The Jasmine Throne

The Jasmine Throne Tasha Suri

Resenhas - The Jasmine Throne

Duda 20/01/2024

Esse livro pra mim foi mais que perfeito, amei ver como a política se desenvolvia e a forma que as personagens (os homens não são tão interessantes aqui kkkk)interagiam umas com as outras. Os povs mudam constantemente então você está vendo tudo se desenrolando e quando esses povs se encontram é muito satisfatório como a coisas se encaixam. Única observação: não vá ler esperando um super romance, o livro não foca nisso, mas as migalhas de romance são boas na minha opinião.
Enfim, recomendo.

Laura 24/10/2023

Chato chato chato e chato. eu peguei esse livro pra ler com o pretexto de romance sáfico em um mundo mágico e só fiquei com raiva e confusão. O desenvolvimento é lento, o romance é xoxo e não faz sentido nenhum (por que que uma delas é copmletamente fodase mas ai elas ficam juntas e a autora passa a descrever a relação como se fosse algo que as duas queriam desde o inicio?), o plot era pra ser legal mas a autora estragou com os acontecimentos indo na velocidade diminuída de uma lesma manca.
preferia ler um manual de operação de uma misteira do que esse livro de novo, fiquei muito entediada e decepcionada porque realemnte prometeu entregar muito. Além disso, a autora continuava adicionando pontos de vista diferentes e eu já nem sabia quem era quem.

Antonia 16/08/2023

"Apenas a ameaça de dor pode quebrar alguém"
The Jasmine Throne ? ou O Trono de Jasmim, na tradução oficial vinda ao Brasil recentemente ?, somos introduzidos a uma maravilhosamente bem tecida história sobre uma criada e uma princesa exilada que terão de unir forças se quiserem alcançar os próprios objetivos.

"Apenas os merecedores podiam se elevar. Antes, Priya tinha merecido"

Não posso negar que estava com altas expectativas para The Jasmim Throne, principalmente com tudo o de positivo que sempre fora apontado sobre a escrita da autora e sua forma de desenvolver os personagens inseridos na história. E, após ter finalmente adentrado em uma de suas obras mais amadas, estou eufórica para adentrar a Empire of Sand, principalmente após a mostra de sua escrita. Tasha Suri soube trabalhar muito bem para equilibrar cada pedaço de enredo que poderíamos ver através de seus personagens. Dá uma riqueza bastante estimada para a narrativa, trazendo uma sensação bastante positiva e vivaz sobre aquele universo. Nenhum dos personagens consegue soar entendiante, e cada um têm sua maneira de conduzir e trazer fragmentos da construção de mundo para a história.

"E ela estava brava por sequer sentir alguma coisa, por não ser forte o bastante para não sentir nada"

O sistema de magia é muito legal ? com l maiúsculo, aliás. O desenvolvimento da magia elemental e sua relação com o Hirana por muito tempo me deixou completamente imergida naquela história e em seus mistérios e tensões, principalmente as relacionadas a um certo acontecimento passado que afeta na vida de uma das protagonistas, que lida diretamente com os conflitos pessoais causados por essa magia. Seu arco lida muito com ela, aliás, e Tasha soube trabalhá-lo muito bem. Estou ansiosa para ver o desenrolar disso nos dois próximos livros.

"As lágrimas eram um tipo de arma, mesmo que fizessem sua raiva arder, se despedaçar e balançar dentro de si"

Malini também foi outra surpresa. Eu estava bem ansiosa para descobrir mais sobre a princesa e seus conflitos tão misteriosos, visto que só tínhamos uma visão limitada de sua mente conturbado. Quando seus capítulos começaram a tornar-se mais frequente, pude perceber o quanto achara o arco de seu personagem interessante e sua personalidade, desenvolvida. Embora o final ? tanto para ela quanto para todos os personagens da história ? quase tenha me feito tirar meia estrela da história de tanto que me soara mal encerrado, The Jasmine Throne com toda certeza foi um aquisição muito bem vindo para meu mês de leituras de Agosto.

"Não sabia se odiava aquilo ou duplicava por mais"

Espero que tenha uma boa leitura ?

Andressa864 08/08/2023minha estante
Senti as mesmas coisas

jAlia 08/02/2023

4 estrelas
vi algumas pessoas decepcionadas com esse livro pq ele é meio lento mas eu gostei bastante do plot e dos personagens, as coisas são bem desenvolvidas sem nada apressado. deixa BASTANTE coisa pendente p um próximo livro no qual acho q deve ter um pouco mais de ação e politicagem. achei a profundidade da personagem malini maravilhosa. mas obvio q podia ser mais empolgante entao vou dar 4 estrelas só

Julia5256 04/01/2023

te odeio booktok
queria ter começado o ano com o pé direto mas me decepcionei muito com the jasmine throne. sempre vi o booktok gringo falando muito bem dele mas eu esperava muito mais ?

o começo do livro (até um pouco depois da metade) é muito legal, e também gostei muito da inspiração da cultura indiana e do universo que a autora criou, MAS O FINAL É MUITO MUITO CHATO!! achei mega arrastado e só foi acontecer alguma coisa interessante de novo la pros 3 últimos capítulos.

os personagens são até legais (menos os homi, odiei todos) mas não consegui me apegar a NENHUM. além disso o romance tem zero desenvolvimento, chega da dó.

mas, apesar dos pesares, não é um livro ruim, só eu que sou chata ??

Andre.Pithon 21/09/2022

1.5

Existem vezes em que erramos na vida

Meu erro foi abrir as indicações do ano do Goodreads de fantasia, ver isso aqui e resolver ler, atraído pela óbvia inspiração indiana que sempre achei que poderia resultar em uma fascinante e única obra no gênero.

Acho que isso é o ponto positivo do livro, inspiração indiana. Tem uma mitologia ok, figurino diferenciado, todo mundo tem nomes provenientes dessa cultura. Legal, era o que eu queria. Ganhou o meio ponto que ganhou aqui. Agora que acabamos os pontos positivos, vamos lá.

Muita pouca coisa acontece nesse livro, o status quo do mundo variando quase nada do começo até o final. Ele promete mudanças, tentativas de tomar o poder, guerras civis, revoltas internas. Nada. Existem mudanças (pequenas) nos personagens, um ou outro coadjuvante inútil morre, mas o mundo não progride. O que seria super perdoável em uma novela mais curta, não nas quinhentas páginas disso aqui. O que seria super perdoável com uma prosa interessante e envolvente, não com a secura e tom monótono, cujos pontos mais interessantes eram "Oba, eu não conheço essa palavra, deixa eu jogar no google pra ver um vestido indiano legal". O que seria super perdoável se o romance prometido fosse envolvente e carregado de química, não entre as duas pessoas mais genéricas da história que imediatamente se apaixonam porque amor. Tanto coisa podia ter salvo esse livro, nada conseguiu.

O central romance se dá entre Malini, princesa do império hegemônico, presa pelo irmão - que é maligno a um nível quase cartunesco de ridículo - e Priya, que acaba tendo que lhe supervisionar durante o aprisionamento, e possui laços com o antigo monastério de um dos povos conquistados, e eventualmente começa a descobrir a herança arcana de sua cultura. E é sem graça, nossa como é sem graça. Não dá em nada, não resulta em diálogos interessantes, não tem um vai e vem saboroso de ler. Eu gosto de romance, acho que se bem feito é excelente, existe muito lugar pra alta fantasia romântica. Mas não assim.

É hilário como o livro tenta pintar ambas protagonistas como de moral dúbia, como se elas fossem personagens cinzas fazendo escolhas questionáveis, enquanto uma tá literalmente queimando seu dinheiro pra alimentar órfãos na rua. Acontecem os atos mais normais e justificáveis possíveis e geral começa a bater a cabeça na parede achando que são pessoas horríveis. "Ain, eu tentei ficar amiga dessa garota pra eu não ser drogada até a morte e poder impedir meu irmão psicopata de queimar metade das mulheres do mundo; será que eu sou um monstro manipulador??????"

Enfim, eu quase droppei esse livro na metade. Eu devia ter droppado. Mas queria ver se me dava um final decente pra eu poder justificar duas estrelas só pelo cenário diferente e a ideia - que ainda vou encontrar bem feita em algum outro lugar - de explorar culturas menos comuns no gênero. Mas não, não encontrei meu final decente. Encontrei 500 exaustivas páginas de romance ruim, personagens superficiais e entediantes (Bhumika é a mais próxima do decente, mas ela n consegue levar o livro nas costas em seus poucos capítulos), vilões exageradamente ridículos, drama político da mais baixa qualidade e, ao menos, um guarda roupa legal pro elenco. Yay.

BrunnagR 18/09/2022

Um world building de respeito
Não tenho muito que falar sobre esse livro, apenas que ele é digno de nota. A construção do mundo é muito bem feito e diferente de tudo que eu já li, misturando natureza com política e religião. Os personagens são bem complexos e envolventes. Confesso que no final dei uma leve travada na leitura, porém foi devido a estar na vibe de livros de romance.
Super recomendo.
Vamos ver o que Tasha irá trazer no próximo volume.

herfleurs 23/07/2021

"We'll always be angry if we remain chained to your empire."
Priya é simplesmente a personagem feminina de fantasia que eu sempre quis ler. Ela é tão bem escrita, o arco dela é maravilhoso. Tudo sobre ela é mostrado e faz total sentindo com tudo que foi sendo desenvolvido. Ela é extremamente empática, todas as conexões que ela forma durante o livro você pode sentir o quão ela se importa. Ela também é orgulhosa, forte, inteligente e poderosa. Nada disso foi derramado como um monte de informação, ou descrito por outro personagem.

A autora construiu um romance sem nenhum momento resumir para aparência física de ambas personagens.
Malini que é uma princesa da linhagem imperial, sendo assim extremamente privilegiada mas ainda diminuída por causa da sociedade patriarcal, conseguiu coisas enormes, juntar tropas etc e nenhuma parte disso a autora reduziu a aquela ambiguidade onde muitas autoras não conseguem criar personagens femininas manipuladoras sem se apoiar completamente na aparência delas. Eu não sei colocar isso muito bem em palavras mas pra quem isso também incomoda em outros livros vai me entender aqui.

Todas as narrações são importantes, eu fiquei receosa de que o príncipe sem nome (Rao) não fosse ter um arco bom, e confesso que queria mais dele, mas pelo menos na segunda metade do livro vemos mais profundidade.

As relações foram tão bem mostradas aqui, de sangue, de família, de conveniência. Bhumika também é uma das personagens mais bem aprofundadas que já li, ela literalmente tem várias camadas e todas são exploradas.

O romance meio slow burn é maravilhoso! O fato delas serem moralmente cinzas é perfeito. Malini é manipuladora e 100% disposta a conseguir o que quer, e ver ela usando Priya, mais de uma vez, é *chef kiss*

Uma das melhores leituras do ano, extremamente ansiosa para os próximos!

Mirella | @readingmirella 10/07/2021

não foi o que eu esperava;
e eu ainda estou tentando decidir como lidar com isso, é uma boa fantasia e a malini foi uma protagonista TÃO complexa e incrível de acompanhar, mas eu queria ter visto mais da pryia não sei. acho que eu estava esperando algo mais depois de ter gostado tanto de empira of sand, não foi um livro ruim num todo.

julia 02/07/2021

Resenha: The Jasmine Throne
Quero começar a resenha falando que Malini e Bhumika foram como sonhos que se tornaram realidade quando trata de personagens femininas em livros de fantasia. Todas as coisas sobre suas personalidades e jornadas de personagens e as decisões que tomaram durante o livro me fizeram sentir como se Tasha Suri tivesse entrado em meu cérebro e escrito tudo que eu sempre quis ver, desde protagonistas femininas em Fantasia. Eu amei elas e amei a escrita de Suri por me dar isso.

Com isso dito! O The Jasmine Throne foi uma leitura fantástica em todos os aspectos! Desde o início, fiquei intrigada com a construção do mundo e como Suri escolheu desenvolver os detalhes ao longo da história. O capítulo de abertura foi um choque da melhor maneira possível e eu sabia que teria uma jornada delícia de leitura desde aquele momento.

As múltiplas perspectivas também foram tão bem feitas! A história foi contada a partir de muuuuitos pontos de vista diferentes e Suri fez um trabalho maravilhoso dando a cada um vozes distintas. Cada personagem era complexo e bem desenvolvido e foi realmente divertido, como leitora, descobrir aos poucos quais eram seus objetivos e qual era o papel deles na história. Admito que fui um pouco indiferente a Priya, mas não de uma forma que prejudicasse minha experiência de leitura.

Eu também adorei a progressão da trama e como Suri lidou com as reviravoltas. O ritmo se manteve constante e não houve um momento em que eu estivesse entediada ou com vontade de largar o livro. Nenhum capítulo foi desperdiçado com informações que não precisávamos e cada cena tinha um propósito no arco geral do livro. Escrita excelente e consistente.

O final também criou algumas linhas de trama interessantes que tenho certeza que vão trazer muita dor de cabeça para todos, mas eu mal posso esperar por isso. Esta foi uma leitura incrível! :D
Larissia.Bezerra 28/05/2023minha estante
Não tem em português?