Campo Geral

Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas -

Maria 18/01/2023

Ternura e lágrimas...
Que forma bela, poética e profundissimamente comovente de descrever o luto de uma criança. Miguilim, Miguilim, você estará para sempre em meu coração, meu amor! Quanto sentimento em um coraçãozinho ainda tão jovem. Cá entre nós, um dia já fui uma criança assim como você, meu heroi.
Durante muito tempo eu acreditava que Guimarães Rosa fosse um autor superestimado, mas quem escreve uma lindeza de livro como esse é, de fato, um gênio.
Lindo, lindo, lindo!!!

Maria 31/12/2022

"É (bobo) não, Miguilim, de jeito nenhum. Isso mesmo que não é. Você tem juízo por outros lados..."
Eu pensei muito se eu deveria fazer outra resenha desse livro, que eu reli esse ano pra fuvest de novo, mas aí eu pensei que eu pudesse ter uma visão totalmente diferente do livro e foi assim que essa resenha surgiu.
Assim como no ano passado, Campo Geral se consagrou como a minha leitura preferida da fuvest. Eu não sou leitura assídua de clássicos, mas dos poucos que eu já li, posso dizer que o Miguilim é o meu protagonista preferido de todos eles, e um dos meus preferidos de todos os livros que eu já li. Ele é um menino que, pra mim, representa as crianças e a ingenuidade que a gente tem enquanto cresce, e vai perdendo aquela faísca de felicidade que tinha conforme vai crescendo, porque o mundo não é o melhor lugar do mundo e coisas ruins acontecem. Eu me conectei >demais< com ele e com o Dito (inclusive, que amizade linda a desses dois irmãos que tanto mereciam mais tempo) nas duas leituras, e eu imagino um final fictício em que os dois estão bem e felizes na minha cabeça.
Campo Geral não é a história mais feliz de todas e talvez não vá ser a tua história preferida, mas é uma das melhores desse ano da fuvest e uma das que a leitura é consideravelmente mais fluida que as outras, junto com Quincas Borba e Nove Noites.

Ana Brison 23/05/2022

Miguilim, Miguilim
Miguilim é filho de uma família humilde que mora no Mutúm. Seu irmão e melhor amigo, Dito, o acompanha para todo lado na vida da roça.
Uma história simples, mas ao mesmo tempo profunda, doída.
Demorei muito para me conectar com a história, mas valeu a pena insistir.

Clarice174 26/12/2021

Cresci junto com Miguilim
Imensurável o quanto esse livro é lindo! Por causa da faculdade acabei lendo esse livro e foi um dos melhores lidos em 2021! A história de Miguilim é comovente e nos faz rir e chorar em diversas partes do livro, é emocionante crescer junto com Miguilim e entender tudo que ele passou vivendo no campo. Sofri com ele por todas as suas perdas e comemorei com ele suas vitórias.