Guarda lunar

Guarda lunar Tom Gauld

Resenhas - Guarda lunar

Giovani 14/12/2023

Gostei bastante da arte, é simples de uma forma bonita e eficiente. A história em si é meio cômica e melancólica.

Mari 15/07/2023

"Hilário e dolorosamente melancólico"
Guarda lunar é uma HQ com desenhos simples que demonstram muito bem a solidão do guarda na lua. Por mais que seja uma história simples e com poucas páginas, ela nos deixa algumas reflexões indiretas. As pessoas se cansam da lua após não ser mais uma novidade, voltando à Terra, lugar algum dia quiseram sair. Há também certa ironia ao pensar que o guarda está lá para exercer uma função inexistente.

bru.psps 05/06/2023

Simples e bom
Achei o livro muito bobinho e fácil de ler, mas ainda sim gostei, fazia tempo que nao lia um livro tão fácil e rápido, foi meio estranho

VitAria 05/06/2023

Guardião lunar
Leitura simples e rápida, mas muito reconfortante... É muito interessante como, de forma indireta, o autor traz uma realidade nossa. Não irei comentar muito sobre a obra, se não acabo dando algum tipo de spoiler, e não quero que algumas pessoas deixem de ler meu comentário. Então, é isso, recomendo.

yas scherer 04/06/2023

Meu deus? QUE LIVRO BOM??? ele é mto bom e rápido de ler, tem uma história ?simples? mas até q te deixa bastante pensante, claro q não é um dos meus favoritos mas gostei mto

Agatha.Jeany 02/06/2023

Essa HQ é realmente muito boa e e li em uma meia horinha por aí, aborda de forma sutil oque quer expressar, amei a experiência

Thiago458 21/02/2023

Foi um livro de tirinhas muito bom, só que achei um pouco para baixo devido a história deprimente do guarda, porém com belas ilustrações e um final emocionante para todas as pessoas que são sentimentais..

Henry 18/12/2022

Vivendo no mundo da Lua
Como seria viver na Lua? E se pudéssemos trabalhar lá? Há muita gente que acha um boa ideia.

Tom Gauld brinca com essa ideia, imaginando que a solidão e a melancolia seriam fatores negativos determinantes no processo de vivência.

A HQ não me cativou. Além do roteiro ser raso, os desenhos não me agradaram, apesar de saber que é o estilo de traço do autor.

Gabriel A. 27/08/2022

"MORAR NA LUA. Onde estávamos com a cabeça? Parece uma bobagem agora."
"Guarda Lunar" poderia ser só mais uma história, entre tantas outras, que tem como cenário a Lua colonizada. Mas aqui não, nessa HQ nós temos uma visão bem diferente de como seria habitar a Lua.

O guarda lunar (sim, o personagem não tem nome) leva uma vida monótona e rotineira. Desde quando acorda, sua atividades são basicamente as mesmas. Ele cumpre com suas funções, que na falta de ocorrências de verdade, vão de procurar um cachorro perdido até levar um robô com defeito de volta ao museu, após o expediente compra um café e um donut e volta ao seu apartamento no "fim do dia".

Levando em conta todo o "pacote" que compõe essa HQ, que vai desde a paleta de cores até o enredo. Eu diria que Tom Gauld foi muito preciso, e fez com que tudo se encaixasse perfeitamente para criar um clima pacato e melancólico, mas ao mesmo tempo descontraído e divertido.

"Guarda lunar captura verdades essenciais sobre quem somos". Eu não acharia palavras melhores para definir a essência da HQ do que essa acima, que está presente na contracapa. "Guarda Lunar" nos faz refletir sobre alguns pontos importantes como por exemplo, a solidão e expectativas sobre o futuro.

Falando particularmente da minha experiência com "Guarda Lunar", em vários momentos da leitura me vi olhando ao passado com saudosismo e também me levou a outros questionamentos sobre a minha vida, mas que não convém citar aqui.

Embora muito conhecido, este foi o primeiro quadrinho que li do Tom Gauld e gostei muito da forma sútil e delicada com que ele abordou a vida no nosso satélite natural semelhante à vida na Terra, e como transformou um tema tão ambicioso em algo banal e supérfluo. Volto a dizer que foi uma experiência de leitura incrível e muito prazerosa e que me fez querer conhecer mais do trabalho de Gauld.

Gláucia 24/07/2022

Guarda Lunar - Tom Gauld
Que HQ linda! Melacolicamente nos fala sobre a solidão. O protagonista é uma espécie de patrulheiro numa Lua colonizada mas gradativamente abandonada. À medida que os colonizadores voltam à Terra ele fica cada vez mais sozinho, ainda assim tendo que cumprir suas tarefas rotineiras. Consegue ser melancólica e divertida ao mesmo tempo e o tom azulado da colorização complemente essa sensação.
Não pude deixar de pensar na animação Wall-E.
Pretendo reler a fim de verificar se terei a mesma sensação que ela me trouxe na primeira leitura.