Wither

Wither Lauren DeStefano

Resenhas - Wither

Amandha 01/12/2010

E se você soubesse exatamente quando você fosse morrer?
Graças à ciência moderna, cada ser humano se tornou uma bomba-relógio da genética - homens vivem somente até os vinte e cinco anos, e mulheres vivem apenas até os vinte. Nessa paisagem desolada, jovens garotas são sequestradas e forçadas a casamentos polígamos para manter a população de extinção.
Quando a garota de dezessete anos Rhine Ellery é tomada pelos Gatherers para se tornar uma noiva, ela entra num mundo de riqueza e privilégio. Apesar do genuíno amor que seu marido Linden sente por ela, e uma tênue confiança entre as outras esposas, Rhine tem um propósito: escapar - para encontrar seu irmão gêmeo e ir para casa.
Mas Rhine tem mais do que a perda da sua liberdade para lidar. O excêntrico pai de Linden está empenhando em descobrir um antídoto para o vírus genético que está perto de levar seu filho, mesmo se isso significa coletar cadáveres para testar seus experimentos. Com a ajuda de Gabriel, um criado que ela confia, Rhine tenta se libertar, no tempo limitado que lhe resta.

O lançamento de Wither está marcado para o dia 21 de março de 2011.

mais aqui: www.shelfjunkies.tumblr.com

Naty 17/10/2010

lançamento (:
Whiter será lançado em março de 2011 !!!

Jessica 06/09/2015

No começo do livro, somos apresentados à protagonista e narradora Rhine, de 16 anos, que mora em uma Manhattan pós-apocalíptica com seu irmão gêmeo Rowan. Antes de morrerem, seus pais eram o que eles chamam de “primeira geração”: com estudos de engenharia genética, essa foi a geração chamada de perfeita, livre de doenças e anomalias, podendo viver por muito tempo. O problema é para todos os filhos que eles tiveram, pois as mulheres não podem passar dos 20 anos nem os homens dos 25. Então os mais pobres começam a ficar bem mais pobres porque, bom, ninguém vive tanto tempo assim, não há trabalho, não há comida e tal. As crianças e adolescentes não estudam mais, não sabem mais nada sobre o mundo ou o que ele costumava ser, porque não vivem tanto tempo para poder aproveitar ou passar adiante esse conhecimento. Já os mais ricos vivem de arquitetura, pra tentar colocar algo no mundo que dure, ou da ciência, tentando descobrir uma cura.
Alguns ricos da primeira geração ou seus filhos acabam indo atrás de casamentos poligâmicos, para ter mais filhos para usar como cobaias na pesquisa. Para isso, muitas das meninas são raptadas por um grupo de “Gatherers” e escolhidas pelos futuros maridos. É o que acontece logo no começo. Rhine é sequestrada durante seu sono, jogada numa van com um monte de outras garotas que passaram pelo mesmo, todas depois exibidas para um rapaz, Linden Ashby. Ele escolhe Rhine e mais duas garotas (Cecily, um pouco mais nova, e Jenna, um pouco mais velha) e as compra do grupo de sequestradores. Enquanto ele e suas novas três noivas são levados à limousine, as que “sobram” são levadas de volta à van. E mortas, com um tiro cada.

Lela Tiemi 08/04/2018

Os órfãos Rhine e Rowan Ellery são irmãos gêmeos de 16 anos que lutam para sobreviver no que sobrou do mundo. E sobrou muito pouco. Tudo o que restou do planeta foi os EUA; o resto do mundo simplesmente não existe mais.
E, as mudanças não param por aí, graças à ciência moderna os seres humanos desde o nascimento têm seus dias contados: os homens vivem até os 25 anos e as mulheres até completarem 20 anos de idade. Trata-se de uma consequência da mudança genética que livrou a humanidade do mal do câncer e diversas outras doenças. Contudo, todos os que nasceram após esta primeira geração possuem uma bomba-relógio: contaminados por um vírus que ninguém consegue encontrar a cura.
Por esta razão, meninas já em idade de reprodução são capturadas pelos "Coletores" e compradas por homens ricos que as obrigam a viver em um casamento polígamo cujo objetivo é preservar a humanidade da extinção.
Além disso, há um grande número de crianças órfãs, já que seus pais morrem muito jovens – algumas são criadas em orfanatos, outras vivem nas ruas e lutam para sobreviver como podem, mas todos de qualquer forma são obrigados a se tornar adultos mais cedo já que possuem tão pouco tempo de vida. Mas este não é o caso de Rhine e Rowan. Seus pais faziam parte da primeira geração e eram cientistas que lutavam pela cura do vírus, mas foram mortos pelos naturalistas – os que acreditam que os serem humanos não devem mais se envolver em experiências e se conformar com as coisas como estão. Desde que perderam os pais, os gêmeos vivem sozinhos em sua casa, cuidando um do outro. Até Rhine ser capturada e vendida.
Obrigada a casar com Linden Ashby e a conviver com suas outras duas esposas, Elle e Cecily, que são “sisters-wives” (esposas-irmãs) de Rhine. Apesar da vida confortável na mansão, do genuíno carinho que Linden nutre por suas esposas, especialmente por Rhine, e da amizade que cresce a cada dia entre as elas, o único objetivo de Rhine é fugir e voltar para a casa e seu irmão Rowan. O maior impedimento encontrado por ela não é apenas os muros, mas principalmente o poderoso e impiedoso pai de Linden. Um homem poderoso e inteligente que faz parte da primeira geração e que procura incansavelmente pela cura do vírus.
Com a ajuda de um serviçal, Gabriel, por quem se sente cada vez mais atraída, Rhine planeja fugir e aproveitar os poucos anos que lhe restam de vida em liberdade.

Apesar de a história ser muito interessante, a sensação durante a leitura que nada acontece é constante. Isto por que este não é, definitivamente, um livro de ação e aventuras, mas um drama psicológico. Praticamente a história toda acontece pelos pensamentos de Rhine: ela se lembrando do irmão, dos pais, da infância; questionando a vida e o amor, a doença e a morte, a liberdade, e analisando as dificuldades de ser livre contrabalanceada com o conforto de viver naquela prisão. Ainda assim, a liberdade é algo muito valioso, especialmente para quem tem tão pouco tempo de vida. Mas são poucas as tentativas de fugas de Rhine que passa a maior parte do tempo devaneando do que agindo ou planejando.
O romance é morno demais. Nem Gabriel, nem Linden me agradaram o suficiente. E química nesta tentativa da autora deste triângulo amoroso, definitivamente não funcionou. Senti falta de mais testosterona nos dois personagens. Linden é ingênuo e bondoso demais e Gabriel é muito submisso.

O que eu realmente gostei na história foi a relação entre as esposas. A amizade entre elas é genuína e chega a ser tocante. Cada uma delas tem personalidades distintas e possuem suas próprias histórias, mas estão ali naquela mesma situação, e então aprendem a conviver, a confiar e até a amar uma a outra como verdadeiras irmãs depois de certo tempo.
O desfecho da trama não chega a ser surpreendente, mas fiquei curiosa quanto às possibilidades deixadas para a continuação. Então, sim, quero ler o próximo livro desta trilogia. E tenho esperanças de que será melhor do que este.

Nati 01/03/2021

DNF - 30%
Esse livro até tinha potencial - a narrativa da autora é fluída e te prende, tem algumas coisas aqui que, se desenvolvidas, seriam o ponto alto dessa história e dariam excelentes plot twists. A ideia do vírus, de como isso tudo aconteceu, se de fato tem uma cura e estão procurando por ela ou é uma forma de controle...enfim, são perguntas que no início me prenderam ao livro. Até eu perceber que o foco da autora nunca foi isso, e sim no romance (na verdade, possível triângulo amoroso) que viria a ser desenvolvido para a protagonista e o debate entre o amor, a estabilidade/conforto, e a liberdade. E isso, junto com os vários clichês em que essa história cai, começou a me fazer perder o interesse.

Misture isso com uma protagonista que muda de opinião e sentimento a cada parágrafo, personagens que parecem não ter muita personalidade e não se destacarem em nada, e interesses amorosos que não tem um pingo de química com nossa mocinha e uma história que passou do primeiro quarto e nada aconteceu, e aí realmente, por mais que tenham pontos aqui que poderiam salvar o livro e me fazer pelo menos terminar esse primeiro volume, eu joguei pro alto mesmo.

Livros.da.Sofia 27/08/2023

É uma distopia bem levezinha, deu-me um pouco vibes de A Selecção, mas menos viciante.
Esperava algo mais.