Apague a luz se for chorar

Apague a luz se for chorar Fabiane Guimarães

Resenhas - Apague a luz se for chorar

isabellant_ 18/04/2024

Esperava mais
Não sei, é uma trama curta. Um thriller bem fraco, e não me senti conexa na narrativa. A única coisa que me fez sentido foi a carta: estamos sozinhos, isso é fato. Porém a forma que foi abordado... Sei lá, achei superficial e terminei o livro meio "ãn??" mas faz parte.

Cris 18/04/2024

Triste!
"Apague a luz se for chorar" é um livro triste. Traz o ponto de vista de Cecília e João sobre as coisas que vão acontecendo na vida deles no presente e as coisas que aconteceram no passado. A história se passa em Brasília e apresenta todas as peculiaridades da cidade, como se fosse um personagem. A nossa capital tem personalidade própria. Não esperava o plot. Foi uma rasteira no leitor. Mas foi legal kkk

Mari 21/03/2024

Uma mistura de suspense e drama
Confesso que esperava outro caminho para esse enredo.
O título me fez pensar que seria uma leitura profunda, aquela que consegue alcançar a nossa alma sabe, porém o percurso foi outro.

Gostei?
Sim, foi uma grata surpresa.
A escrita é muito boa, encontrei vários elementos na história que me dispersou do verdadeiro objetivo final. Tem luto, tem preconceito, tem amor, mas também tem humor e fluidez.

O que não gostei muito foi o formato de construção que a autora escolheu, não tem apego em nada. Os personagens, o cenário e a história já estão prontos, sem motivos ou preparação para estarem ali.
Não foi ruim, só diferente mesmo.

Priscila.Mastranto 20/02/2024

Sobre vida e morte
O livro é lindo. Não é deprimente e nem da vontade de chorar a todo momento. São contadas duas histórias: da Cecília (que perde o pai e a mãe ao mesmo tempo, e depois da morte deles descobre a existência de um meio irmão) e do João (que cuida sozinho de um filho com paralisia cerebral). O texto da autora é muito gostoso de ler, falando sobre vida e morte de uma maneira muito bonita e suave.

loree 26/01/2024

Ai virar assunto de terapia
Esse livro me atingiu em lugares muito nítidos de quem eu sou, me identifiquei com a Cecilia e seu apego aos pais, principalmente por ser filha única. me peguei imaginando-me na mesma situação e reagindo igualmente. Pra mim foi muito mais do que só um livro foi olhar para uma parte do meu futuro que eu nunca vou estar pronta pra encarar ( e eu juro, só leio farofada, e quando leio algo mais profundo assim saio com a cara inchada de chorar e umas crises existenciais)

sicaguiar 22/01/2024

"A gente se acostuma com a crueldade do fim.
Menos quando o cachorro é nosso."

"Chega de aguentar chororô, mimimi de recompensa. Abraço, agora, só de peituda.?

Pilar 20/01/2024

Grande Surpresa
Esse livro estava na minha estante tem um tempo e só fui pegar agora e meu deus como meu surpreendi. A sensação de iniciar algo sem expectativa nenhuma é muito boa porque você se permite em todos os sentidos absorver a história sem nenhum fator externo e eu adorei. Fiquei chocada, emocionada e intrigada o livro todo, leitura rápida e bem fluída.

Luiza 19/01/2024

Achei o livro muito legal, aborda temas pesados, mas a leitura é rápida e instigante. Gostei que a autora brincou com a nossa suposição sobre a relação entre as duas histórias contadas. É um livro pequeno, mas muitas coisas acontecem. Achei que é focado no enredo, o que impede da leitura se tornar entediante, mas também não permite aprofundar nas questões dos personagens, o que fez com que minha experiência de leitura tenha sido positiva, mas nada tão marcante assim. Apenas fiquei mais distraída na parte da carta no final, com muitas frases de lição de moral. Ela continha mensagens importantes até, mas achei que ficou parecendo que a autora quis explicar demais o sentido do livro e o arco da personagem, soletrou tudo demais pro leitor. Recomendo a leitura pra quem quer uma história rápida, mas que prende a atenção e te surpreende.

Thaay 16/01/2024

Acabei de ler este livro. Me fez pensar e entrar em alguns momentos do meu passado. Nossa, como somos eternas crianças ao lado de nossos pais.
Tocou meu coração os relatos de Cecília, em outras parte achei bem raso. Poderia ter sido um pouco melhor. Mas gostei

Faloooowwwwww ?

Cintia326 14/01/2024

Livro com escrita simples , o desenrolar um pouco insosso mas com um final surpreendente,egoísta e que te leva a refletir.
Cecília perde os pais no mesmo dia e quando volta para a cidade onde moravam , começa a desconfiar de assassinato. Paralela a estória de Cecília segue João um veterinário que busca dinheiro para um tratamento de seu filho com paralisia cerebral.

Milena 14/01/2024

Apague a luz se for chorar
As vidas de João e Cecília convergem após a morte dos pais dela. São encontrados juntos, mortos, a princípio, não há motivos para suspeitas, até que Cecília recebe informações que permitem que ela passe a buscar sentido nessa ?coincidência?.
Temos um plot twist interessante ao estilo Casos de Família.

kau 13/01/2024

Um nada
A escrita da autora é muito boa, porém não consegui me prender com a trama (até uns 70% do livro não estava entendendo qual o propósito da história) e acho que os temas poderiam ter sido tratados de forma mais aprofundada. Enfim, o livro foi um grande nada para mim, acabei de ler e já apaguei da mente.
Apesar disso, quero ler outros livros da autora para ver se vão funcionar para mim.

Cintia.Peruci 13/01/2024

Chorei de luz acesa
Que história bem construída! Definitivamente virou meu livro favorito da vida! A autora tem uma escrita deliciosa de ler e a história que ela criou é muito boa mesmo! A crueldade que o luto faz na vida das pessoas, a dor nua e crua de perder alguém, lutar pela sobrevivência em busca de dinheiro e o lado intenso do amor, tudo isso escrito fazendo você sentir cada uma dessas coisas - que talento. Eu mal consigo expressar direito o que senti lendo, a história é misteriosa e doída. Chorei bastante com a carta final. A autora não poupou nosso emocional na hora de escrever, foi dilacerador. Perfeito.

yasess 12/01/2024

Uma história rápida e envolvente sobre a vida e a morte.
Gostei muito da escrita da autora e a forma como a história me deixou querendo mais - mais dos personagens, mais livros dessa escritora, mais reflexões profundas emolduradas pelo cotidiano. Leitura super válida, com um final emocionante.