Mundo Desolado

Mundo Desolado E. Krauze

Resenhas - Mundo Desolado

jo.joe 15/04/2024

"Mundo Desolado": Uma Jornada Mágica Através do Deserto
Krauze nos presenteia com um universo de fantasia em "Mundo Desolado". Acompanhamos Kalian em sua jornada por um deserto implacável, em busca de respostas e superação.
A narrativa, em terceira pessoa, é envolvente e bem escrita, com bons diálogos e descrições vívidas.
O ritmo inicial lento se transforma em uma aventura empolgante, culminando em um final abrupto que aguça a expectativa para o próximo livro.

Desafios, magia e o "mundo dos sonhos" tecem a trama, prendendo o leitor do início ao fim. Uma obra nacional de fantasia que merece ser lida!

dim_e_oslivros 21/10/2023

Mundo Desolado
Em Mundo Desolado conhecemos Kalian, um jovem sábio e com princípios que vão além do que é ensinado e exigido pela comunidade onde mora.
Apesar de todas as restrições de seu povoado, ele escolhe acolher e cuidar da viajante Inara, que ele encontrou desacordada no deserto após uma luta com cães da areia. A partir daí, ele tem como punição passar por um desafio e nessa jornada ele consegue conversar e conhecer ainda mais seu padrasto Obur.
Passando por toda essa expectativa do desafio, ele descobre que sua mãe guardava um segredo sobre a verdadeira origem de seu pai, o que o faz compreender muitos ensinamentos que seu pai já falecido, lhe deu durante a infância.
O que ele não esperava era que ao término desse desafio, um antigo inimigo de Inara fosse aparecer e virar seu mundo de cabeça para baixo. Então em meio a perdas, Kalian se torna um grande guerreiro e descobre dentro de si poderes que ele nem sabia que tinha, com a ajuda de Inara aos poucos ele desenvolve cada vez mais suas habilidades.

Amei a narrativa, é super envolvente e rica em detalhes.

site: https://www.instagram.com/p/CcTy3S1LSzF/

Brunna 31/08/2023

Um rolê dos bons
Pensa numa história boa? É essa... Tem todo um rolê que te deixa se perguntando como raios as coisas vão se desenrolar e quando chega no final tu fica.. mas num podecê. E você vai precisar de um tempo pra digerir quando acabar.

Sara Férrer 09/02/2023

Meu favorito de 2023
Eu simplesmente me apaixonei por esse livro, os personagens, os capítulos, a narrativa e o tão famigerado capítulo 12 contribuíram para que eu decorasse o livro.
O começo pode ser um pouco parado, mas continue lendo porque vale super a pena.
Surtar com o autor, fez a experiência ser ainda mais especial.
Eu simplesmente amei, estou ansiosa pela continuação.
Super recomendo
Pipuli 09/02/2023minha estante
Incrível mesmo... que venha Dois Mundos logo kkkk

Pipuli 25/01/2023

O andarilho dos sonhos...
Kalian é um garoto que vive com sua mãe e seu padrasto em uma vila isolada na região dos três desertos, muito distante de qualquer coisa. Ele sonha em um dia poder conhecer o tão famoso e misterioso Continente, e ao socorrer um estranho durante sua viagem pelo deserto, Kalian vê uma oportunidade para realizar esse sonho!

O que Kalian não sabia é que essa oportunidade lhe traria tristeza, sofrimento e ódio, assim como uma chance de descobrir do é capaz e de conhecer a si mesmo e suas raízes. Em meio a uma jornada rumo ao Continente, ele e o estranho, que se torna sua mestra, passarão por alguns momentos difíceis, outros estranhos, a maioria beirando a morte, mas sempre juntos!

Esse livro me surpreendeu de várias forma possíveis! Uma dela foi pela voracidade que senti em querer terminá-lo, poucas vezes me senti ansioso para saber o que iria acontecer em uma leitura. Outra foi a forma do Eduardo Krauze de criar expectativas quebrando-as, eu achei simplesmente incrível, um tanto cruel da parte dele, mas incrível.

Outro ponto que me surpreendeu muito foi como um mundo novo é apresentado e em tão poucas páginas, de forma consistente. Eu realmente espero que ele expanda esse universo com mais histórias sobre ele.

Por esses e outros motivos, Mundo Desolado se tornou uma das melhores fantasias que já li, juntamente com A Crônica do Matador do Rei, Os Relatos da Guerra das Tempestades e Ciclo Terramar!

Bruno.Freischlag 17/01/2023

Mundo Desolado - Resenha Crítica - Por Bruno Freischlag.
Mundo Desolado foi a minha primeira grata surpresa literária de 2023.

O prólogo já é tudo o que você espera de um: eletrizante e envolto de mistérios. Nele é nos apresentado brevemente dois dos personagens mais importantes da trama (inclusive o antagonista) e um objeto em particular que, embora não seja centro da trama, ainda consegue intrigar o leitor sempre que ele é mencionado. O livro de Krauze segue a autêntica Jornada do Herói. A história em si gira entorno de Kalian, um jovem da reclusa tribo das Sarhed que, em uma de suas perambulações pelo deserto, conhece uma estranha misteriosa em uma situação de perigo e ele decide ajudá-la. A partir dai a história se desenrola através de conflitos internos baseados em fatores culturais de sua tribo, algumas revelações são feitas, uma grande tragédia acomete o protagonista, é nos apresentado o antagonista, e então um objetivo geral é determinado.

Kalian vive na Aldeia dos Sarhed, reclusa de qualquer outra civilização. Apesar do pouco tempo de página, Eduardo faz um bom trabalho de caracterização dessa cultura. A exemplo, os aldeões de Sarhed possuem seu próprio sotaque, que é transcrito nas falas dos personagens. A hierarquia também nos é apresentada, junto do que parece ser a lei máxima que rege tal aldeia. Embora eu considere o trabalho de Krauze bastante razoável neste quesito, eu senti falta de um aprofundamento em certos pontos. Se por um lado Eduardo se compromete a fazer essa “aculturação” ela não me soou homogênea em sua distribuição, fazendo com que em certos momentos ficasse rasa de mais, ou até sem sentido diante que ele vinha construído. Ademais, certas características dessa cultura podem soar ofensivas a certos públicos. No geral, a criação do Mundo como todo é impecável, rica e singular. Por mais que o protagonista transite por cenários que podem ser tidos como muito semelhantes, em nenhum momento a tive como monótona; ao contrário, surpreendi-me positivamente com a capacidade descritiva do Eduardo, e isso fica explícito no Mundo que a todo instante vivo e decorre independentemente da intervenção direta do protagonista.

Outro fator que merece destaque é a visão de Krauze sobre a magia em seu mundo. A forma como ela é apresentada é cadenciada e feita intrinsicamente ao logo do texto, o que permite ao leitor uma absorção mais diluída das informações. Apesar de não saber ao certo qual foi a maior inspiração de Eduardo, não consigo deixar de fazer um paralelo ao anime Dragon Ball. O recurso de áureas mágicas em tornos dos personagens e o fato de poderem saltar grandes distâncias, suportar mais peso, entre outros efeitos me faz pensar se talvez essa decisão criativa de fato condiz com o tom que a história quer passar, talvez “animesca” demais para o meu gosto pessoal. Apesar disso, eu acho a Magia em seu Mundo bastante criativa da sua própria maneira, fugindo do estereótipo do mago estudioso e indo mais para um lado arcanista, daquele que descobre a magia dentro si. Pelo menos por enquanto. Quanto a isso, estou curioso para como Eduardo ira expandir a Magia de seu muito na sequência já anunciada “Dois Mundos”.

Por fim temos o antagonista. Enigmático desde o primeiro instante em que parece, realmente fiquei intrigado em saber mais sobre suas motivações pessoais. A única coisa que temos certeza é de seu objetivo, muito claro desde o prólogo. Contudo, o antagonista apresenta uma crueldade exacerbada em praticamente todo o momento em que aparece com o claro intuito de expor a sua natureza sádica. Tendo a achar esse tipo de vilão genérico demais para o peso que a trama de Mundo Desolado carrega. Não que haja algo de errado em separar nitidamente o preto do branco, neste caso quem são os mocinhos e quem são os vilões. Mesmo assim, gosto de pensar que um antagonista bom é aquele que você consegue simpatizar com as suas motivações, mesmo não concordando com suas ações, e o antagonista de Mundo Desolado não faz esforço algum para isso. Ademais, quase nada foi esclarecido sobre ele a não ser que ele é o ser mais desprezível do mundo e precisa ser eliminado. Espero que em “Dois Mundos” o Krauze possa trabalhar com maior profundidade neste antagonista que, apesar de raso em primeira instância, tem muito potencial.

Krauze faz o “feijão com arroz” com maestria, mas nem por isso deixa de trazer seu próprio quê de originalidade. Mundo Desolado é uma obra bem atada, que entretém e, sobretudo, intriga de verdade o leitor a cada capítulo, sem se perder em mirabolantes plot twist para chocar o leitor só por chocar. Sua estrita é fluída e que ao mesmo tempo eventualmente arrisca palavras menos usuais que são muito bem-vindas para compor vocabulário. As descrições são concisa e os diálogos interessantes o suficiente para não entediar o leitor. Poucos foram os erros de digitação que escaparam na revisão e volta e meia me deparava com redundâncias que incomodavam a leitura, típicas de escritores de primeira viagem, mas que de forma alguma diminui a qualidade da obra como um todo, que, por sinal, está acima da média.

Uma obra bem-vinda tanto àqueles aficionados por Alta Fantasia quanto àqueles que buscam se introduzir no gênero.

site: https://linktr.ee/Freischlag

Wendy Coutinho 27/12/2022

Maravilhoso
A gente precisa falar sobre escritores nacionais, a gente precisa valorizar eles, eu amei demais a leitura, me incomodou um pouco quando o diálogo era na tribo, pq eu acabava me atrapalhando todo kkk? mas mto bom!

Clara.Miranda 01/12/2022

Fantasia nacional de qualidade
Mundo Desolado é uma fantasia nacional muito bem trabalhada, com personagens humanos e um mundo bem construído. A leitura é fluida e prende do começo ao fim.
Gostei especialmente do sistema de magia que dá "um toque a mais" e mostra que o autor teve um grande cuidado ao criar a estrutura do mundo.
Recomendo a leitura a todos que queiram mergulhar numa fantasia de qualidade!

SaraBorges 22/07/2022

Fantasia nacional das boas!
É com grande prazer que recomendo para todos esse livro. A história é envolvente, bem contada e bem criativa!
Amei o protagonista e a sua jornada, que além de difícil, foi bem instigante!
Estou ansiosa para a continuação.
Eu adoro histórias sobre viagens longas e perigos desconhecidos, e neste livro, tem os dois! Sem contar a excelente escrita do autor que me fez parar em vários momentos e reler as cenas, apreciando de novo o que li!
Ótima leitura!

Cami 11/07/2022

Nem péssimo nem ótimo
É um livro interessante, gostei bastante dos personagens e me deixou com uma sensação de que vem mais coisa por aí. Não é excepcional mas também não é péssimo. É um bom livro de fantasia.

Jennifer 10/06/2022

Fantasia nacional mais perfeita não existe!
Não nego que passei raiva logo nas primeiras paginas em relação ao que a aldeia faz em relação ao Kalian e o padrasto. Gente aquilo ali, me deu um ódio. E junta os anciões que ao meu ver são as pessoinhas mais idiotas que possam existir.
Agora, senhor Eduardo, JAMAIS irei lhe perdoar pela a coitada da Kalina, JAMAIS!
Mas se pensam que temos apenas um jovem descobrindo seus poderes (esses quais em minha teoria, são vão aumentar), temos uma tutora...isso mesmo meus amores, TUTORA!
Inara é uma tutora de responsa e meus amores, quando precisa descer o cacete para ajudar o Kalina, a mulher faz bem feito viu!

Pedro P. R. 05/06/2022

Um bom livro de fantasia
Já parou para pensar que uma boa ação pode trazer resultados catastróficos em seu futuro?

Bem, é isso que acontece em Mundo Desolado quando o jovem Kalian decide socorrer uma estranha que desmaia na sua frente e então a leva para seu isolado povoado que tem a estrita regra de não deixar estranhos saberem onde fica, quanto mais deixá-los entrar.

Muito do que acompanhamos em Mundo Desolado, livro escrito por @ e lançado pela @ em 2020, gira em torno de viagens por esse mundo árido e desértico onde o protagonista vive.

A imersão no cenário da história é ótimo, ressaltando a boa escrita e criatividade do autor. Seus personagens também são bem carismáticos e donos de personalidades marcantes.

Algo que gostei bastante na historia foi o sistema magico criado pelo autor, algo que me lembrou um pouco o sistema de “Nem”, um poder que existe nas pessoas do manga Hunter X Hunter.

Mundo Desolado é uma leitura rápida e bem gostosa, mas seu final aberto foi único ponto que pensei que poderia ter sido melhor trabalhado. A história dá um encerramento ao enredo apresentado durante o livro, mas, ao mesmo tempo, deixa um gancho com muitas perguntas para ainda serem respondidas.

Ansioso pelo próximo trabalho de E. Krauze

leiturasda_le 05/06/2022

Incrível
O que falar de mundo desolado? Um livro repleto de pontos positivos, criatividade, magia, amizade. É um livro nacional de respeito de tão bem escrito que ele foi. Eduardo tem uma escrita criativa , detalhada que te prende do início ao fim. Só não devorei em um dia porque lia entre meus descansos do estágio, faculdade e TCC.

Mundo desolado é o primeiro livro de uma trilogia, e a história acabou comigo suplicando por mais.

E lógico me apaixonei logo de cada por Inara, representação de uma mulher forte, que obviamente tem que ter nem que seja um conto só para ela. O personagem principalmente é o Kalian mas quem ganhou meu coração foi a Inara sem sombra de dúvida.

Os dois juntos entregam tudo, uma amizade que vai se construindo ao longo do livro. Ah e o mais importante o livro é repleto de plot de cair o queixo.

Esse livro é digno de ser mais um nacional favoritado da minha estante sem sombra de dúvidas!