Exclusão e Abraço

Exclusão e Abraço Miroslav Volf

Resenhas - Exclusão e Abraço

Pablo Marcelo 30/01/2023

Um baita livro
Em tempos de cólera, mergulhar nesse livro é sair abraçado por todos os lados em sua exaustiva fundamentação sobre a importância do abraço (e da exclusão) no contexto da identidade, da alteridade e da própria reconciliação.

Um livraço.

marcosm 12/01/2023

Exclusão e Abraço
Demorei para terminar porque é um livro complexo. Gostei demais da primeira metade, a segunda parte é, talvez mais técnica e por isso mais difícil de entender, absorver. É um livro ao qual retornarei com frequência para rever alguns conceitos. E recomendo demais a leitura, principalmente nestes tempos conturbados de divisões e cancelamentos do outro.

Roberta 03/03/2022

Difícil, mas extremamente necessário
Definitivamente, não foi o livro mais fácil do mundo de ler, por vários motivos. O primeiro e mais óbvio, é a linguagem. Por se tratar de um livro teológico e bastante filosófico, foi bem desafiador pra mim, que sou leiga. Apesar de gostar muito de filosofia e teologia, sou nada mais que uma enxerida (risos). Outra dificuldade que encontrei na leitura, tem mais a ver comigo mesma. Tem a ver com a dificuldade de processar algumas questões internamente e precisar rever algumas crenças e julgamentos que tenho e pratico diante de vários assuntos.
Mas, como dito acima, foi um livro extremamente necessário, pois nos tira de uma zona de conforto e nos coloca diante das diferenças do mundo de uma forma mais aberta, porém sem perder nossa própria identidade.
Justamente por estarmos vivendo em tempos onde os opostos nem sequer tentam conversar para resolver suas questões, um livro desses nos faz caminhar para o extremo oposto da exclusão. O mundo atual nos incita a excluir, cancelar, mas este livro nos convida ao abraço. O tão difícil, mas necessário abraço.

Marcelo 28/12/2021

Um livro que chama a gente para o desafio do abraço
Um livro ao mesmo tempo denso, erudito, poético, atualíssimo e de entrega ao amor. Uma obra teológica (que pode ser lido perfeitamente por ateus) que se debruça sobre a questão do outro, da alteridades, das diferenças, das dores, das rupturas, cos conflitos, mas também da reconciliação, da resolução dos conflitos, da não violência... do abraço! Uma obra que fala para a gente do século XXI em meio as polarizações, ao negacionismo, as ciladas do identitarismo e da pós-verdade... Um diálogo que recupera saberes pré-modernos sem negar a modernidade (e mesmo alguns dilemas pós-modernos), que tensiona os paradoxos do particular e do universal, mas acima de tudo um mergulho da tradução e espiritualidade cristã... revelando a mensagem do amor pela metáfora do abraço. Quem ainda não leu essa obra de Miroslav Volf... encontre um tempinho para se perder e se encontrar nas páginas desse livro que desloca a gente.. que chama a gente.

joaoaranha 22/12/2021

Bom aprofundamento
Ler "Exclusão & Abraço", de Miroslav Volf, lançado pela @mundocristao, é um grande mergulho nas entranhas da própria vida de Volf, para apresentar, a partir de uma dinâmica cristã, o caminho que passa de uma exclusão que violenta e mata para um abraço que perdoa e restaura os laços entre o humano e o divino.

Boa leitura para quem gosta de aprofundar e refletir minuciosamente sobre esses processos. Recomendado.