A Menina e a Ditadura

A Menina e a Ditadura Helena Grillo Miranda

Resenhas - A Menina e a Ditadura

Helena Grillo 23/05/2020

Eu escrevi esse livro!
Pessoal! Esse foi meu primeiro livro.? Então eu peço para quem ainda não conhece colocar na estante como "quero ler", para não esquecer de conferir mais tarde.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 18/09/2022

Olá queridos amigos leitores! Final de domingo e mais uma leitura finalizada! Dessa vez A menina e a Ditadura de @autorahelenagrillo .

??????????

Devo começar essa resenha dizendo que Ditadura e Guerra Mundial são temas que dificilmente leio, pois me afetam demais, e acabo terminando a leitura com aquela sensação ruim.
Porém, não foi o que aconteceu com essa leitura.

Neste livro conhecemos uma garotinha de 12 anos, que perdeu sua mãe e quase nem lembra dela, a garota vive com o pai que é um jornalista , e nada lhe falta muito menos amor.
Até o dia que ele misteriosamente desaparece.
Ela então é levada para morar com o padrinho de sua mãe, sua esposa e filho.
Lá também não falta nada, porém Alice não consegue parar de pensar no que pode ter acontecido com seu pai.
E junto com ela, nós, os leitores vamos formando teorias (achei que a morte da mãe também poderia estar relacionada e tudo mais).
Em meio a tudo isso Alice vai crescendo e descobrindo que alguém pode nutrir sentimentos por ela.

?????????

Uma leitura rápida, que nos leva para uma época que esperamos nunca voltar, onde discordar, ficar em evidência ou até ser uma pessoa negra ?suspeita? poderia levar a morte ou tortura por anos.

A incerteza dos civis, e a grandeza de poder que foi dada aos militares são retratadas aqui também.

Todavia nem tudo é tristeza e horror nessa narrativa, temos os garotos Pedro e Antônio dispostos a correr grandes riscos para ajudar Alice, que trazem um alívio para a tensão recorrente do livro.

A menina e a Ditadura é uma ótima leitura, principalmente para os tempos sombrios em que estamos vivendo onde torturadores são homenageados sem pudor, e ninguém parece lembrar da história pregressa desse país.

A Menina e a Ditadura foi publicada em formato físico pela @editoraviseu e está disponível também em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited

#helenagrillo #editoraviseu #ameninaeaditadura #ditaduramilitar #ditaduranuncamais

Lavinia 01/02/2023

fraco
esse livro que trata de um assunto tão importante e pesado retrata de forma leve a vida de uma garota que tem o pai preso durante a ditadura e precisa se readaptar a morar em outro estado na casa de "parentes" que mal conhece. a amizade entre ela e seu primo, e seu romance de criança com seu amigo Antônio ajuda a suavizar a importância desse tema.
o livro em si não me prendeu, história fraca com uma base boa, mas mal aproveitada, é um livro que eu chamaria até de "infantil", talvez fosse interessante para jovens menores que começaram a estudar ditadura brasileira a entender como era a sociedade.