Isso Que a Gente Chama de Amor

Isso Que a Gente Chama de Amor Maurene Goo

Resenhas - Isso Que a Gente Chama de Amor

Queria Estar Lendo 27/05/2021

Resenha: Isso que a gente chama de amor
O que você faria se fosse péssima no amor? Desi Lee, a protagonista de Isso que a gente chama de amor, o segundo romance de Maurene Goo lançado pela editora Seguinte, decidiu criar um passo a passo de como ter um final feliz. Com sua lista inspirada nas novelas coreanas (k-dramas), ela está mais do que pronta para conquistar seu primeiro amor, mesmo que isso envolva mentiras, acidentes de carro e até mesmo abrir mão de algo muito importante.

Desi Lee perdeu a mãe quando era criança e, desde muito cedo, aprendeu que tudo na vida é possível desde que seja aplicada a dose certa de método e disciplina. É assim que ela alcança boas notas, é uma das melhores jogadoras do time de futebol feminino e ainda arranja tempo para ficar com o pai, sair com os amigos e administrar as mais diversas funções extraclasse das quais é responsável.

A única área na qual Desi não consegue ser bem sucedida, é a do amor. Com a chegada de Luca, o novo estudante que parece ter saído direto de seus sonhos, ela decide que é hora de mudar. Depois de mais um desastre amoro, Desi Lee precisa tomar uma decisão: ela pode passar o resto dos dias se sentindo miserável e um fracasso no amor ou ela pode por em prática o passo a passo seguido pelas novelas coreanas e conquistar seu tão sonhado final feliz.

E é assim que surgem os 24 passos do k-drama para o amor verdadeiro, que entre eles incluem coisas como:
ser a personificação viva de tudo que é bom e puro
conhecer o cara mais inatingível do mundo
se meter em um apuro que force vocês dois a ter um momento de intimidade e conexão
provar que você é diferente de todas as outras mulheres do mundo
ter sua vida colocada em risco para que ele ou você perceba que o amor dos dois é verdadeiro
mergulhar de cabeça em um amor meloso e constrangedor
conhecer e conquistar a família dele
fazer um sacrifício definitivo como prova de amor
estar no fundo do poço e ver a vida como uma série de montagens de flashbacks dos bons tempos
ser feliz para sempre

Lendo os itens assim até faz a gente imaginar que o livro vai ser uma loucura atrás da outra, né? Pois é isso mesmo, nossa protagonista é o tipo de personagem que olha para o limite e pergunta "limite, o que é limite?" enquanto passa por ele sem nem perceber. E aqui entra uma das coisas mais importantes da história, nas palavras da própria Desi Lee:

"- Quando a pessoa começa a questionar tudo, está perdida para sempre - eu disse. - Então senta e relaxa, é bem mais divertido assim."

Isso que a gente chama de amor é um livro que você definitivamente não pode levar a sério. Não é uma história para você ler e buscar qualquer verossimilhança com a realidade porque, se você fizer, vai ficar surtando a cada capítulo enquanto arranca os cabelos e grita que "essa garota precisa de terapia, urgente, e de uma ordem de restrição!".

Maurene Goo tem uma escrita rápida e divertida, o que faz com que a leitura seja leve e agradável. O pai da Desi é o meu personagem preferido e eu amei a relação estabelecida entre os dois, além de achar as interações dele com o Luca muito gostosinhas de acompanhar. Luca, por sinal, talvez seja o personagem que eu fiquei mais com o sentimento de "ok então, beleza".

Essa é uma história para mergulhar na aventura de uma garota buscando o seu primeiro amor, lutando com as armas quem tem e causando muitos problemas no meio do caminho, tanto para ela como para os outros. Se você está pronto para dar risada e se envolver em uma história no melhor estilo comédia romântica, então Isso que a gente chama de amor é uma bela indicação.

Posso garantir que será uma leitura recheada de boas risadas, cenas shippáveis e vários momentos de "eu não acredito que você fez isso, Desi Lee!".

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/05/resenha-isso-que-gente-chama-de-amor.html
Maria 04/08/2023minha estante
O livro é perfeito maurene goo é sensacional, o drama do livro de Desi sempre se dar mal no amor é perfeito e só mesmo tempo ela achar alguém que a aceita-se mesmo com seus defeitos, e passar raiva com o que acontece é o melhor, Luca descobrindo e sua reação é maravilhoso, Desi literalmente foi de planície até planalto muito rápido mas o fato ainda dela não ter passado em Princeton foi bom por que aí é menos drama e menos livro( pior parte) mas se tivesse o outro livro seria o mesmo pique de passar raiva ainda mais pelo fato de ser universidade novas pessoas mais chance de traição etc.
Mas o livro em si é maravilhoso

Lopes 26/09/2023minha estante
Eu amei acho que foi um dos melhores livros que eu já li esse ano e o mais rápido , não vou mentir no começo do livro fiquei meio entediada mas depois comecei a amar !

Dani @oslivrosdadani 25/03/2021

Isso que a gente chama de amor.
Desi Lee é uma estudante do ensino médio notavelmente autoconsciente de suas habilidades. Ela acha que, contanto que tenha "um plano, tudo ficará bem". Mas no quesito flerte a jovem nunca obteve muito sucesso. Até encontrar suas resposta nos K-dramas coreanos aos quais seu pai é fã. Desi identificou que a triste heroína sempre parece acabar nos braços de seu verdadeiro amor no décimo episódio. Armada com suas ?regras?, ela vai atrás do temperamental e esquivo artista Luca Drakos. Tudo é justo no amor e nos dramas coreanos, certo? Mas quando a diversão e os jogos se transformam em sentimentos, Desi descobre que o amor na realidade é muito mais do que aquilo que vê na TV.

Com uma escrita descontraída e com uma linguagem direta, neste novo livro Maurence Goo nos apresenta uma história divertida, sobre uma garota coreana-americana que usa técnicas de K-Drama para agarrar o namorado dos seus sonhos. O fato desses planos darem errado, acaba dando mais consistência ao enredo e eleva a história acima do nível de uma comédia romântica intercultural e interracial fofa. Amigos e familiares são bem elaborados a ponto de inspirar outras discussões pertinentes e complementares.

O romance desenvolvido entre Desi e Luca, por mais que seja clichê e previsível, e de início não ser trabalhado com tanta profundidade, aos poucos vai se desenvolvendo e dando mais credibilidade. Mas é o relacionamento entre a jovem e seu pai que traz mais ascensão a narrativa . Com isso a autora simultaneamente preserva e desconstrói arquétipos românticos, específicos para livros do gênero, e faz isso usando um elenco maravilhosamente diversificado.

?Isso que a gente chama de amor? é um YA leve e agradável , o enredo não é extremamente original, mas se destaca pela fluidez, mantendo sempre um ritmo ágil, auxiliado por capítulos curtos, que fazem com que você continue lendo sem nem perceber. Porém , com algumas ressalvas, que certamente teriam passado despercebidas se tivesse lido alguns anos atrás.

Ly 18/04/2021

"Três palavras: precisa de terapia."
Senhor amado, que história foi essa??? Quando ganhei esse livro da Companhia das Letras fiquei mega empolgada: a capa é linda, o marcador tbm, a premissa de clichê fofo me agrada e aff, ganhei da própria editora né? Não dá pra ser ruim.
Mas foi.
A garota é simplesmente maluca, nem parece que está no ensino médio. Parecia um clichê de adolescentes desmiolados. E é MUUUITO clichê, até pra mim. Pra quem curte k-dramas e afins, talvez seja uma boa pedida. Mas pra mim... definitivamente não rolou.
Lídia @relatosdaLih 19/04/2021minha estante
Amei "Três palavras: precisa de terapia"
Entendo a opinião de todo mundo, mas pelo que estou vendo por aqui geral está dando quatro estrelas.

Gabi | @oceanodepensamentos_ 19/04/2021minha estante
SIM! Cara ainda to na metade do livro, mas tem cenas absurdas

Gabi | @oceanodepensamentos_ 19/04/2021minha estante
?Isso que a gente chama de amor? tóxico só pode

Ly 19/04/2021minha estante
Eu não sei como... sinceramente kkkk foi um parto terminar esse livro. Tá tudo tóxico nessa história, meu pai amado

To no capítulo 16 chorando pro Luca descobrir logo e se livrar kkkkkk

Allessandra. 21/07/2021

Aquela comédia romântica que vai te fazer sair da ressaca, porque a escrita de Maurene Goo é maravilhosa e te faz imergir completamente na história.

É como assistir a um k-drama, acho que por isso as atitudes tão drásticas de Desi não me deixaram tão chocada, mas ainda assim são coisas tão absurdas que ela faz até o último segundo para conquistar Luca que por vezes questionei a sanidade dela. De qualquer forma, ainda é super divertido e também bem jovial, acho até que por isso as ideias são tão mirabolantes.

De qualquer maneira, é um livro muito bom para ler bem rapidinho, ter umas risadas arrancadas e também torcer pelo casal, mesmo com as ideias tão doidas que vão surgindo na narrativa. A única coisa que eu queria era que falasse mais sobre os amigos ou até mesmo sobre Violet, achei que o subplot dela ficou super apagado (mas também acho compreensível já que estamos sob o ponto de vista de Desi, que está praticamente obcecada por Luca durante toda a história).

Denise 23/03/2021

Isso que a gente chama de "você deveria ir pra terapia"
Pontos positivos da leitura: a relação da Desi com seu pai é maravilhosa, muito real e cheia de carisma. Eu amei todas as interações entre eles, a união e o amor que saltava das páginas.

Pontos negativos (todo o resto): a obsessão doentia dela com o recém-chegado na escola escalonou em níveis que me deixaram com MEDO. Me senti lendo um thriller psicológico e não um YA contemporâneo. Desi é uma garota controladora e obsessiva ao extremo a ponto de causar danos físicos em si mesma e nos outros só pra "cumprir a listinha dos k-dramas". GAROTA, tu tá na vida real. O que funciona numa novela não pode ditar a sua vida. O incidente com o carro foi o ápice da loucura pra mim, dali pra frente só ladeira abaixo.

E o fato de não ter uma consequência mais severa para TUDO o que ela faz, em todas as suas mentiras e manipulações de situações (só em prol do seu emocional surtado que, diga-se de passagem, é todo movido por INSTALOVE) é o que me deixou mais indignada. Não vi nada de fofo nesse livro, com exceção da relação da Desi com o pai. Sua única relação no fim do livro deveria ser com a terapia.
Unicórnio Intergalático 25/03/2021minha estante
CONCORDO DEMAIS COM SUA RESENHA!
A relação da Desi com o pai é ótima e o começo do livro é bom (só isso salvou a 1 estrela kkk) o resto é totalmente problemático e incrível que mais ninguém está vendo problema nisso. Se a proposta do livro fosse distúrbios mentais e tratasse isso, seria Ok, mas para um livro pra adolescente isso me preocupa muito em alguém ler isso e achar que esse tipo de situação é certo e não terá consequências. Medo da bomba que é esse livro.

Denise 27/03/2021minha estante
SIM!!!!!!!!!! Os primeiros 10% eu estava super achando que ia ser "garota desastrada tentando conquistar o boy com os desastres" mas de repente eu estava lendo um protótipo de serial killer?????????? Ela tem até modus operanti, pelo amor de deus!
E sim, só a relação com o pai salvou de não dar zero pro livro. Pensar em adolescentes lendo e achando isso uma história de AMOR eu fico realmente preocupada.

Becca 27/08/2021

Gostosinho
Uma leitura super gostosa que da para se ler em um dia.

Eu amo a escrita da Maurene e estou esperando ansiosa para a seguinte postar os outros livros dela.

Somente não dei 5 estrelas, por conta de a protagonista me irritar muito e tudo que queria era entrar dentro do livro e arrastar ela para uma terapia.
Mas fora isso, é incrível a forma que a estória se desenrola.

Livro indicado para quem gosta de um bom drama/k-drama, mas para as pessoas q se irritam facilmente com as situações pode se tornar uma leitura cansativa e acabar não gostando por não ser o seu gênero preferido.
Quem gosta vai fundo e como sempre, esteja preparado(a) para passar raiva.

(Eu quero um Luca para mim)

Joice 27/03/2023

Desi se apaixona por Luca, mas ela não tem um bom histórico com possíveis crush's. Então, ela tem a mais louca e absurda ideia: criar um passo a passo de conquista baseado em k-drama e seguir a risca!
A história é super divertida.

Ana 13/04/2021

Repitam comigo: MENTIRAS NÃO LEVAM NINGUÉM A LUGAR NENHUM.
A premissa do livro Inteira é baseada em mentir e manipular alguém, que claramente já gosta de você.
Eu entendo a insegurança, eu entendo querer ter um controle sobre si mesmo, mas existem coisas que extrapolam o aceitável.

Meu Interesse por esse livro se deu pelo fato de querer ler autoras que vão falar sobre Personagens de outras nacionalidades.
Além disso, a premissa dos K-dramas me atraiu DEMAIS. Pois eu sou DORAMEIRA de carteirinha.
Não vou negar que me diverti com as partes que ela falava sobre os doramas. É TUDO VERDADE.
As mocinhas que se dão mal, a expectativa do beijo, os mal entendidos...
Mas são DORAMAS, você não quer um Dorama na sua vida. Você quer um AMOR de Dorama. Os acontecimentos ali são péssimos e poderiam ser resolvidos com conversas e terapia.
Assim como toda a situação da Des.
Ela mesma já era boa.

E quando a merda tá feita, ela tenta resolver da PIOR FORMA imaginável. Fiquei inconformada.

Melhores personagens desse livro:
O Appa da Desi e o Luca. Fim.
O final foi muito corrido e se eu fosse o Luca, eu estaria SOLTEIRA.

É isso...

Carol Mayara 25/06/2021

Leitura Rápida e Divertida!!
Uma comédia romântica que cumpre com todos os seus requisitos, o que o torna uma excelente leitura pra quem está precisando de um livro para sair da ressaca ou se divertir. Desi Lee é forte, decidida e passa por tantas situações constrangedoras na frente dos rapazes, que é impossível não de se identificar com ela. E ainda tem o relacionamento com o seu pai, que é um dos mais lindos que já vi. E pra quem quem ama doramas assim como eu, vai terminar o livro com uma lista incrível de dicas da autora.

Ritchelly - @garotagirassol_ 17/06/2021

Resenha da Girassol - Isso que a gente chama de amor
Desi não se dá muito bem no amor, mas acredita que tudo pode ser alcançado com um bom planejamento. O que uma coisa tem a ver com a outra? Bom, Desi soma uma lista de crush que acabaram em desastre e após o último acontecimento que envolveu suas calças caindo na frente do garoto novo (e muito lindo), Desi irá se afundar no que mais odeia: novelas românticas.
Acontece que nessa maratona de novelas coreanas na companhia de seu pai, Desi viu um padrão de acontecimento, o que despertou seu lado talentoso em organizar e planejar. Agora Desi tem um crush que está disposta a conquistar, um passo a passo baseado na fórmula desses k-dramas que assistiu e muita perseverança em acabar com os desastres em sua vida amorosa. Será que Desi irá conseguir seu final feliz, digno de novela coreana?
Esse é o segundo livro que li da autora e preciso confessar que amo o clima da narrativa e dos enredos dela. São muito parecidos com as novelas coreanas: leve, fofo, romântico e te faz acreditar no verdadeiro amor.
Além do romance super fofo, a autora soube trabalhar dramas familiares trazendo exemplos de núcleos que se baseiam na união e companheirismo e outros que estão distanciados e magoados. Em ambos os casos, a autora trouxe assuntos muito interessantes, como divorcio, luto, a importância da comunicação e o respeito.
A Desi é uma personagem que vai te fazer amar e odiar ao mesmo tempo. Ela é teimosa e persistente, o que acaba a cegar das consequências de alguns dos seus atos. Em diversos momentos pensei ?A senhorita está indo longe demais? em situações que poderiam ser resolvidas de forma mais simples. Porém, acho que estas mesmas situações nos fazem perceber que Desi está aprendendo a lidar com a vida, com relacionamentos e com seus próprios sentimentos. É como um lembrete de que ela está ali para errar e aprender, mesmo que isso magoe outras pessoas (quem nunca, não é mesmo!).
O relacionamento de Desi com o pai é um dos que amei no livro, eles são companheiros, lidaram com as mesmas perdas e se conhecem tão bem que é impossível esconder um do outro o que estão sentindo. É divertido acompanhar essa relação.
No mais, recomendo muito essa leitura leve e fofinha para quem gosta de um bom romance clichê, com momentos cômicos e, claro para quem ama k-drama, já adianto que tem muita indicação incrível.

beee 23/07/2021

Ai que ódio desse livro
Fui ler toda animadinha achando que seria basicamente um dorama em formato de livro (se é que isso faz sentido) e me ferrei total.

O livro não passa um um romance clichê (bem ruim) que você provavelmente já viu em mil e um filmes/livros dos eua. A história é 100% previsível, os protagonistas não têm química, nenhum dos personagens é legal, os principais são um saco e mesmo lendo 300 págs que falam só deles não consegui entender nada das personalidades (que para mim não têm nenhuma consistência). Várias coisas estão ali só para preencher linha e a autora iniciou uns tópicos que ela ou não soube ou simplesmente esqueceu de finalizar.

Sem falar que a menina poderia ter feito essa lista com filmes de romance no geral, sabe? Não é como se ela fosse super fã e resolveu recriar as coisas para ver se dava certo, ela assistiu 3 novelas, fez a lista e ficou falando umas referências aleatórias o livro inteiro. E de alguma forma até as referências são meio esquisitas? Talvez forçadas? Para mim fui só um elemento colocado ali na tentativa de atrair mais público.

Gabi | @oceanodepensamentos_ 20/04/2021

2 estrelas é pela edição e trabalho da editora
Eu tive uma experiência incrível com Um Lugar Só Nosso e isso me fez ir com TANTA expectativa para esse segundo livro da Maurene que a queda foi linda.

Essa história tem tanta coisa errada e podia ter abordado tudo de outra maneira sem parecer abusivo e ERRADO. 98% é manipulação enquanto a resolução e o que seria ? a ideia da atitude errada? é resolvida das 3 últimas folhas ( não conto o epílogo).

Me desculpe quem gostou, mas como assim vocês acharam normal esse romance? Eu achei péssimo. Um YA voltado pra uma idade em que a adolescente pega e lê esse livro achando que um relacionamento é construído com base na mentira e manipulação ?? parabéns

Enfim, como disse as duas estrelas é pelo trabalho da editora que ta impecável, mas a história em si... triste demais.

Giulia.Pessoz 14/03/2021

Clichê divertido
Um clichê sobre uma garota nerd que tenta conquistar o garoto mais bonito da escola seguindo uma lista de passo a passo baseada em k-dramas. A personagem é divertida (diferente da maioria das outras nerds nos livros), a história é legal, mas como todo livro adolescente, tudo evolui muito rápido. É uma história legal, bom para quem procura algo engraçado e leve. Eu gostei, apesar de preferir livros NA. Além disso, ao final do livro a autora traz uma lista de k-dramas separadas por categorias para aqueles que se interessaram em como Desi quer conquistar Luca.