendo ele um especialista em passar vergonha na frente de outras pessoas. Maya Rehman está passando pelo pior Ramadã da sua vida pois, mesmo detestando qualquer tipo de mudanças, seus pais decidiram se separar e sua melhor amiga está muito ocupada e indo morar em outra cidade. Para completar, sua mãe a obriga a participar da campanha política local em troca de algo que a garota deseja.

Agora, Jamie e Maya precisão se unir para bater de porta em porta divulgando seu candidato e tentando angariar votos. Conforme os dias passam, eles começam a perceber que a tarefa não é tão ruim como eles achavam no começo e que, mesmo enfrentando leis racistas e poodles malignos, passar um tempo junto pode ser algo bem legal.

Já fazia um tempinho que uma história não me cativava tanto como esta de "Sim, não, quem sabe". Muito mais que um contemporâneo YA clichê em que dois adolescentes se apaixonam após serem obrigados a passarem um tempo juntos, esta narrativa traz em suas páginas a discussão de temas importantes e extremamente atuais como a importância de exercer o seu direito ao voto de forma consciente, de poder se informar sobre as propostas de cada candidato e da força do ativismo local; além disso, as autoras falam sobre intolerância religiosa e xenofobia, aqui representada pela islamofobia e pelo antissemitismo, mostrando como isto afetas as vidas das pessoas que passam por estas situações.

Não posso negar que Jamie e Maya são dois personagens apaixonantes que crescem muito durante a história. Mesmo sendo diferentes em diversos aspectos, eles estão dispostos a lutar contra as injustiças e preconceitos, tentar fazer do mundo um local melhor e, também, fazer seu candidato vencer em meio a uma eleição bem acirrada. Ah, e em meio a tudo isso, eles ainda precisam lidar com sentimentos inesperados e com um possível romance que pode ser bem complicado de acontecer.

"Sim, não, quem sabe" é uma leitura que recomendo tudo para quem gosta de histórias que falam da importância de encontrar sua voz em um mundo que tenta sempre calar você e que mostram que é preciso mais empatia, respeito e tolerância com todas as culturas, raças, religiões e opiniões políticas. Por um mundo por mais pessoas dispostas a lutar pelo que é certo como Jamie e Maya.

Nota: 5/5

Editora parceira

Instagram: @bibliotecadanath

Anna3052 19/03/2022

Um romance inesquecível e um tantinho complicado??
Primeiramente, esse livro além de ter romance fala de coisas tão importantes e de um jeito tão gostoso que no final você aprende tanta coisa quanto aproveita muito a leitura!!!

Ele trata de política (eleição, voto, etc), questões racistas, homofóbicas, e de islamofobia e antissemitismo além de ter um romance muitoooooo fofo no meio de tudo!!

Jamie e Maya são incríveis!! Durante toda a história um foi capaz de mudar o outro para melhor e no processo um complementou o outro perfeitamente. Eles são bem humorados, divertidos e simplesmente perfeitos juntos. SINCERAMENTE formam um casal muito fofo e especial?

Amei a leitura!! Fiquei viciada e no final aprendi muito e sobre coisas que antes nem tinha pensado sobre. Na minha opinião todos deveriam ler esse livro pois o nosso futuro está na nossa geração e o que nós decidimos fazer no momento vai mudar o curso do mundo, então é melhor todos se conscientizarem do que permanecerem na cegueira.

Indico MUITO a leitura!!??

juu 07/07/2023

Sim,não,quem sabe!!
Quando eu comecei a ler nao imaginava que iria gostar e me surpreender tanto!!no começo eu real achei que seria só um romance clichê,mas ao longo fui vendo que era muito mais do que isso,e me envolvendo cada vez mais com toda a trama e os personagens.eu amei por que vai muito além de um romance,e os assuntos sobre a religião deles e a política foi abordado de uma forma maravilhosa e leve.enfim,acho que todos deveriam ler,por ser um livro q além de te trazer muitos aprendizados é uma história que te prende e com personagens muito cativantes!!
ótimo p sair de uma ressaca,amei absurdos
Mihbooks_ 07/07/2023minha estante
Qual a classificação indicativa?

juu 08/07/2023minha estante
acho q 12 amg!!

Karini.Couto 20/03/2021

Olá, hoje a resenha é do livro "Sim, Não, Quem Sabe". A começar pela capa que amei demais, e ao enredo que é desses fofos e gostosos de ler, que parece sim clichê mas que agrada ao leitor sem sombra de dúvidas e olha que sempre reclamei desse tipo de enredo por não ter nenhuma novidade, mas que no final são super necessários para nós deixar satisfeitos e com o coração tranquilo.

Os nossos personagens James e Maya, foram amigos de infância que perderam o contato ao longo dos anos, como acontece com muitos de nós no decorrer da vida. Mas eles se reencontram, quando suas mães os voluntariam em uma campanha de eleições locais e com isso angariar votos e afins. Eles acabam passando algum tempo junto, e se vêem apaixonados.. (clichê, eu sei!).

Bom, eu não disse que o livro trazia novidades no gênero, mas trás personagens cativantes, carismáticos e com um enredo fluído e gostoso de ler.

Uma leitura rápida e leve e que vi que se trata de experiência das autoras que tiveram em uma campanha política na Geórgia. Mas quem já está aí pensando em apenas mais um romance raso, se engana, pois eu não contei tudo! Ahaha

O livro também trás uma representatividade ao introduzir críticas sociais bem colocadas, intolerância religiosa, crimes de ódio e ativismo e trás, claro, o que todos os amantes de romance amam.. primeiro amor, família, amizade, descobertas, e alegria .. tudo de maneira fluída, dosada e em uma linguagem de fácil compreensão e apreciação para todos os tipos de leitores!

Ana Karina 25/10/2021

Sim, não, quem sabe
Não foi um livro que posso dizer que gostei, se não tivesse sido por ser o livro escolhido de LC com as minhas amigas não teria pegado ele para ler. Vou para os pontos positivos que achei dele, gostei bastante dos amigos e da irmã do protagonista masculino e gostei da protagonista feminina e só. O protagonista masculino me irritou demais, afff, ele com aquela incerteza em relação ao que a menina sentia por ele e toda hora ficava naquela dúvida, acabei não gostando, sendo que tinha coisas que ele era bem maduro para a situação, mas em outras era aqueles adolescentes chatinho. Mas recomendo pela temática que o livro aborda em relação a política e o preconceito que pessoas de outras etnias sofrem e que nós acabamos não nos dando conta (tira o romance do casal que o livro fica muito bom, rsrsrs).

Brenda 16/08/2023

Mente aberta e coração quentinho
Fui pega desprevenida com este livro, e a cada página lida eu só queria ler mais,mais e mais. Nele vemos a história de dois jovens que ainda não possuem idade para votar porém farão grande diferença, entrarão para a história, ambos com um sonho de luta contra a islamofobia e o antisemitismo, gosto da forma em que foi abordado e gosto ainda mais do casal PERFEITO que vi se apaixonar.

Aproveite a leitura tanto quando eu.
Nellakyram0 16/08/2023minha estante
Esse livro é ótimo!!

rayane_g 16/08/2023minha estante
Pra lista

Sarah 16/06/2022

LEIAM MESMO!
Eu me apaixonei por esse livro desde o momento que o vi pela primeira vez. Ele aborda tanta coisa, tem tanta mensagem, tanta reflexão, sobre os judeus, os mulçumanos, o homossexuais, família, cultura, política, tanta coisa, a importância de cada coisinha gente.

Eu tenho certeza de que quem ler vai gostar muito, é muito bom mesmo!
ArthurAlves 17/06/2022minha estante
Irei ler ?

gabi 16/06/2023

Resenha ? Sim, Não, Quem Sabe
QUE LIVRO BOM!!! Um slow burn mt gostoso junto com friends to lovers que conquistou o meu coração. Os personagens são perfeitos e muito bem desenvolvidos também.

Em relação a temática de política e religião, ao meu ver, não teve nada de problemático. Na verdade, achei muito importante que as autoras trouxeram esse tema para a história, acabei me informando sobre muitos temas que estava longe de saber.

Enfim, recomendo muito!!

.Ju 03/09/2022

incrível
Só perdeu 0,5 pelo começo meio lento, mas o livro é perfeito!
Uma trama inovadora que trata de muitas questões importantes como política e discriminação. O casal é muito fofo, eles não precisavam ter o mínimo de contato físico que eu já ficava toda feliz! É o tipo de história que a gente passa o tempo todo torcendo para ter um final feliz. Recomendo muito!

aylapsb 05/12/2022

crítica social com migalhas de romance
? Sim, Não, Quem Sabe (2021)

eu fui ler esse livro com um pouco de expectativa por conta da autora (becky) qual eu já ouvi muita gente elogiar e é bem aclamada por causa de ?com amor, simon), e eu realmente gostei da escrita dela e da aisha, foi uma das coisas que mais me prenderam

eu comecei o livro não gostando, eu estava achando bem chatinhos e desinteressante, achei que eu não ia me apegar a história, mas a final eu acabei adorando de mais

o romance é muito fofo!!! eles são uma gracinha, e é bem slow burn

eu aprendi muito com esse livro, ele traz discussões muito importantes e críticas bem atuais e necessárias

Isa 16/07/2022

Uma história de amor no ambiente político!???
O livro conta a história de Jamie, que trabalhou duro nos bastidores da campanha democrata local. Afinal, ele é um especialista em questões políticas. Mas suas habilidades terminam, pois ele é uma pessoa muito tímida para falar em público. No entanto, ele conhece Maya, seu Ramadã é tão ruim que sua melhor amiga está se mudando, mas seus pais decidem cancelar a viagem em família e estão se preparando para se separarem. E agora a última coisa que Maya precisa é ser forçada a pedir votos de porta em porta com um garoto que ela nem conhece.
Enquanto tentam fazer o trabalho, Jamie e Maya percebem que não é tão ruim assim, eles têm muito o que lidar com a aproximação das eleições, de leis racistas, a avó famosas do Instagram, etc. Tudo isso faz com que eles fiquem mais próximos.
O problema é quando a tarefa de pedir votos se torna mais emocional...aícomplica tudo. ???? O livro é simplesmente perfeito, leve, contagiante e prende o leitor logo nas primeiras páginas, o livro me fez suspirar e rir me apaixonei pela história. O final também foi impressionante e cheio e emoção (tava surtando já), principalmente sabendo que os temas abordados na leitura são baseados em fatos reais. Por fim, é uma leitura que vale muito apena e eu super recomendo! ?????

Maria.Eduarda 30/07/2021

Leva nada a lugar nenhum
Se você tem menos de 20 anos talvez possa desconsiderar essa resenha. Talvez simplesmente não tenha sido adequado pra minha idade. Mas se você não gosta de livro clique, meloso, raso e adolescente NÃO PERCA SEU TEMPO!!

O livro não aprofunda nenhum personagem, nenhuma trama e o romance é super sem sentido. Além de tudo, o foco do livro que é toda a questão religiosa e política mal aparece, super terciária!
Os personagens são sem graça, os diálogos são mal escritos demais e mesmo concordando com todas as pautas você só consegue achar muito forçado e até cafona.

É tudo muito muito muito raso e quando você acha que vai engrenar....só continua mais raso.

Talvez esteja sendo muito rígida, talvez realmente esteja "velha" pra esse tipo de leitura, talvez esse texto todo seja absurdo pra você que gostou do livro e tudo bem. De todo jeito senti uma leitura totalmente desperdiçada e realmente não recomendo.