Berserk - Volume 18

Resenhas - Berserk #18

Vênus_Alice 22/03/2024

Berserk 18
Que capítulo caótico!
Muito difundido no dogmatismo religioso, no fanatismo e até no delírio coletivo de um deus irado, que pune os hereges da forma mais brutal, que tem sede de sangue, submissão, poder e violência.

Esse capítulo deve espantar muitas pessoas e condenar o berserk... não que nos outros faltem motivos, mas esse é o mais extenso no sentido de vilanizar a religião.

Aqui os líderes sucumbem a população à miséria e à doença, os forçam a agirem e pensarem de certa forma e, por qualquer erro, são torturados e condenados.

Os rituais macabros e sem pudor me chocaram...

Darlan12 21/02/2024

A cada edição Berserk me surpreende e me intriga cada vez mais.
Agora, essa comandante não bate bem da cabeça.

Guilherme 31/12/2023

O bom e velho "Em nome da fé"
Li durante o ano. Farei a resenha mais detalhada um dia, quem sabe....................................

berserkgirl 22/12/2023

Volume muito interessante porque além de mostrar mais da Caska, trás fortemente elementos como o fanatismo dando a história um rumo interessante.

Davi.Pontes 25/07/2023

Talvez um dos volumes com menos Gutts e mais Caska, a vida dela no meio de prostitutas, a seita macabra de adoração ao pecado que vemos nessa edição e os contrastes entre a salvação da igreja x a punição divina, vemos que a comandante tem um tesão por dor e aqui nós descobrimos o pq, tbm descobrimos que um dos membros teve a mãe queimada na fogueira e isso o traumatiza
Enquanto isso um encontro de Gutts com o Cavaleiro Caveira é um prenuncio pro que virá
Bom volume a arte é estupefata e todos as discussões são bem abordadas acho q esse tema de fantasia sombria pode ficar mto exagerado para alguns mas eu particularmente gosto

Lucas1806 12/03/2023

Um Espadachim Sombrio contra a Era das Trevas
O Eclipse simbolizava "o início de uma era de trevas", e agora vemos a referência à idade média de maneira bem clara. Além da opressão, desigualdade e violência que vemos desde a Era de Ouro, desde a infância e juventude do Gutts, agora temos representações claras do fanatismo e obscurantismo medievais, a tortura da inquisição e a queima de hereges, de uma maneira revoltante e grotesca, mas infelizmente fiel aos horrores da idade média da vida real.
Mozgus é um dos antagonistas mais marcantes criados pelo Miura, justamente por ser repulsivo e odiável. O traço e as expressões faciais perturbadoras desde a sua primeira aparição contribuem pra gerar aversão ao personagem, tudo isso somado ao fanatismo e ao sadismo, comandando as torturas excruciantes a pessoas inocentes, derramando sangue em nome da fé. Eu passo raiva toda vez que Mozgus aparece, e acho que esse é o ponto de criar um vilão de fantasia sombria: representar o mal absoluto, a maldade em seu estado puro, um vilão que causa verdadeira repulsa e desconforto no leitor.

Em contraste com toda essa escuridão, temos mais uma aparição do misterioso Skull Knight, marcada por painéis lindos e bem desenhados, mostrando a pura genialidade artística do Miura. O cavaleiro-caveira imponente, grandioso, envolto em uma aura de névoa, compartilha com o protagonista o arquétipo do cavaleiro solitário, condenado a vagar na fronteira entre dois mundos, sem realmente fazer parte de nenhum deles. Uma personalidade cinza, sombria, triste, mas ao mesmo tempo sendo o máximo que temos de heroísmo nessa obra. O violento e monstruoso Gutts que está pronto a sacrificar mesmo sua própria vida pelo bem de sua amiga Caska.
larissa708 12/03/2023minha estante
Não é só Mozgus que dá raiva, aquela que tava disposta e entregar a Caska merecia a pior e mais dolorosa morte possível (acho que os únicos que se "salvam" é Guts e Skull Knight)

Lucas1806 13/03/2023minha estante
sim.. e a general Farneze também dá muita raiva. E praticamente todos os seguidores do Mozgus. Espero que o Guts mate todos eles no final

larissa708 16/03/2023minha estante
Tô assim de saúde kkkkkk

Oco 31/12/2022

Doentio
Aqui nesse volume foi totalmente focado em mostrar o com podre o fanatismo pode ir, e meu deus isso aqui é mto podre.
Enfim ansioso pro gutts passar a espada nesses 🤬 #$%!& tudo.

LucasGomes 04/12/2022

Seguindo a jornada
Por enquanto apenas um Time Skip na história principal. E vamos seguindo nossa jornada dê Berserk!!!

Jhog 12/02/2022

O início de uma nova saga
Aqui começa o famigerado arco das prostitutas. Uma saga onde foi quando comecei a comprar Berserk nas bancas, não me lembro de ter lido toda essa parte, porém até onde eu li estava curtindo bastante. Caska estava próxima de Gatts e não me lembro se eles se reencontram.

Continuemos e veremos onde essa parte da estória nos levará.

Melissa469 16/10/2021

Bom.
Me perguntando porque parece que quanto pior a vida do Gatts fica, mais gostoso ele fica também.

#reflexão
larissa708 30/11/2022minha estante