Ode sobre a melancolia e outros poemas

Ode sobre a melancolia e outros poemas John Keats

Resenhas - Ode Sobre a Melancolia e Outros Poemas

Douglas 29/09/2017

Ode Sobre a Melancolia e Outros Poemas
A primeira vez que ouvi falar de John Keats foi ao esbarrar, alguns anos atrás, em uma cinebiografia dele chamada "Bright Star", focada nos últimos anos de sua vida e no relacionamento dele com Fanny Brawne.

A vida do poeta me encantou por causa dessa película, mas havia muito pouco de sua obra no filme, e eu busquei livros para conhecer mais do que ele escrevia. Demorei, mas encontrei uma edição muito boa da editora Hedra (vem em um box chamado "Poesia Romântica Inglesa" junto com Byron, Shelley e Blake) que reúne as grandes odes publicadas por Keats e trechos de seus épicos "Edimião" e "Hipérion", além de alguns sonetos.

Há na poesia de Keats uma sensibilidade imensa. Seus poemas tem muitas camadas e quanto mais fundo se vai, mais se é tocado por eles. Ler John Keats é mergulhar num lago sem fundo e quanto mais lhe falta o ar, mais se quer descer.

"Ode a um Rouxinol" e "Ode a Psiquê" foram os dois poemas que mais me impactaram na publicação. Aponto um pequeno porém e totalmente pessoal na publicação, entretanto: a tradução (muito boa, deve-se dizer) das odes não foi feita em rimas. Eu sei o quanto é um trabalho difícil, mas foi a única coisa que faltou para que este livro fosse completo.

Leiam, e deixem-se levar pelo canto do rouxinol de John Keats.

Michele Soares 01/03/2021

"A thing of beauty is a joy for ever"
O epitáfio sobre o túmulo de Keats anuncia que "Here lies one whose name was writ in water" e ninguém poderia ter gravado sobre pedra uma mentira maior.

Destaco como prediletos os poemas Ode sobre uma urna grega; Hipérion (sobretudo o primeiro fragmento, I. 72-88); Ode a um rouxinol; Ao Outono; Ode sobre a Melancolia; Esta mão viva; Hino a Pã e Hino à Tristeza.

Melhor introdução a Keats impossível ? conseguiu despertar meu interesse pelo poeta e principalmente pelo poema Hipérion, que espero ler um dia.

DayanePrincipessa 17/12/2023

Ode o que mesmo?
Pode ser que seja bom, mas eu não entendi nada kkkkkk
Fim.
Acho que é um livro extremamente subjetivo, até demais, ao ponto que a maior parte dele só o autor entende o significado, foi a impressão que eu tive, ou sou muito insensível e burra kkkkk

Lido em 15/11/2023