Copo vazio

Copo vazio Natalia Timerman

Resenhas - Copo Vazio

yohash 23/04/2024

Esse é um dos pouquíssimos livros que eu tenho uma lista de críticas a serem feitas.
O tema do livro é basicamente o ghosting na contemporaneidade, principalmente dentro de relações casuais e que originaram-se de aplicativos de relacionamento. É um tema bastante atual e comum na nossa sociedade, mas que não possuem tantas obras focadas em representar essa situação.
De fato, é um bom tema, mas a execução foi ruim. A história é repetitiva, são mais de 100 páginas sobre a Mirela estar sofrendo por um relacionamento de 3 meses, que nem sequer foi um namoro. Pode ser sim algo pertinente no caso da personagem ser alguém bem insegura e com 0 amor próprio, que gosta de ficar se torturando, procurando razões para os outros abandonarem ela. Mas foram ANOS sofrendo por um cara e ela ainda se relacionou com outro só pra tampar o
buraco????
Uma outra coisa que me irritou foram as cenas de sexo muito fracas. Não é que eu goste tanto se cenas eróticas, mas já li alguns livros que traziam essas situações de um modo bem mais interessante de ler. Não foi o caso desse. Me parecia algo esquisito. As palavras poderiam ser mais poéticas, afinal, ao decorrer do livro existiram alguns trechos bem bonitos, com descrições bem intensas das sensações e sentimentos. Acredito que nas cenas sexuais isso poderia acontecer também. Juro, teve um trecho onde ela DESCREVIA o p** do cara?
Outra coisa, ODIEI a ordem cronológica. O texto é dividido em ?depois? e ?antes? e fica meio embaralhado. No começo tive dificuldade em acompanhar os fatos da forma que eles realmente aconteciam. Faz sentido pelo contexto, mas não deixa a leitura tão agradável.
Dei uma nota bem medíocre por conta disso, mas entendi o que a autora quis passar. Faz total sentido essa crítica ao que acontece nos tempos atuais, essa constante procura por algo que nem sequer existe ou existiu, esse sentimento de frustração, de uma grande necessidade de validação alheia e de um enorme vazio de amor por si mesmo. Minha opinião geral é: a ideia é boa, mas a execução foi fraca.

joana 20/04/2024

Volta pra mim, vida
Tive péssimos momentos com essa história, É MARAVILHOSA, me expôs em tantos níveis.
Muito real. É boa mesmo. Senti raiva, tristeza, alegria, felicidade, ódio e saudades.
Leria mais 2 vezes.

Luiza.Barboza 17/04/2024

Não sejam um Pedro, mas principalmente não sejam uma Mirela
Ganhei este livro de uma amiga muito querida e eu estava bem ansiosa para lê-lo, principalmente, depois de assistir uma matéria de responsabilidade afetiva e ghosting com a autora no Fantástico, infelizmente não gostei muito da leitura.

(SPOILERSS ????)

Eu esperava que fosse abordado a importância da responsabilidade emocional e sei lá estratégias para sair da dependência emocional, porém a personagem principal (Mirela) é obcecada por Pedro do início ao fim do livro (sendo que eles ficaram - não namoraram - somente por 3 meses), a mulher tem filho com outro (talvez seja do Pedro) e não consegue superar o cara!!! É um drama, uma maluquice (passa mais de 3h jogando com a avó do menino via Facebook NO HORÁRIO DE EXPEDIENTE, mesmo ele estando há meses ignorando ela e nem conhecer a vó dele ela conhece, Mirela ignora os telefonemas do chefe enquanto isso), um sofrimento sem fim, sendo que a Mirela é babaca com todos os caras que não são o Pedro. Não tem final feliz, não tem superação, não tem ensinamento nenhum. O livro é igual do início ao fim, só na agonia do sofrimento dela e na esperança de que ele vá voltar ?

E, particularmente, não gostei da forma que ele é escrito (os pensamentos e as conversas entre os personagens são escritos de igual forma).

Nile 16/04/2024

Tenho apenas uma coisa a dizer: que mona maluca meu deus!! eu achava que eu era maluca até ler esse livro e descobrir que na verdade eu sou uma pessoa normal como pode

le 13/04/2024

O vazio que as pessoas nos causam
Um livro muito bom pra quem tem paciência. Eu entendo o quanto as pessoas acharam esse livro maçante e chato (de certa forma realmente é) mas achei tão linda a forma de expressão da autora e como ela transmite muito bem o desconforto e ansiedade que a protagonista sente, sinceramente a escrita é maravilhosa, porém o livro teria acabado bem rápido se os personagens sentassem e conversassem como dois adultos.
Entendo a Mirela e já passei por uma situação bem parecida, mas a dependência emocional dela foi muito mais intensa, só basta terapia mesmo pra entender o vazio que essas pessoas deixam.

Jackson 12/04/2024

Esse livro é basicamente um manual do que não se fazer. Se fosse escolher um título de contraponto, seria 'Não se Apega
, Não!'
Temos uma personagem totalmente independente emocionalmente de um cara que ela mal conheceu profundamente, se apegando apenas aos seus tributos sexuais e físicos. E essa neurose só piora quando o cara some sem dar nenhuma satisfação.
No final, esperamos um final feliz pra personagem e até recebemos isso, mas aquela pontinha de dúvida persiste.

Mari Sorrah 10/04/2024

Copo Vazio, Livro Vazio...
Com todo respeito a Natalia Timerman, foi o pior livro que li nos últimos tempos. Talvez seja pela falta de conexão com os personagens ou pela história rasa... achei muito chato e entediante!

maymay° 10/04/2024

Pelo amor de deus sabe
Patetas completos. É bizarro, uma conversa franca acabaria o livro em 3 páginas. Procurem ajuda. Sério.

Bruna 06/04/2024

Cuidado, não seja uma Mirela!
Não seja, mas quantas ja não foram? A dependência, obsessão, apego a um imaginário que a protagonista alimenta dia após dia é muito perigoso na vida real. Quantas mulheres não adoecem e sofrem igual? O amor próprio e o autoconhecimento fazem com que você não permita que homens como Pedro ocupem espaço em sua vida. Terapia ajuda demais.

natiimartinello 06/04/2024

Aviso de gatilho!
Se você já foi obcecado(a) por uma pessoa que não te prometeu nada, se você ja se apaixonou por alguém que não estava tão afim de você, se você já imaginou como teria sido se aquela pessoa que te deixou tivesse ficado, esse livro pode doer.
Recomendação: leia escutando ?the 1? da Taylor Swift. Mesma vibe.

Lety Valadares 03/04/2024

Mirela a protagonista do livro ela é obcecada por Pedro, um cara que ela ?namorou? por três meses. Ele simplesmente desapareceu de sua vida, sem dar satisfação e ela fica completamente perturbada e não consegue superar.