O Manifesto Socialista

O Manifesto Socialista Bhaskar Sunkara

Resenhas - O manifesto socialista

Igor.Costa 05/02/2021

A alternativa
Esse livro merece destaque, a começar pelo fato de ter sido escrito por um jovem norte-americano. Baskar Sunkara conseguiu ser analítico em certa profundidade e passear pela história em diversos locais do globo terrestre.

De forma descontraída, em uma escrita leve, o livro inicia com um requinte divertido a respeito de sério debate, o qual convida qualquer pessoa a pensar sobre um mundo melhor.

Uma leitura merecida para aqueles que nada conhecem sobre o assunto, bem como os que já se debruçaram horas a estudar os movimentos mundiais.

O passado não pode ser refeito, Sunkara analisa sem apelos românticos as experiências de implantação de socialismo, refletindo a respeito do ocorrido e as deformações geradas. Quanto ao futuro, podemos escrever uma nova história, e essa construção somente será possível se entendermos a história à fundo, de forma que possibilite correções de rumo.

Com efeito, a visão do jovem autor, não poderia ser diferente, trazendo um centralismo estadunidense. No entanto, tal como Marx posicionava que a transição via uma sociedade capitalista madura seria viável, Sunkara de modo inteligente afirma que os EUA são uma nação pronta para o surgimento do socialismo, apesar dos apontamentos feito pelo autor sobre as bases de suma importância que até o presente momento nunca gozaram de plenitude no país, mas surge uma esperança com o agravamento das crises próprias do capitalismo.

O socialismo é a coisa mais linda a ser produzida pelos seres humanos, se tivermos tempo de entendermos e construí-lo antes de uma nova alteração poderosa e destrutiva, teremos a oportunidade de gozar desse planeta com respeito, amor.

Ivan 27/05/2021

A história do socialismo e o que nos aguarda no futuro
Ótimo livro que resume a história das poucas vitórias e muitas derrotas do sistema socialista, que algumas vezes é sabotado, muitas vezes pelo capitalismo e outras se auto-sabota, pela falta de planejamento e acúmulo de poder, como foi com a URSS.
A obra mostra sem nenhuma ilusão ou utopia que não tem como implementar sistema assim diretamente, de primeira, ele tem que começar com a social democracia e ir evoluindo rapidamente, de maneira controlada e planejada, sendo isso impossível a curto prazo na nossa situação global e nacional atual.
Achei interessante a autor algumas vezes falar que no terceiro mundo é mais fácil a ideia do socialismo ser difundida, pois temos mais consciência de classe, e isso vejo que está faltando hoje, nos pobres que apoiam ricos cegamente, como se fosse um "messias", pessoas escolhidas que vão salvar nossa nação do mal, sendo esses escolhidos o próprio mal, que tratam pessoas como capital, que preferem pensam no dinheiro em vez de salvar vidas...
Temos que se focar na nossa realidade latina, na nossa real nação, qual a nossa origem, o que estamos perdendo a décadas e como podemos recuperar. Não precisamos querer ser um país de Primeiro Mundo, ser os "Estados Unidos do Sul", isso é ridículo e impossível. Mas só quando a maior parte da população entender quem realmente somos e votar em quem realmente pode nos representar da melhor maneira possível, e essa opção só se encontra na esquerda; aí sim podemos voltar a caminhar nosso caminho, sem a ilusão da pseudo grandeza feita na forma norte-americana, do jeitinho que eles gostam.
O Socialismo sempre foi e sempre vai ser uma opção, pode não ter dado certo ainda, mas também ainda não acabou, e enquanto o liberalismo continuar a moer as pessoas em pró do ganho, vai continuar existindo a fé na esquerda.

lacklusterstarchild 04/10/2023

Uma história fascinante de um possível futuro
O Manifesto socialista é ambicioso ao trazer toda a heterogenidade do movimento ao longo de quase dois séculos sob dezenas de governos, culturas, líderes e ideólogos diferentes em um manuscrito de rico arcabouço téorico e necessária introdução da história da ideologia revolucionária ao público contemporânio. Desde da juventude de Engels à queda de Corbyn e acenção de Sanders, entre partidos democrático-socialistas e a opressão do capital, Sunkara apresenta os maiores desafios, assim como soluções, para a verdadeira ascenção do socialismo e defende com vigor o estabelecimento de uma nova ordem social próspera e igualitária.