Leopardo Negro, Lobo Vermelho

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

bellaslivros 19/02/2024

Surpreendente
O livro se passa na África onde há as mais diversas criaturas, bruxas, necromantes, demônios, metamorfos, deuses, reis e rainhas.
A história é uma aventura em busca de um menino desaparecido, na qual traz diversas reviravoltas pelos mais variados tipos de desentendimentos.

O que mais chama a atenção é de fato ser uma fantasia nada convencional, que vemos o protagonista o Rastreador ter diversos desenvolvimentos sendo eles quanto a gênero, sexualidade entre outros.

Com toda certeza, Marlon James, ao escrever leopardo negro e lobo vermelho, nos trás riquíssimas mitologias do povo do continente afriano, o que deixa a história cada vez mais interessante. Cada página se torna um universo desconhecido e fascinante.

Ana 26/01/2024

O começo do livro foi confuso para mim, as metáforas e o universo criado pelo autor são diferentes de qualquer outro livro que eu já tive contato. Demorei para entender o rumo que a história estava indo também. Porém, ao introduzir a missão sobre o menino, me animei com a história e me acostumei com a escrita do autor, que por vezes é bastante descritiva. O desfecho, apesar de ter sido cansativo, se alinhou com os acontecimentos da introdução. No geral, eu gostei da leitura, o desenvolvimento do livro é o seu ponto forte, e fiquei feliz de encontrar uma fantasia com tanta representatividade e referências à mitologia africana. Não é uma leitura fácil, exige paciência, mas vale a pena!

JL Marcal 30/11/2023

Incrível
Esse calhamaço é incrível. Em alguns momentos, o livro ficava bem lento, mas, na maior parte do tempo, era um livro bem dinâmico. Os personagens são cheios de nuances e o universo é bem rico. Recomendo demais!!

Silva 07/10/2023

Um ótimo pontapé inicial
Se você pegou esse livro achando que seria super dinâmico, com muita coisa acontecendo o tempo inteiro igual eu; sinto muito, pois é um livro totalmente diferente do que eu estava esperando pelo menos. Mas isso não significa que é um livro ruim, muito pelo contrário, é um livro incrível com diversos personagens bem construídos, mas eles estão longe de ser o brilho principal.
Quando eu penso no que mais me prendeu nesse livro, eu não consigo distinguir se foi a cultura bem diferente do usual em livros que leio ou os ambientes que também fogem ao usual das minhas leituras cotidianas.
A escrita do autor é louvável, conseguindo me colocar dentro das cidades, florestas, savanas e afins, por conter muitas descrições que, se fossem em livros da nossa cultura ocidental, seriam puramente encher linguiça. Essas descrições, nesse livro, nesse contexto e nessa cultura africana foram um grande destaque para ambientar locais e contextos locais, atiçando a curiosidade para saber mais a respeito do que acontece naquele dia a dia dos personagens.
A história, por ser uma trilogia, apresenta muitos conceitos e personagens que são desenvolvidos no desenrolar da trama, mas sempre mantendo algumas questões para as continuações. Ao terminar o livro, com um claro cliffhanger, eu senti que conseguiu finalizar muito bem esse primeiro arco e deixou apenas algumas questões para serem resolvidas futuramente.
O saldo do livro é muito positivo, me deixando com muita vontade de ler o próximo, porém vou segurar um pouco e aguardar o lançamento do terceiro para poder lê-los sem interrupção.

Alex390 09/08/2023

Diferente
Lobo vermelho leopardo negro é definitivamente diferente de tudo que você já leu.
Isso pode ser interpretado como bom ou ruim.

Eu achei desafiador e acabei tendo uma relação um pouco 50/50 com o livro. A história, a forma de escrita, os diálogos. Tudo ao mesmo tempo que desafiador e diferente, também era difícil, talvez até de uma forma não tão necessária.

Se decidir se jogar nessa história, meu conselho é insistir e tentar se acostumar. Vale a pena o esforço pra conhecer essa história com grandes acontecimentos, muitas batalhas e reviravoltas anunciadas e também ocultas.

Definitivamente é uma incógnita se tudo que vimos da perspectiva do Rastreador é verdade ou não. Mas, mesmo com essa dúvida, idas ao passado pra explicar um presente e até um futuro confuso, amores, batalhas, sangue e perdas, pode ter certeza de uma coisa. O Rastreador sabe contar uma boa história.

Erinia1 07/08/2023

Arrebatador? e a merda os Deuses!
Há muito tempo eu estava procurando um livro que fosse, no mínimo, visceral, mas também, real. E eu encontrei muito mais em "Leopardo Negro, Lobo Vermelho".

O elemento chave do livro é com certeza as religiões africanas e os costumes antigos que Marlon James descreve e utiliza. Foi fenomenal.

Marlon James é muitooo detalhista, o que não é nem um pouco ruim. Sua forma de descrever o local onde o personagem está é ótima. Claro que no começo foi difícil, mas logo eu me adaptei à narrativa. São detalhes que arrepiam a espinha, que te deixa tensa, surpresa, abismada, aliviada? é como o meme do Roberto Carlos: são tantas emoções que eu vivi.

Outro ponto extremamente relevante é que a história acompanha o ponto de vista de um único personagem. Às vezes, quando leio um livro em primeira pessoa, percebo que o autor não se deu o trabalho de fazer com que o leitor se importe minimamente com os outros personagens introduzidos. E lendo Leopardo negro, Lobo vermelho eu me liguei até a personagens que faziam coisas meio duvidosas, com passados sombrios? sério? eu até chorei quando alguns deles morreram.

Voltando ao ponto religioso e cultural, Marlon James tratou de questões de gênero de uma forma que eu nunca, até então, havia lido antes.

Assim? quando se começa a ler, pode se achar um desafio entender, só que aí você se dá conta da situação em que o personagem principal se encontra, e que ele está tentando se manter ao máximo vivo, distraindo seu captor. Essa parte de embaralhar o tempo e os contos foi uma jogada bastante inteligente.

EU AMEI ESSE LIVRO

P.S 1.: Intrínseca pelo amor dos Deuses! Apenas publique o resto da trilogia!!!!!!!! Nunca te pedi nada!!!!!!!!

P.S 2.: Tava aqui lendo algumas resenhas e fiquei abismada do tanto de nota ruim que esse livro recebeu, só por conta da violência!!!!!
Sério isso meu povo!!!! Sinceramente, o que uma pessoa espera quando pega um livro que "retrata" uma época antiga onde o que hoje é punível (de certa forma) antes era tida como normal?!?!?!?

P.S 3.: Aí quando vai ver o ser humano que deu nota ruim pra esse livro assistiu a todas as temporadas de GOT e ainda por cima leu os livros!

S_Sheep 15/07/2023

Não consegui passar da metade
É ruim gente, muito muito ruim, não sei se foi tradução ou se o autor também é ruim, não sei como ganhou prêmio.
Bella221 15/07/2023minha estante
Ok. Vou tirar da minha lista

sharacrstn 29/05/2023

Tenho sentimentos conflitantes com esse livro. Às vezes a leitura fluía bem, às vezes eu lia 50 páginas e parecia não ter saído do lugar. Acho que ele é muito maior do que precisava, e isso prejudica a história.

No mais, achei muito interessante o contato com uma fantasia africana e até curti alguns personagens. Achei que fosse favoritar esse livro, mas infelizmente não deu.
De todo jeito, foi uma boa experiência.

Mari 03/04/2023

Não acho que seja um livro ruim ou escrita ruim, apenas não deu certo pra mim. Como amante de fantasia e romance, nada me atraiu nesse livro, mesmo os elementos fantasiosos são extremamente reais e sombrios, mas não sustentaram a falta de apego que eu tive nos personagens. Todos insuportáveis, nada confiáveis e sádicos, o livro inteiro consiste numa busca eterna sobre um menino aparentemente morto mas essa busca tem tantas ramificações que deixa de ser interesante. Da metade pro final pulei várias partes pq já tinha ficado extremamente chato e eu não estava aguentando mais. É um livro pra quem gosta de senhor dos anéis, tem interesse no folklore africano e tem estômago forte pra aguentar as torturas, além de não se importar em apego aos personagens pq são todos nada confiáveis e chatos.

Gabriela 11/03/2023

Talvez não seja pra mim
Quanto toda a mística e culturas africanas, é realmente fascinante...não tinha consumido esse tipo de conteúdo antes.
A escrita do autor não me pegou...achei bem maçante e repetitiva...eu que, por vezes, leio deitada, tive sono.
Tem muito sexo...ok...mas achei MUITO, inclusive em partes que não precisariam ter - até onde li...
Sei lá...talvez não seja pra mim...

Doug 09/03/2023

Confuso,envolvente,colorido,incrível.
Eu não tenho palavras pra descrever a experiência incrível que foi esse livro. No começo tava muito confuso por causa da escrita,mas depois eu me acostumei. O livro deixa em aberto se o que o Rastreador falou era verdade,enfim. Fiquei muito triste com as mortes que tiveram,me apeguei aos personagens. Resumindo, livro incrível

Maria 25/02/2023

Incrível
Uma história envolvente que, apesar das quase 800 páginas, te prende do início ao fim e não fica cansativa.

Evelyn 05/02/2023

E isso é tudo e tudo isso é verdade
Leopardo negro e lobo vermelho é um livro maravilhoso. É uma história e como todas as histórias, segue por caminhos diferentes e inesperados com personagens tão diferentes e inesperados quanto.
É um livro para se ler devagar, com ênfase que às vezes pode ser bem difícil de entender o que se diz, saborear a história e soltar a sua imaginação. Com monstros, deuses, bruxas, gigantes e ninfas esse livro se tornou um grande companheiro para as minhas noites e me deixou com vontade de aprender mais sobre esse universo vasto e interessante das mitologias do continente africano.

ingridrad 19/01/2023

Loucura, loucura, loucura
Livro completamente maluco, essa é a melhor forma de resumir.
Parecia que não ia acabar nunca, a história derrete o cérebro, mas é tão intrincada e cheia de ramificações que é surpreendente como o autor conseguiu fechar as lacunas.
Por mais que eu tenha me irritado DE MAIS não tem como não dar 4.5, porque toda vez que eu pegava pra ler, por mais doido e metafórico que fosse, foi uma leitura incrível. Só não foi 5 porque até eu tenho limite para passar pano pra livro que parece um poema gigante.
Ps: há várias formas e significados diferentes para a palavra Koo nesse livro, divirta-se (se tiver um humor 5° série que nem o meu).

à Lucas 09/01/2023

Fascinante!
Chega até ser difícil falar sobre esse livro maravilhoso. Para quem gosta de algo audacioso e ás vezes até chocante no estilo de As crônicas de gelo e fogo, vai amar esse história. Envolto ao folclore africano, esse livro é uma fantasia viciante. Amei 5/5.

1 | 2 | 3 | 4