A peste do capitalismo: coronavírus e a luta de classes (Pandemia Capital)

A peste do capitalismo: coronavírus e a luta de classes (Pandemia Capital) Mike Davis

Resenhas -

KKbarros82 06/05/2021

"De casa para o trabalho, para a UTI, para o necrotério"
Mike Davis, faz um pequeno relatório sobre a atual crise pandemica, seu foco, os EUA, seu país de origem ele descreve bem todo o desamparo que "A Peste do Capitalismo" vem causando desde o colapso de 2008 até os dias atuais.
Para Davis, não é surpresa que o pandemônio que nos assola, já era previsto. Os surtos anteriores da gripe aviária e H1N1 já era o prelúdio das consequências de um capital de estado mínimo.

A precarização da saúde em solo americano, transformado em mercadoria, rentável para as grandes empresas médicas, revelou como o capitalismo, uma própria peste, o grande vírus a ser combatido.

Davis insiste, "a atual pandemia expande o argumento: sem uma infraestrutura verdadeiramente internacional de saúde pública, a globalização capitalista parece se encontrar agora em uma situação biologicamente insustentável."

Com esse pensamento, o pensador americano ainda enfatiza que "Diante dessa pandemia, os socialistas devem aproveitar toda oportunidade para lembrar os outros da urgência da solidariedade internacional."

E como bom Socialista percebe a importância do "acesso a medicamentos vitais, incluindo vacinas, antibióticos e antivirais, deveria ser um direito humano, universalmente disponível a preço zero" para que o trabalhador não seja jogados aos lobos, como vem acontecendo: "De casa para o trabalho, para a UTI, para o necrotério".