As Ruínas da Abadia de Fitz-Martin T. I. Horsley Curties

Resenhas - As Ruínas da Abadia de Fitz-Martin

Renan Caíque 20/04/2021

As Ruínas da Abadia de Fitz-Martin
“Ruínas da Abadia de Fitz-Martin” (1801) de T. I. Hosrley Curties, narra a mudança de Sir Thomas Fitz-Martin e sua filha Rosaline para um novo lar que contém uma história sombria e assustadora: outrora lá era uma abadia, e um Barão perverso utiliza a transgressão de uma freira que lá vivia como ferramenta para conseguir ficar com a propriedade e transformá-la em sua própria morada. Mas após conseguir posse da propriedade, o Barão é atormentado pelo espectro da freira vagando pela casa. Depois de o Barão morrer, a casa fica desocupada durante muito tempo até que Thomas Fitz-Martin resolve se mudar para lá com sua filha Rosaline. O clima de suspense e mistério e os elementos góticos reinam neste conto: a abadia abandonada cheia de ruínas, um barão cruel, câmaras de tortura, fantasmas, etc. Rosaline é talvez a heroína da história, pois após ouvir os relatos sobre a freira, ela é a única com coragem suficiente para vagar por todos os cantos da casa à procura de alguma coisa sobre a antiga e misteriosa moradora, e descobre algo chocante. Ficam algumas dúvidas: quem afinal foi esta freira? E o barão? E o que aconteceu com Rosaline após o desfecho perturbador do conto? Algumas destas perguntas tem resposta no próximo conto: "A Freira Sangrenta do Mosteiro de Santa Catarina".

site: https://www.instagram.com/renan_tempest/

Nicolly RS 05/02/2021

História bem interessante e com um contexto diferente dos volumes anteriores. O fato de ter um livreto que complementa a história, contando o que tem no pergaminho torna a história mais instigante ainda!
@gabrielnscmt 06/02/2021minha estante
Me interessei só pela sua descrição

??

Nicolly RS 06/02/2021minha estante
Esses livretos são incríveis! E cada mês temos neles um prefácio que fala um pouco mais sobre o universo dos bluebooks góticos, eu recomendo demais apoiar esse projeto ?

@gabrielnscmt 06/02/2021minha estante
Maravilha, vou procurar saber mais sobre

Gárgula 24/02/2021

As Ruínas da Abadia de Fitz-Martin
Uma assinatura que você precisa fazer
Acabo a leitura de As Ruínas da Abadia de Fitz-Martin, de T. I. Horsley Curtis, e mantenho dessa forma minha indicação de que você, leitor interessado no gótico, não devia recusar a oportunidade de ser um assinante do Clube de Assinaturas Raridades do Conto Gótico, no Catarse.

Com tradução de Carlos Primati e apresentação de Cid Vale, este quarto blue book sem dúvida alguma engrandece ainda mais o repertório da série. Clique aqui para ler o que já resenhamos até então.

Ademais, vale lembrar que em nosso Clube de Patrocinadores, no Catarse, fazemos dois sorteios mensais destes blue books entre os nossos assinantes. Por isso seja um patrocinador também.

A cada livreto, uma aula
Quem nos acompanha sabe da minha admiração não só pelo trabalho tanto da Editora Sebo Clepsidra, assim como também dos esforços do incansável Cid Vale, na propagação da literatura gótica no Brasil.

Sua apresentação, assim como outras que encontramos em outros livretos, faz um apanhado histórico incrível. O valor destes paratextos certamente agregam demais aos livretos, sendo todos primorosos. Mais um motivo, sem sombra de dúvidas, para vocês buscarem assinar o Clube do Sebo Clepsidra.

Vale ressaltar que em cada livreto temos a indicação da bibliografia consultada. Este pequeno detalhe eleva o trabalho, tornando-o atrativo aos pesquisadores da área e mesmo aos curiosos, como eu.

Adentrando as páginas azuis
O texto é de 1801. Nele, descobrimos a história nefasta da Abadia. Os fatos remontam há mais de um século e, lá, pesam a corrupção, a tirania e a vilania.

Forçados a ajudarem um despótico Barão, os padres ficam sem saída, ainda mais quando a desonra de uma das freiras é posta como arma. O destino de todos, em especial da pobre Irmã Anna, se tornam funestos e o tempo o transforma em lenda.

Passados mais de cem anos, um novo herdeiro toma para si a gigante e maldita morada, reacendendo a memória daqueles que veem nas lendas algo além de simples histórias para assustar os mais crédulos. Se falar mais alguma coisa posso dar spoilers.

Considerações finais
Uma história incrível que não para por aqui. Você lê tudo louco pelo desfecho que termina com a maravilhosa frase “Continua no próximo volume…”.

Absolutamente espetacular a atmosfera de suspense criada, deixando o leitor atento não apenas aos vários elementos góticos, mas também ao terror de uma cena que dará arrepios.

Boa leitura para quem chegou aqui e nos vemos na conclusão desta história, na resenha de A Freira Sangrenta do Mosteiro de Santa Catarina.

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/02/23/as-ruinas-da-abadia-de-fitz-martin/

Luísa Anjos 07/06/2021

o livreto de janeiro do clube de raridades do conto gótico trouxe uma história na qual podemos notar, fortemente, a atmosfera e a ambientação gótica descritas para gerar nossa total imersão na narrativa. acompanhamos a mudança de uma família para as ruínas que lhe são herdadas, a entrada e exploração desse ambiente pavoroso, que há tempos perpetua toda a maldade e crueldade que ali ocorreram. acabei ficando bem envolvida nas descrições, ainda mais com o final, que engata no livreto seguinte, quando Rosaline encontra na masmorra um manuscrito que relata o infeliz destino de uma freira que ali foi aprisionada. percebi o quanto quero reler essa história enquanto escrevia essa resenha, gostei bastante

angeskoober 17/02/2021

O primeiro conto é bem uma introdução para o segundo, e apesar de ser dessa forma, a ambientação me fez ficar muito curiosa para chegar ao final, ainda mais por ter essa continuação.
A tensão que permeia toda a narrativa do primeiro e os detalhes que complementam o segundo conto (meu preferido até agora dos quatro que li), faz a introdução ficar interessante.
E o segundo conto mostra a crueldade do ser humano, mesmo que sejam pessoas que, em teoria, pela crença em Deus, deveriam ser compreensivas, perdoar os pecados. Mas não é isso que acontece.
Ao contrário, eles são os mais cruéis, podendo ser comparados com o diabo que tanto temem entrar em suas vidas.
Acho que o pior foi ver uma moça inocente sendo vítima de não só um vilão, mas vários. Cada pessoa que deveria amparar essa moça, só colaborou para a desgraça dela. E aí, o sobrenatural surge.
Como são contos, não vou falar mais. Para finalizar, estou adorando essa assinatura do Catarse, e poder conhecer obras góticas raras é uma experiência bem legal. Ansiosa pelos próximos contos!

Rinaldo 17/02/2021

Ruínas da Abadia de Fitz Martin
O que há de tão terrível num lugar...o que seu passado revela...um b.conto assombrado.

Débora Renata 14/03/2021

Surgem mais detalhes!
Neste podemos ter mais detalhes sobre a história da mansão e o que aconteceu com a mesma e a abadia onde foi enclausurada a pobre freira Ana, o livreto contém muitos momentos de descrições sobre o local que se retrata assombrado.
Ela deixa a gente, com aquela vontade de descobrir mais sobre o que aconteceu ali depois que o Conde morreu.
Seguimos para o próximo livreto para saber mais sobre essa história que está ficando cada vez melhor.

Rozana 18/08/2021

E é apenas o começo
Este conto narra como a Abadia caiu nas maos do barão e seus decendendentes e da abertura para o proximo conto que narrará a história da freira em si.

Kit 29/01/2023

Curti bastante a escrita desse conto, e essa vibe de freira, barão e afins, seguiu a msm linha do primeiro conto desta coleção. Vamos ver como vai ser a continuação ?

Lizzie.Alice 23/10/2023

Curto mas interessante
Sabendo que tem uma "parte dois" desse conto, é bem claro que esta parte não conta a história inteira.
É uma história de fantasma? É. Mas não tem tanta graça quanto poderia... Talvez tudo fique mais assustador na segunda parte...