O Castelo Azul

O Castelo Azul L. M. Montgomery

Resenhas - O Castelo Azul

Giulipédia 05/05/2021

Todos temos nosso Castelo Azul secreto dentro de nós!
Mais uma vez sendo surpreendida pelas belas história de Lucy Maud, autora de Anne de Green Gables, apesar de não fazer parte da série, e sim ser uma história completamente diferente, o castelo azul não perde menos em descrição de beleza e delicadeza dos personagens, mas vamos um pouco da história.

Aqui conhecemos Valancy Stirling, uma jovem já considerada oficialmente solteirona ao seus 29 anos de idade. Ela é uma moça comum, não é considerada bonita, na verdade, Valancy, chamada de Doss, pela família, é aquela prima que é quase que apagada de sua própria vida. Não possui vontade própria, desejos próprios e vive apenas em função de tentar agradar e obedecer a família.
É claro que depois de uma notícia devastadora a história de Valancy muda da água para o vinho e pela primeira vez na vida ela se permite ser quem é e viver a vida que sempre desejou secretamente para si em seu Castelo Azul.

Castelo Azul é daquelas história que são clichês, mas ao mesmo tempo são originais. Digo isso porque essa história nos faz refletir sobre nossas vidas e ao mesmo tempo é uma história nova e cheia de detalhes e descrições novas que a cada virada de página nos transporta para aquele mesmo lugar que conhecemos Anne. A autora não perdeu seu encanto ao escrever esse livro.

O que essa história me fez refletir é que não temos medo de verdade da morte, temos medo da vida e dos obstáculos, armadilhas e bifurcações desconhecidas que ela nos trás. Lendo sobre Valancy e refletindo sobre a vida dela e de seus parentes nos damos contas que o que mais existe nesse mundo são Stirlings, pessoas que apenas estão por aí, apenas sobrevivendo e justamente por isso, a vida dessas pessoas é tão enfadonha e chata que eles precisam viver através dos outros para sentirem alguma emoção, já que são incapazes de procurarem e sentirem emoções por si mesmos.

Sabe aqueles parentes que julgam todas as suas ações? Aqueles que te proíbem de viver? Que querem taxar o que é decente e o que não é, como se fosse juízes da vida alheia? Pois então, esses são os Stirlings, na nossa cultura, temos outro nome para eles, são os famosos Cidadãos de Bem. Famosos por serem juízes da moral humana e responsáveis pelas nossas maiores infelicidades. Valancy era infeliz, foi assim até seus 29 anos, quando decidiu por um fim nisso e viver a própria vida de acordo com aquilo que ela achava que era bom para ela. E surpresa, ela desabrochou, renasceu, não como uma nova pessoa, mas sim como aquilo que ela nasceu para ser.

Cada um de nós somos Valancy e Stirlings ao mesmo tempo, podamos e somos podados sem perceber, mas para aqueles que perceberem isso, parem imediatamente o que estão fazendo. Não podem ninguém e não se permitam serem podados, ninguém tem o direito de ditar quem somos e quem seremos, apenas nós mesmos, se eu posso escolher ser alguém nessa vida, que seja como Valancy que decidiu encarar a vida, ao invés de esperar pacientemente pela morte. Recomendo muitíssimo e boa leitura a todos!

Poli ð 26/01/2024

Todo mundo tem um Castelo Azul ??
Título: O Castelo Azul
Autor: Lucy Maud Montgomery
Série: Único
Gênero: Romance Época
Páginas:256
Início de Leitura: 23/01/2024
Termino de Leitura: 25/01/2024
Avaliação:???????

Valancy Stirling aos 29 anos não sabe o que é viver. Tendo vivido a vida toda sendo oprimida,manipulada e subjugada pela mãe e pelos familiares, ela era a piada favorita de todos. Sempre se achando inferior, achava que aquilo era o que ela merecia para si. Mas ao receber a notícia de uma doença terminal, pela primeira vez ela desejava tomar as rédeas de sua vida e viver. E foi assim que ela enfrentou quem sempre a oprimiu e foi em busca do seu sonho. A felicidade! Deixando para trás todos que sempre a viram como pouca coisa, agora ela vive para ser feliz e é nessa nova aventura que ela descobre amigos e o amor que sempre desejou viver.

Esse livro me foi uma grata surpresa pois não esperava nada dele e no final ele entregou tudo!

Amei tanto a Valancy, a forma como ela foi corajosa para enfrentar a família, a fome que ela descobriu pela vida.
Por tantos motivos, me vi nela que foi assustador, era como se de alguma forma estivesse lendo a minha própria história de vida. Mas ler que para ela existia um mundo e ela só precisava descobrir a força dela, me faz acreditar que para mim também existe um mundo, só preciso parar de ter medo do que ele tem a me oferecer.

Espero que para as Valancy que existem no mundo, que você descubra sua força, sua coragem e não permita que seus medos a dominem. Seja livre, ganhe o mundo e se torne uma linda borboleta!

Quotes:

"No momento em que uma mulher percebe que não tem nenhum motivo para viver ? amor,dever, propósito ou esperança ?, ela começa a acalentar a amargura da morte."

"O medo é o pecado original, quase todo o mal do mundo se origina do fato de que alguém tem medo de alguma coisa. É uma serpente fria e pegajosa que se enrola em você. É terrível viver com medo; e, de todas as coisas, essa é a mais degradante."

"Todo mundo tem um castelo azul, só que cada um tem um nome diferente para ele."

"? Se você vive sua experiência, ela é sua. Então não importa o preço que paga por ela. A experiência de outra pessoa nunca será sua."

Aline no mundo das maravilhas 23/02/2021

Quem nunca viveu, estava prestes a morrer.
Que leitura maravilhosa!
Esse livro é do tipo que faz o coração transbordar. Fiquei com vontade de ler novamente assim que terminei.
A protagonista Valancy é uma menina reprimida e cobrada pela família por ser solteira.
Em algum momento ela descobre que tem pouco tempo de vida e decide viver antes de morrer.
Ela viverá em um ano o que não viveu a vida inteira.
E no final talvez às coisas possam se ajeitar.
Leiam!!

Vanessaliteraria 19/12/2023

Um dos melhores que li no ano!
Terminar a meta de leitura com um livro perfeito desse foi mais que bom, foi extraordinário.
Valancy me ensinou tanto ... ? Mas antes de falar dela eu gostaria de deixar registrado aqui que eu quis em cada segundo da leitura estrangular um por um dos seus parentes kkkkk
Que família horrorosa!
Valancy vivia de acordo com os padrões da família, debaixo de um jugo e opressão difíceis de suportar. Mas algo acontece e ela mete o louco (digamos assim ?) e foi a melhor coisa que ela fez em toda a sua vida! Amei as reviravoltas no fim do livro, fiquei de queixo caído com Barney!
O que aprendi com O castelo azul ?
Não devemos viver nossa vida de acordo com os padrões dos outros, se não somos respeitados devemos impor respeito doa a quem doer. A vida precisa valer a pena em todos os detalhes, então é importante curtir cada momento, cada brisa, cada sorriso, cada lágrima... Nem todo mundo vai nos dar valor, mas haverá pessoas boas o suficiente para enxergar algo de maravilhoso em nós.
Aline 25/12/2023minha estante
Quero muito ler esse

Vanessaliteraria 27/12/2023minha estante
Vai amar ?

Lyssa 25/05/2021

Leve e Rápido!
Me surpreendi com esse livro. De cara julguei ter uma linguagem maçante e uma leitura demorada, não era nada disso.

Valancy é uma mulher que acabou de chegar aos seus 29 anos. Solteirona e presa ao ambiente desconfortável de sua família. Limitada à sua infelicidade fazendo de tudo para agradar e ser aceita. Tudo que ela sempre teve foi seu castelo azul. O mundo fundado em sua mente, inundado de todos os seus sonhos mais improváveis.

Até que, com sintomas repentinos decide ir escondida ao médico. Recebe então um laudo nada bom. Está diagnosticada com uma doença grave e lhe resta apenas mais alguns meses de vida.

E agora? Como ela morrerá se nunca teve ao menos uma chance de viver? Como conquistará sua liberdade? E a felicidade? E talvez, o amor?

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Carol Finco @blogpretenses
Olá, faroleiros!!! Já deixei claro que eu fiquei apaixonada pela escrita da Lucy Maud Montgomery, e a Pedrazul trouxe de presente para os assinantes do Clube de Leitores um livro dela que tem por título O Castelo Azul.

Este é um romance adulto e um pouco diferente do que estávamos acostumados a ler em Anne, mas dá para se notar muitas coisas em comum também. Como os costumes da região em que ela morava, as diferenças entre metodistas e presbiterianos e, principalmente, a mente fantasiosa da personagem para fugir de uma vida de tristeza.

Através de um prefácio maravilhoso feito pela editora, que vale muito ser lido, veremos o quanto esta obra reflete a vida que a Lucy viveu e como a escrita foi uma válvula de escape e, com certeza, uma fonte de alegria em sua vida.

Valancy Stirling é uma mulher que, desde a morte do pai na infância, passou a viver juntamente com sua mãe da caridade da família. Criada de maneira rígida e sem nenhum carinho, cresceu retraída, sem beleza e também força de vontade, ficando assim sujeita a todas as brincadeiras de mau gosto de seus familiares, parentes ao qual foi ensinada sempre a respeitar e nunca questionar. Com isso ela chega à idade de 29 anos solteira, sem nenhum amigo verdadeiro e sem amor, tendo apenas a sua imaginação e a leitura dos “proibidos” livros de John Foster como companhia.

Tenho que confessar que a leitura no início deste livro foi difícil, que família miserável. E que vida triste a da personagem, mas a vontade de saber o que a autora preparou para Valancy nos anima na leitura, além, é claro, das amigas que já leram o livro e nos disse que é maravilhoso. Inclusive minha irmã que não só me deu o livro para ler, como ficou no meu pé até que eu o finalizasse.

Toda história tem que ter um fator para forçar o personagem a mudar o rumo da sua vida, tomar coragem, decidir o que ele realmente deseja, nesta história, nossa mocinha vai ao médico escondido de sua família e recebe uma notícia chocante, mas que é o suficiente para lhe dar a coragem para enfim dizer o que pensa e viver como queira. Ela então descobre que não só consegue, como também pode fazer o que quiser, pois tem capacidade para isso. Neste ponto é interessante ver como a família de Valency reage a sua drástica mudança de atitude, eu ri muito.

Sua vida muda radicalmente, mas o que é fundamental, muda para melhor. E a autora, à medida que a leitura evolui, nos brinda com uma história linda e surpreendente que vai tocando o nosso coração e nos alegrando com o desenvolvimento da personagem. Ela também nos brinda com um final surpreendente, que eu, talvez em meu desespero em concluir a leitura, não consegui sequer imaginar.

Esta história nos ensina muitas coisas. Uma delas, assim como em Anne, é que a gente nunca deve deixar de sonhar e de enxergar a beleza das coisas, principalmente da natureza. A gentileza e o amor são um presente precioso que podemos gratuitamente compartilhar com todos e que só nos trazem alegria. Não devemos deixar que ninguém nos menospreze por nenhum motivo. Todos as pessoas possuem valores e qualidades diferentes e que devem ser apreciadas, mas principalmente, todo mundo merece respeito.

Como sempre a Lucy só me proporcionou uma leitura espetacular, que realmente merece ser indicada aos amigos e compartilhada, pois é uma história linda.

Boa leitura,

site: http://www.clubedofarol.com/2022/04/resenha-o-castelo-azul.html

Patty Costa 26/05/2022

✨ Um clássico da literatura canadense e da mesma escritora de “Anne de Green Gables”. Lucy Maud traz um romance cheio de dramas familiares, mas que te fazem rir, em alguns momentos, ou, de querer esganar os parentes da personagem principal da história.

📚 Valancy Stirling era, para a época, considerada uma solteirona aos 29 anos de idade! Morava com sua mãe, que sempre fazia questão de controlar a vida dela em tudo, e com sua prima que tinha alguns problemas de saúde.

📚 Por ter uma vida controlada, rígida demais, Valancy passava alguns momentos do seu dia sonhando com seu Castelo Azul, que só existia em sua cabeça e onde ela poderia assumir diversas personalidades e imaginar amantes diferentes..

📚 Nossa personagem sofria com invasões constantes de todos os membros de sua família e sonhava com o dia que iria se aventurar para fora daquilo tudo, até que esse dia, de fato chega. Ela que sentia, as vezes algumas palpitações, mas não queria consultar o médico da família e sim um outro da cidade. Ele a atende a pressas e só informa, por carta depois, que ela está morrendo, quem tem poucos meses de vida.

📚 E é aí que o mundo de Valancy começa a mudar.. E as mudanças são maravilhosas.. Vale a pena ler cada capítulo.. Nós, que até então, queríamos bater em toda a família dela, começamos a nos sentir bem e vê-la feliz e, o desenrolar da história dela, que sai de casa para cuidar de uma moça com uma saúde muito frágil, e até chega a casar com um homem que todos na cidade diziam ser um procurado da justiça, vai nos dar bons momentos para ter esperança de dias melhores..

📚 Mas muitas coisas acontecem ainda na vida dela e muitas reviravoltas ainda irão tumultuar ainda sua vida.. Mas não dá pra estragar essa viagem literária de vocês, né?! Vale a pena conhecer a vida de Valancy!

📘💙
#aviajantedoslivros #leitura #dramasfamiliares #amor #ocasteloazul #livro #resenha #livros #book #ler #literatura #instalivros #amolivros #amor #love #instabook #livraria #dicadeleitura #amorporlivros #editorapedraazul #romancedeépoca #clássicosdeliteratura #recomeços #família

site: https://www.instagram.com/p/CZ7N_PyLnQH/
.Mih. 26/05/2022minha estante
FAVORITO ??

Patty Costa 26/05/2022minha estante
Xodozinhoooooo ??

Eze 02/05/2022

Um ótimo romance
Confesso que quando comprei este livro no sebo não acreditei que o mesmo seria tão bom! Eu não sei transmitir em palavras o ótimo clichê escrito por Maud.
As lições que a aprendemos, as boas gargalhadas que damos com passagens sarcásticas e o detalhe de cada cenário desta obra é tão poético.
Será meu romance favorito por muito tempo.
Eu amei!!!

helenzita0 03/09/2021

vontade de viver o presente?
eu comprei
esse livro totalmente por impulso, e no final fui surpreendida positivamente! que livro incrivel, virou um dos meus favoritos?
a historia eh tao leve, divertida e romantica que me prendeu ate o fim, fiquei imaginando todos os momentos na minha cabeça.
esse livro me deu vontade de viver mais que nunca o presente, de enxergar as coisas lindas e maravilhosas que o mundo tem p nos oferecer quando críamos coragem pra ver. ?

?se você vive sua experiência, ela é sua. então, não importa o preço que paga por ela. a experiência de outra pessoa nunca será sua.?

Naty Alves 22/06/2023

Um belo dia, eu resolvi mudar
Com o que você sonha? Juro que pensei que esse seria um livro leve, e ele é, mas não apenas isso. E eu terminei em lágrimas (Isso tem acontecido muito ultimamente, mas não foi pra chorar as pitangas que vim aqui). Nesta história conhecemos a Valancy uma mulher de 29 anos que é oprimida (exatamente isso, sem exageros), por sua "Família" por não ter se casado, por sua aparência física, e etc.. até que um dia ela recebe uma carta e ela decide mudar " Um belo dia resolvi mudar e fazer tudo que queria fazer"

Esse livro é um descobrir de si mesmo, é aquela velha lição do não julgue teu próximo pela embalagem, a autora claramente faz críticas à sociedade e seus relacionamentos e comportamentos superficiais principalmente no que tange o ambiente familiar mesmo, a família da protagonista tem muitas figuras inconvenientes, que criticam tudo na personagem desde aparência, personalidade, ideias, servindo inclusive de piada e chacota, mostrando que nem sempre aqueles que tem seu sangue vão te amar ou respeitar, e que quando decidimos fazer algo por nós mesmos seremos taxados por loucos, doentes etc.. Mas principalmente quando Valancy descobre seu valor, sua beleza, então ela enfrenta a vida por assim dizer, de frente, e sem medo (logo ela que tinha medo de tudo).

Também conhecemos o Barney que é um " lobo solitário duramente criticado pelas línguas ferinas da cidade só porque ninguém sabe de onde ele veio, ou o que faz, o que dá espaço para falatórios. Temos também o estrondoso Abel (amo esse nome), e sua filha que são os exilados por todos, por conta de seu passado.

Uma narrativa fluida curta, e inteligente. O final é bastante doce, um bom livro se você gosta de um romance leve, mas com alfinetadas sutis.

livrosmortificados 22/04/2023

"? Não existe liberdade na terra ? disse ele. ? Somente diferentes tipos de servidão. E escravidões comparativas. Você acha que está livre agora porque escapou de um tipo particularmente insuportável de escravidão. Mas está mesmo livre? Você me ama, e isso é uma escravidão.
? Quem disse ou escreveu que ?a prisão à qual nos condenamos não é uma prisão?? ? perguntou Valancy, sonhadoramente, agarrando-se ao braço dele enquanto subiam os degraus de pedra.
? Ah, aí está ? disse Barney. ? Essa é toda a liberdade pela qual esperamos, a liberdade de escolher nossa prisão."

adoraveleitora 08/04/2022

O Castelo Azul
Um romance muito bom, com plots bem desenvolvidos, um casal para deixar o coração quentinho e temas muito interessantes que a autora decidiu abordar, talvez até polêmicos ( que eu amei!). A escrita da Lucy Maud Montgomery, que escreveu Anne de Green Gables meu livro favorito, continua impecável nessa outra história, ressaltando que ela descreve a natureza em seus cenários de forma tão poética e linda, você fica super imerso tentando ao máximo visualizar tudo.

Duda 29/01/2023

1º favorito de 2023 ??
Assim que li a sinopse desse livro eu já senti no coração que seria uma leitura especial, mas não imaginava o quanto ?
Foi um livro que me tocou, com uma escrita poética que me encantou demais e com reflexões da protagonista que são MUITO atuais (como por exemplo a hipocrisia e esnobismo da comunidade cristã), apesar de ser um livro com publicação em 1926.
Amei a trajetória da Valancy e o romance foi TÃO lindo, bem escrito e delicado! Eles merecem toda a felicidade do mundo.
Primeiro favoritado do ano e vai ficar pra sempre guardadinho no meu coração a lembrança do meu Castelo Azul ???