Borboleta

Resenhas - Borboleta

Kamilla 24/10/2022

Meu primeiro livro 'pesado'
Resenha de releitura - 24/10/2022

Começo dizendo que esse livro deixou algumas marcas eternas no meu subconsciente, ele foi o meu livro de transição da literatura mais infantil e segura para uma literatura que começasse a tratar de temas que provocassem o meu desconforto. Eu peguei essa coleção na biblioteca do ginásio, então vou estipular que minha primeira leitura foi com 11 ou 12 anos.

O primeiro livro da série órfãs nos apresenta Janet, que depois de anos de espera, finalmente sai do sistema de adoção para fazer parte de uma família, mas desde o início fica claro que nem tudo serão flores.

A nova mãe de Janet teve uma brilhante carreira no ballet permanentemente interrompida após um acidente de carro que a deixou paralítica, e desde o início deixa claro que o seu plano é ter uma nova 'prima ballerina' na família.

A obsessão de sua nova mãe torna a história progressivamente mais desconfortável, pois fica claro que qualquer amor que Janet possa receber é condicionado a sua obediência cega e ao seu desempenho como bailarina.

O livro também mostra o novo pai, que por mais que demonstre interesse em Janet se torna omisso e permite o comportamento abusivo da esposa, a exposição de Janet a situações de assédio sexual, preconceitos e a cena de primeira menstruação que me traumatizou por anos.

Foi muito bom reler o livro, lógico que hoje em dia eu noto algumas incoerências, como a rapidez da adoção e a falta de um acompanhamento da situação de Janet por algum assistente social, mas a história ainda manteve a sua força em mim, tudo que eu queria era entrar no livro e proteger a Janet.

Provavelmente a minha nota é mais pelo valor sentimental do que pela escrita em si, mas eu sei que algumas cenas vividas por Janet irão morar no meu inconsciente para sempre.

"Quando as pessoas envelhecem, perdem a memória. Assim, não se lembram do que não podem mais ter." [p.155]

Harryeeu 15/01/2022

Releitura depois de 10 anos
Eu amei esse livro quando tinha 12, e amei agr com 22.
Fiquei com uma memória muito forte dele e sempre guardava ele na expectativa de conseguir os outros livros da coleção, consegui recentemente todos e reli esse, continua muito bom
As emoções foram as mesmas e queria muito que fosse mais reconhecido, é uma história muito triste... Tudo que Janet passa pra ter uma família é triste demais.
Lembro que já li o Crystal, vou reler pq n lembro muito bem e é isso, livro muito bom
Queria recomendar pra muita gente mas infelizmente não se acha fácil e não tem ebook :(

Limão 25/07/2014

Tenso
Apesar de muitas reclamações sobre o fim da obra, Foi exatamente porque terminou daquela forma que fiquei tão entorpecida. Eu realmente não esperava aquilo.
A obra é tensa o tempo todo, li em poucas horas pois queria muito saber o que poderia acontecer com Janet, e o fim não poderia ter sido mais inesperado. Durante a leitura fiquei formulando diversos finais, e se tivesse qualquer final previsível talvez eu não tivesse gostado tanto...

Jull 11/06/2014

Felícissima!
Não posso acreditar!!! Li este livro no colégio e faz tanto tempo que não me recordava ao certo dos nomes, portanto nunca os encontrei... até hoje

Jobita 07/03/2013

Uma lagarta!
Digam o que disserem, Jardim dos Esquecidos é original e perturbador. Até o quinto volume da série, não não muito digno de nota entre o terceiro e o quarto, embora o quinto tenha lá seu brilho.

Eu comecei de má vontade aquela série finalizada por uma uma escritora contratada para este fim, mas, realmente, minhas expectativas foram substimadas. Borboleta não é fraco; é anêmico!
O tipo de livro que você continua a ler porque é compulsivo, mas sabe que de lá não vai sair nada digno de nota. é isso. Borboleta é uma lagarta. Mulheres autoritárias, homens submissos, como é o padrão da autora. Dominação de uma tirana sobre todos os outros personagens da narrativa e pouco mais... U nada mais.
Francamente, a família deve estar muito ávida de notoriedade, para pagar pra uma pessoa detonar desse jeito uma obra inacabada.
V. C. Andreus podia não ser literária, mas medíocre desse jeito, jamais.

Elaine 27/02/2013

DECEPCIONANTE
queria saber o que se passa na cabeça de um autor pra tranformar um livro que tinha tudo pra ser INCRIVEL, num desastre absoluto.

esse livro conta a historia da órfã Janete que sempre sonhou em ter um lar. sempre foi motivo de piadinhas por seu fisico tão franzino. sempre sofria bulling dos colegas de orfanato que diziam q não seria adotada porque ela parecia doente.

um dia seu mundo enche de cor qdo um casal resolve adota-la. mal sabia ela que era preferível ter ficado no orfanato.

sua mãe adotiva era uma ex bailarina mt talentosa e dedicada q teve sua dança interrompida por causa de um grave acidente de carro deixando-a em uma cadeira de rodas.

essa louca resolve adotar Janete não para ama-la como filha, mas sim transforma-la no que ela não podia mais ser. ela tranforma a vida da menina no verdadeiro tormento de ensaios. Janete até q tenta, tadinha.

o panguá do marido até que tenta defender Janete, mas sua culpa é tão grande por causa do acidente da mulher que ela acaba vencendo todas as discussões.

o livro tinha tudo pra ser perfeito. um tema ótimo, como uma mãe q projeta na filha aquilo que ela não conseguiu ser, mas infelizmente não emplacou. FINAL DESASTROSO.

sarahlee 20/11/2009

Borboletando...

Layany.Braga 25/08/2009

emocionate!!!!
confesso que quando vi o livro não me interessei muito,mas quando começei ler não parei mais,li em dois dias,simplismente amei e não conseguir conter as lagrimas....vou aguardar ansiosa pelos proximos da serie.
Elaine 27/02/2013minha estante
vc sabe me dizer se tem continuação da história....detestei o final!!

Layany.Braga 03/03/2013minha estante
Tem sim, acho que são 6 livros ao todo.

Harryeeu 15/01/2022minha estante
Conseguiu ler os outros? Eu li quando tinha 12 anos a primeira vez, e agr com 22 consegui achar todos e comprar, vou ler o Crystal e ansiosa pra ver a série toda

Layany.Braga 17/01/2022minha estante
Eiii, não li. Mas quero reler esse livro e dar continuidade na série. Me fala se você gostar dos livros. ?