Manual Politicamente Incorreto do Capitalismo

Manual Politicamente Incorreto do Capitalismo Robert Murphy

Resenhas - Manual Politicamente Incorreto do Capitalismo

Marcella.Pimenta 13/02/2022

O que seria de nós sem o capitalismo "malvadão"?
O livro é politicamente incorreto por 2 motivos. O primeiro é porque o capitalismo (nome que Marx deu ao livre mercado para demoniza-lo) proporcionou uma melhor condição de vida humana, a nível global.

O segundo é porque o autor não "vende" o capitalismo como o resolvedor de todos os problemas da humanidade. Diz apenas que é a forma mais lógica e melhor, já que a opção é o Estado.

Até a metade, traz boas informações gerais sobre economia, aí depois foca muito nos Estados Unidos e fica bem maçante pro leitor brasileiro.

A principal lição é a seguinte: como seria a sua vida se você não pudesse "trocar" qualquer habilidade sua (um serviço ou um produto) por dinheiro? Teria que ser autossuficiente, certo? Produzir tudo o que for comer, vestir, usar... No fim, a base do capitalismo são trocas voluntárias para que cada um venda o que tem e compre o que quer.

Thayane Oliveira 16/06/2021

Um livro que todos deveriam ler
Este é um livro que destrói a nossa visão da intervenção do governo, aprendi que eles não são bondinhos como parece na sua eterna luta em "favor do pobre".
Muito se tem dito contra o capitalismo, globalização e livre-mercado, mas quanto destas discussões são baseados em inverdades e estatísticas infladas.

Betha 22/10/2021

Capitalismo
Pra quem acha que o capitalismo é vilão, recomendo a leitura, uma a uma as mentiras de que o estado é mais eficaz do que a iniciativa privada são derrubadas num texto de fácil entendimento.

@estantedamolina 05/07/2022

Leitura para estudo.
Primeiro lido para o curso 2.0 Campagnolo
Diversos aprendizados e me surpreendi por gostar de ler um pouco sobre assuntos de política.

Lara 08/11/2021

Uma aula!
Esclarece mentiras que envolvem o capitalismo com exemplos de tão fácil compreensão que qualquer leigo em economia entende.

São 16 capítulos dentre eles: capitalismo, economia, meio ambiente, pão e circo, empresas? todos eles já vem com um resumo logo no início bem auto explicativo.

Ele é bem liberal e Algumas soluções do autor não foram colocadas em prática então não dá pra achar que tudo é regra! Mas sempre bom estudarmos os dois lados da mesma história.

Você provavelmente vai passar a exaltar o capitalismo depois dessa leitura!!?

Reginho 26/07/2022

Base americana.
O livro tem conceitos interessantíssimos sobre economia, inclusive para quem não domina o tema. No entanto, por ser um autor americano, a leitura traz inúmeros exemplos norte-americanos, o que pode tornar a leitura um pouco arrastada em alguns momentos. De qualquer modo, é um bom livro.

Giovanna.Pereti 16/12/2022

Era pra ser direcionado aos leigos, mas?
A série ?manual politicamente incorreto? é maravilhosa pra desmistificar algumas concepções mais disseminadas sobre determinados assuntos, e ele traz explicações ótimas contrariando tais concepções. Embora em alguns trechos bem complexos e minuciosos com teorias macro e microeconômicas, ele cumpre o que promete.

Anny.Milher 16/01/2023

Difícil
O livro parece que está em um looping chato e interminável.
E por ser um livro norte americano, e eles terem todo aquele sentimento de que eles são o centro do mundo, só fala da economia deles, oq é muito difícil pros brasileiros pq a maioria de nós não entende a economia do próprio país, quem dirá dos outros kkk.

D'Ant 24/02/2023

Desmistificando o Capitalismo
O Manual politicamente incorreto vem como um guia desmentindo muitas falácias sociais e econômicas ditas para manipular as massas menos privilegiadas contra um sistema que evoluiu de acordo com a ascenção do comércio e economia mundial. Coloca em perspectiva os principais pontos sobre: Comércio de livre mercado; Cotas raciais; Cotas por sexo; Escravidão; Trabalho infantil; Políticas Ambientais; Comunismo e Socialismo; E Estado Religioso. Traz muitos livros auxiliares, estudos e artigos sobre o quão tendencioso são as questões "humanitarista", "ambientalistas" e "naturalistas". Demonstra vias alternativas que são ignoradas apenas por não favorecer certas ideologias políticas partidárias, que tendem a decidir o que é ou deixa de ser correto, como uma ditadura de pensamento. E rechaça tudo que é contrário a sua crença política.