O Castelo Azul

Resenhas - O Castelo Azul

Aline Oliveira 30/03/2024

#DLL24:de autor falecido

Autora:Lucy Maud Montgomery
Nascimento: 30 de novembro de 1874.
Falecimento: 24 de abril de 1942.

Esse foi o melhor livro que ja li esse ano. Talvez até melhor que ja li na vida. Acabou se tornando meu classico favorito e jantemho vontade de ler todos os livros da autora.

O livro conta a história de Valancy, uma jovem de 29 anos que é tratada pela família como se fosse um nada. Ela está acostumada com a vida ruim que leva até receber do médico local o diagnóstico de uma doença grave e de que tem ppuco tempo de vida. A partir desse momento ela resolve fazer algumas mudanças na maneira de viver a vida para aproveitar cada momento qur ainda tem.

O livro é lindíssimo. A hostória de Valancy é maravilhosa, e o romance é de aquecer o coração. Li junto com um clube de leitura e não dava absolutamente nada para a história e me surpreendeu em todos os sentidos. Livro simplesmente perfeito.

aperegrina.literaria 29/03/2024

O Castelo Azul ?
Confesso que no início da leitura me deu vontade parar, mas algo parecia me impulsionar a insistir e assim eu fiz, e que bom que fiz, pq eu simplesmente amei a história de Valancy, me emocionei com ela e me diverti com ela tb! Torci por ela! E afinal qual menina nunca teve o seu Castelo?

?Alguns trechos favoritos:

? O medo a tinha envolvido e enredado como uma teia de aranha com fios de aço. Somente em seu Castelo Azul ela podia encontrar um alívio temporário.

? "Eu não tive nada além de uma existência indireta", concluiu Valance. "Todas as grandes emoções da vida não chegaram a mim. Eu nunca sofri nenhum infortúnio. E será que eu realmente amei alguém?

? "Todo mundo tem um Castelo Azul, creio eu - disse Cissy, suavemente. "Só que cada um tem um nome diferente para ele. Eu tive o meu uma vez.

? - John Foster diz: "Se vc consegue ficar em silêncio com uma pessoa por meia hora e ainda assim sentir-se inteiramente à vontade com ela, você e essa pessoa podem ser amigos. Se não, vocês nunca serão amigos e não é necessário perder seu tempo tentando" - citou Valancy.

Leticia2513 26/03/2024

? Castelo Azul ? QUE LIVRO!!!
Esse livro me trouxe momentos maravilhosos enquanto eu o lia, o livro INTEIRO conseguiu ter gostinho de quero mais...em nenhum momento fiquei entediada com a leitura ou a escrita, eu realmente sou muito fã dos livros de Lucy, porém esse me surpreendeu. Não é nada clichê, a história é única, cativante, libertadora e além de tudo me identifiquei com Valency em alguns aspectos, o que fez a história ficar mais interessante ainda! Resumindo, o melhor livro que li até hoje ? Quem já gosta dos livros de Lucy, vai se apaixonar nesse, e até quem nunca leu... dê uma chance ?

Geh 23/03/2024

O castelo azul
Que livro! A Lucy consegue ter uma imaginação e uma escrita magnífica! Que mente! Como ela pode criar tantos cenários e plots e te prender até o fim? Eu admiro muuuuuuuuito está mulher!

eve 23/03/2024

Morrer para viver
Esse livro me fez dar belas risadas e me despertou diversas reflexões. Até quando esperaremos o único fato que sabemos que VAI ACONTECER na nossa vida, se tornar real para decidirmos fazer algo com a nossa vida? Para decidirmos nos libertarmos das amarras que criamos em nossa própria mente?
O Castelo Azul conta a história de Valancy Stirling, uma mulher oprimida pela família e pela sociedade, que encontra-se à beira de uma revelação pessoal. Aos 29 anos, ela vive uma existência sem brilho, até que um diagnóstico médico chocante a desperta para a vida que ela sempre desejou. Valancy decide romper com as correntes da opressão e viver de acordo com seus próprios termos, encontrando amor e aventura ao longo do caminho. Lucy Maud Montgomery, com sua prosa delicada e personagens cativantes, nos presenteia com uma história de amor, amizade e, acima de tudo, a coragem de ser verdadeiramente quem somos.

Alguns aprendizados que pude ter com esse livro foram:
1. Sonhe e encontre beleza no mundo ao seu redor: Assim como em outras obras de Montgomery, “O Castelo Azul” nos encoraja a nunca deixar de sonhar e a apreciar a beleza das coisas, especialmente da natureza
2. A gentileza e o amor são presentes valiosos: A história nos lembra que a gentileza e o amor são tesouros que podemos oferecer gratuitamente aos outros, trazendo alegria não apenas para quem recebe, mas também para quem dá.
3. Aceitação e autenticidade: Valancy Stirling, a protagonista, aprende a aceitar quem ela é e a viver de acordo com seus próprios termos, em vez de se conformar com as expectativas dos outros.
4. Coragem para mudar: Confrontada com uma notícia que muda sua vida, Valancy encontra a coragem para mudar drasticamente sua vida para melhor, mostrando que nunca é tarde para tomar as rédeas da própria história.
5. O poder da transformação pessoal: A jornada de Valancy é um lembrete de que todos têm a capacidade de transformar suas vidas, independentemente das circunstâncias.

Elenice 14/03/2024

O mundo dá voltas.
Eu ameeeeeiiiiiii????????????????
Fiquei tensa com alguns suspenses...
História cheia de superação, mistérios, segredos revelados.
O que um diagnóstico de morte pode fazer na vida de uma pessoa?
Final surpreendente??

Dayana60 06/03/2024

Mais um livro da Lucy que leio, e com certeza Valancy entrou para a minha lista de personagens favoritos.

Nana_. 04/03/2024

Misericórdia, que treta na família, todas as primas são mal amadas, já da pra ir pro casos de família

maria 22/02/2024

O Castelo Azul
A história é bem tranquila. Eu só gostaria que fosse um pouquinho maior para explicar pontos que não foram tão bem trabalhados. Mas, basicamente, o maior desejo de Valancy era se libertar de sua família controladora, e então viver um simples romance em uma casa dos sonhos. O livro conta como um diagnóstico despertou o pensamento "só se vive uma vez" na mente de uma clássica solteirona e fez ela finalmente ir atrás dos seus desejos.
Descanse em paz Valancy Stirling, você teria adorado o século XXI.

Gabrielly 17/02/2024

...
Foi o primeiro livro que li, tenho um carinho por ele. Lembro que quando eu comecei a ler, devorei cada frase...menos de um dia já tinha lido tudo. Não me recordo totalmente da história, pois já faz bastante tempo que li. Meu carinho permanece enorme, pois desde então me apaixonei pela leitura.

Amos.Alves 09/02/2024

Embora a escrita de Montgomery seja marcada pela sua doçura e visão romântica da vida neste livro temos nossa amada escritora explorando aspectos da sociais e psicológicos muito interessantes.
Valancy, nossa heroína, precisa encarar uma vida de solteirona de 29 anos, as pessoas de sua família a rejeitaram, a tristeza é sua verdadeira companhia.
Tudo muda quando Valancy recebe uma importante carta. Como uma simples carta pode ser capaz de mudar a vida de uma pessoa, bem ... mudou a da nossa heroina.
Convido você a se aventurar nessa história animada e reflexiva.
Através desse romance podemos explorar como o excesso na educação paterna, ou a própria displicência podem gerar feriadas que levam anos para serem cicatrizadas (embora esse não seja o tema principal).
Boa leitura

Luis.Zanatta 08/02/2024

Se você soubesse que iria morrer dentro um ano, o que você faria?
Valancy, 29 anos, solteirona, vivia submersa nas inseguranças e medos que eram injetados em sua cabeça, e, tendo esse pensamentos à 20 e tantos anos, Valancy cria por conta um mundo de imaginação como uma forma de escapismo da realidade. No seu Castelo Azul, ela poderia ter a relação que sempre sonhou com sua família, um marido e filhos, super o contrário de sua realidade a qual ela era totalmente obrigada a agir da maneira como sua família impostou-a. Uma visita ao um Dr local trás à tona uma doença cardíaca, na qual sua vida seria comprometida à um ano. E veja só, a mulher que nunca tinha vivido, estava prestes a morrer... Seguindo esse fato, Valancy resolve tomar atitudes em sua vida, se rebelando contra os desejos da sua família e saindo de sua casa em busca de seu Castelo Azul.
O livro me fez pensar, será que só quando nos cai a ficha que realmente vamos morrer um dia é que vamos começar aproveitar a partir de então? Ótimo para refletir o assunto da morte, com a leveza depressiva de Montgomery, e mesmo assim criando as personagens mais alegres da história da literatura classica!