América Latina sob o Fogo Cruzado

América Latina sob o Fogo Cruzado Mary Jo Mcconahay

Resenhas - América Latina sob o Fogo Cruzado

douglaseralldo 23/05/2021

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE AMÉRICA LATINA SOB FOGO CRUZADO, DE MARY JO MCCONOHAY OU SOBRE IMPERIALISTAS SÃOS OS OUTROS
1 - Dividido em cinco partes e reunindo catorze capítulos interessantíssimos, América Latina sob fogo cruzado nos entrega um interessante material que por vezes fica nublado - ou mesmo negligenciado - quando se trata de Segunda Guerra Mundial. Isso a partir das intenções exitosas de McConahayde nos "apresentar a complicada história da Segunda Guerra Mundial na América Latina em narrativas conectadas, como azulejos em um mosaico que, visto em conjunto, dá uma imagem do todo";
2 - Outra intenção expressa no livro é a de tornar amplamente conhecida como se desenvolveu a história da Segunda Guerra na América Latina, inclusive partindo de uma premissa de que muitas das raízes de problemas contemporâneos, não apenas na região, mas globalmente, estão cravadas naquele tempo, sendo um dos exemplos citados certo triscar na ascensão e domínio da CIA, entre outros;
3 - E um dos detalhes positivos da leitura - para além do texto instigante que a autora confere seu estilo - está o olhar crítico com que a autora observa não apenas os vencidos, como também "vencedores". A bem da verdade, McConahay embora norte-americana, não deixa de olhar com suspeição especialmente para os Estados Unidos. No livro escolhas do durante e pós-guerra de certo modo podem fazer levantar uma pergunta, qual diferença em alguns comportamentos entre os aliados e o eixo. Isso não quer dizer que se relativiza ou questiona qual lado certo, mas posturas norte-americanas no exercício e decorrer da guerra é bastante provocativo e questionador;

site: http://www.listasliterarias.com/2021/05/10-consideracoes-sobre-america-latina.html

@zurcenila 01/08/2021

América Latina sob Fogo Cruzado
? Certa vez esbocei com minha irmã um projeto literário para priorizarmos livros com relevância história que nos ajudassem a visitar o passado, mas principalmente como uma forma de entendermos melhor nosso presente.
?Este presentaço que a Parceira Seoman me deu, proporcionou essa experiência já que a autora, uma conceituada jornalista, experiente em cobrir conflitos, nos faz enxergar muito além do que havia sido dito até aqui sobre a Segunda Guerra Mundial.
?O livro é dividido em 5 partes esmiuçando como a grande guerra sugou recursos de toda a América Latina.
?Além do que o próprio título já sugere, Mary nos faz passear por histórias como Santos Dumont e a aviação, a importância do petróleo mexicano para o Eixo (Japão, Alemanha, Itália) e a borracha amazônica para os Estados Unidos.
?Este livro é uma grande lupa para percebermos que a Guerra vai muito além das trincheiras. Soldados, armas, combustível e alimento não foram nossa única contribuição e você aprenderá isso lendo ?América Latina Sob Fogo Cruzado?.
?Se gostou dessa indicação, aproveite para conhecer outros títulos da editora Seoman! Em breve mais resenhas aqui no IG.

Camila Faria 07/09/2021

Segunda Guerra Mundial, esse tema que me parece quase inesgotável, ganha novos ares latinos nesse livro-investigação da jornalista Mary Jo McConahay, focado especificamente no papel fundamental da América Latina como fonte de recursos, riquezas diversas na forma de matérias-primas e espionagem. Basicamente é um livro sobre como fomos absolutamente (e vergonhosamente) explorados, tanto pelo Eixo quanto pelos Aliados, que viam a região como uma oportunidade de alimentar livremente suas máquinas de guerra. Histórias fascinantes e, ao mesmo tempo, revoltantes ~ confesso que eu ficava furiosa ao final de cada capítulo. São particularmente interessantes para o público brasileiro os capítulos sobre a exploração da borracha na selva amazônica (com destaque para a Fordlândia, projeto megalomaníaco de Henry Ford que desmatou mais de 10 mil quilômetros quadrados de floresta tropical), as visitas de Walt Disney e Orson Welles ao Rio de Janeiro e a participação de soldados brasileiros na tomada do Monte Castelo na Itália (uma mistura de drama com comédia pastelão). Um desses livros que a gente termina com a sensação de *porque eu não aprendi isso na escola?*.

site: https://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-30/

@li.varal 11/12/2021

Uma nova perspectiva da Segunda Guerra
A autora fez uma profunda pesquisa sobre as relações da América Latina com a Segunda Guerra Mundial. Revela desde história de espiões infiltrados em países latino-americanos até o impacto econômico e social sobre empresas alemãs e italianas. Conta a história de prisões de latinos nos Estados Unidos (em campos de concentração, nas palavras da autora) e também a participação dos pracinhas da FEB na Itália. Ouvi o audiobook no Ubook.

?O Brasil ajudaria a moldar o mundo pós-guerra. As cobras fumantes se tornaram invencíveis, tomando a cidade de Castelnuovo em 5 de março (?)? (cap. 12)

?Mesmo a palavra genocídio assume um tom particular na América Latina. Autores de uma série de crimes contra os direitos humanos são chamados genocidas. Certas palavras têm significados legais precisos, que segundo alguns peritos não se ajustam de maneira perfeita à violência latina? (cap. 14)

Helenzinha 15/01/2022

Resenha de América Latina Sob Fogo Cruzado
Mais do que nunca conhecer a história do mundo é de extrema importância para tentarmos entender os comportamentos sociais que temos.
Sinceramente, nunca gostei muito de saber sobre guerras, apesar de amar história, porquê saber sobre elas me obriga a saber as barbaridades que o ser humano é capaz. Mas em América Latina Sob Fogo Cruzado, a renomada jornalista Mary Jo McConahay traz a lado latino da guerra, o que é bastante interessante, uma vez que quase não sabemos qual foi a nossa participação nisso tudo.
Por exemplo, 25 mil soldados brasileiros foram guerrear na Itália e ficaram conhecidos como Cobras Fumantes. E para descobrir o porquê você vai precisar ler ?
McConahay não parou por aí, ela viajou por 70 países e traz a versão de grandes nomes da guerra, mas também de pessoas comuns. Ela mistura a ficção policial com a narrativa presente em livros-reportagens e nos prende em sua escrita.
Também gostei de saber que a participação brasileira na guerra rendeu a animação Você Já foi a Bahia? (1944) do Walt Disney e também Alô, Amigos (1942) do mesmo autor, isso porquê a mídia auxiliava a informar a população o que estava acontecendo e uma homenagem dessa ao Brasil mostrava que éramos aliados.
Bom, o livro traz outra porrada de informações bem interessantes e nos faz voltar tempo para conhecer exatamente como foi um dos períodos mais tenebrosos da história.
Mas diz aí, você gosta de história? Já sabia dessas informações?