Uma biografia da depressão

Uma biografia da depressão Christian Dunker

Resenhas - Uma biografia da depressão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lenas 06/10/2021

Uma leitura boa, muito informativa, mas também bem cansativa.
Talvez seja uma leitura mais proveitosa/prazerosa para quem trabalha com psicologia.
Foks Petro 10/08/2022minha estante
E pra quem quer fazer psicologia?

Lenas 22/12/2022minha estante
Imagino que sim também

Jakee 04/05/2023

A Biografia da Depressão
Essa leitura foi de extrema importância pra mim.
Conhecer mais sobre essa doença é muito importante num todo.
Nesse livro conta como surgiu a depressão, quando, onde e ainda o que fazer para evitá-la e contê-la. Também conta como ameniza-lá e como agir com pessoas que tenham essa doença.
Esse livro nos alerta muito sobre os sintomas e quando devemos agir ao reconhecer os sintomas em alguém, também mostra as muitas faces que a depressão tem. Esse livro é muito valioso, quem tiver a oportunidade de ler, LEIA! É simplesmente COMPLETO!

Luhran 20/04/2021

"Há um fato para se considerar aqui: a resiliência"
Para entender melhor uma das doenças que mais alastrou o mundo na última década, Christian Dunker trará a Depressão em seu livro como uma forma real. Uma entidade corporal para que possa ser biografada.

Em sua primeira parte, uma grande introdução histórica é relatada desde os textos de Darwin em 1871 até 2015 com a animação Divertidamente que faz mérito a uma nova versão de uma Anatomia da Depressão.

Com depoimentos que discutem a origem da Depressão, são os antecedentes da melancolia e da tristeza que sobrecarregam a maior culpa do estado atual da felicidade depressiva. Mas é quando a mente se identifica e fala de si mesma seguindo um vocabulário depressivo, que os alertas de que “isso não significa que se trata de um quadro fantasma, mas de um quadro muito real, em certo sentido excessivamente real, no qual sua verdade perdeu a força de transformar a si e ao mundo do qual se padece” precisam ser notados.

Mas o que realmente faz jus ao título de biografia, inicia-se no capítulo nove, quando Christian Dunker entrevista a Depressão questionando-a com dúvidas que hoje, estão em todos os lugares. Dentre elas:

Quem é você?

Desde quando você se define como doença?

Quais são as reações químicas do cérebro que caracterizam a depressão?

A OMS divulgou que, em 2030, a Depressão deve ser a doença mais comum no mundo. Como entender esse quadro?

Encerrando sua análise aprofundada sobre o caos que a depressão se tornou, o autor ainda relata o crescimento abundante de casos durante a pandemia do Covid-19 onde é praticamente impossível não se sentir triste ao ver o mundo desmoronando-se. Aborda a depressão de fim de ano e também a depressão política, que se pararmos antes para pensar somente em seus títulos, encontraríamos as respostas da causa.

Se dados apontam que em 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo, independentemente de gênero, idade, nacionalidade e outros, você saberá como combatê-la?

Uma Biografia da Depressão é um livro de autoconhecimento que precisa ser notado e lido para que possamos entender o atual estado das emoções em nossa volta.

site: https://www.instagram.com/p/CN5x_D3Azvr/?utm_source=ig_web_copy_link

Adriana Scarpin 05/11/2021

Livros salvam vidas é uma expressão bem clichê, mas li esse especificamente numa semana em que estava com intensas ideações suicidas e encontrar uma perspectiva analítica para o que eu estava passando foi acalentador, mesmo eu própria tendo formação em psicologia e lido milhares de páginas a respeito anteriormente.
É por isso que amo a psicanálise, ela nunca me decepciona intelectualmente como outras abordagens da psicologia, é uma mistura de sentimento inteligível com saber-fazer analítico que nutre cérebro e alma e o Dunker é sempre um mestre nisso.

Joicereja 17/09/2023

Uma biografia da depressão.
A ideia desse livro é trazer a Depressão como uma personagem fictícia para uma entrevista (Cap. 9= O MELHOR!), mas vai muito além disso.

Tópicos de quando a depressão surgiu, quais seus antecedentes e fatos históricos, quais sintomas acompanha esse transtorno e seus possíveis tratamentos, como ela afeta nosso sono, alimentação, sexualidade, qualidade de vida, quem foram e são seus médicos e teóricos, escolas da psicologia, as estatísticas relacionadas a ela, etc.

Eu sempre quis ler uma obra do Christian, ele é um baita profissional da área (deve ser o nome mais famoso da psicologia atual no Brasil), além de ser acessível ao público pois está na TV, no YouTube, nas universidades, podcasts, etc. Eu, particularmente, me interesso muito por esse tipo de conteúdo.

Li em pleno mês de Setembro, que ocorre a conscientização para a valorização da vida.

Enfim, é sim uma leitura densa. A escrita acadêmica pode ser confusa para quem não está familiarizado. Mesmo assim, Psicologia é Psicologia, e vale a pena ler esse livro só pela ideia de trazer um transtorno mental à vida. Está disponível no Kindle Unlimited.

#Psicologia #SetembroAmarelo
Fabio 20/09/2023minha estante
Adorei a resenha, Joice!???

Fabio 20/09/2023minha estante
Já coloquei na minha lista!!

Dandara 07/07/2022

Uma biografia da depressão
Sou grande admiradora do psicanalista Christian Dunker, acompanho seu canal do YouTube e suas colunas no Zero Hora, mas, ainda, não tinha lido nenhum livro seu. Começar com "Uma biografia da depressão" foi uma dessas casualidades que nos surpreende, o livro traduz, em boa parte, o que estamos sentindo desde 2018, agravado por dois anos de pandemia. Trazendo todo um histórico dessa soneca cada vez mais frequente, nos proporciona reflexões e reconstruções de um tema tão recorrente e tão mal interpretado. Mais que uma recomendação, vejo uma necessidade na leitura dessa obra.

Vinicius 24/01/2023

Cansativo
Christian Dunker assume um risco grande aqui: entender a depressão como uma entidade e contar sobre seu nascimento e seus ancestrais. Já no começo explica a complexidade de sua função, a personagem principal não foi exatamente igual ao longo de toda sua existência e nem se apresenta com um único rosto.

Para mim os pontos altos foram
- entender como o contexto político-social pode interferir no surgimento ou potencialização dos transtornos nos dias de hoje
- o papel da psiquiatria na explicação das causas (sequestrando o poder de ação do indivíduo)
- e a dificuldade hoje em compreender o que vem antes, o sintoma ou o remédio.

Já outros pontos prejudicaram minha experiência.

Na introdução o autor dá a entender que fez um livro para o grande público, mas a execução falha ao manter a discussão muito acadêmica e pouco palatável. Meu conhecimento em psicanálise é quase nulo e tive que buscar vários textos de apoio para tentar entender os pontos levantados.

O capítulo de entrevista com a Depressão não me pareceu em quase nada uma entrevista (começou bem, mas desandou rs) e o capítulo de Brás Cubas deu a impressão de que já existia antes da concepção do livro e o autor tentou aproveitá-lo de certa forma.

Pretendo rever algumas passagens, mas para mim foi uma leitura bem cansativa.
edu basílio 25/01/2023minha estante
resenha bacana, vini :-) como frequentemente não vem com hematomas, sangue e dor física aguda, ainda hoje, em geral não se enxerga a depressão como patologia... acho bacana que obras se proponham ao esclarecimento do público amplo, mas infelizmente muitas escorregam pro academiquês (como você parece apontar aqui), ou então, pior ainda, para explicações e "curas" charlatãs. obrigado pelo alerta ; graças à sua resenha essa obra não será prioritária quando eu quiser aprender um pouco mais sobre o assunto ^^

Vinicius 25/01/2023minha estante
Acho que vale dar uma olhada sim, Edu. Apenas vá preparado rs

Henrique_ 17/02/2023

A psicanálise e a depressão
Posso dizer que objetivo do livro seja o de trazer o olhar da psicanálise para a compressão e o tratamento da depressão, valendo-se na ineficácia de abordagens que desconsideram a subjetividade integrada ao social. Esperava um livro com uma linguagem mais simples, sem muitos rebuscamentos. Acredito que o tema depressão já é por demais complexo e quando a escolha da forma de explicá-lo mistura tom academicista e filosófico dificulta-se a compreensão.
Vinicius 17/02/2023minha estante
Senti isso tb... estou relendo agora, me demorando um pouco mais e refletindo

Doca 04/08/2022

Educativo!
Excelente leitura tanto para público especializado quanto para os curiosos no geral. Instrutivo e desmistificandor. Excelente para pessoas que sofrem ou sofreram com a depressão e para aqueles que convivem com pessoas deprimidas.

Thais.Carvalho 14/09/2022

Uma leitura importante. Apresenta o que entendemos hoje como depressão e a sua evolução histórica. Apresenta um panorama atual da depressão no Brasil
DANILÃO1505 15/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

debora-leao 25/02/2024

É a minha primeira vez lendo Dunker. Já o acompanhava no canal do YouTube há alguns anos. A linguagem do livro é diferente da de sua fala: segue ilustrativa, rica em exemplos, coerente e concisa, mas comparativamente perde muito em acessibilidade. O livro parece, por (várias) vezes, ter sido escrito por um especialista para outros especialistas ou no mínimo estudantes, com pouquíssimas elucidações de conceitos psicanalíticos e uma linguagem mais acadêmica/formal, gerando prejuízo para o público mais amplo. Os temas acabam voltando em si mesmos, circunvoluindo, o que não é totalmente deletério, já que ajuda a reforçar o entendimento, previamente prejudicado pela questão linguística e didática que acabei de pontuar.

Aliás, esta questão da linguagem me parece algo de tradição psicanalítica; quase que um clube que sente necessidade de diferenciar-se por seu jargão, mais um dentre outros tantos nos quais isso também ocorre. Há, porém, uma observação que se fazer: aqui, neste livro "biográfico", também encontramos referências múltiplas a muitos produtos artísticos, da pintura à literatura, inclusive um capítulo inteiro sobre Brás Cubas. Achei isso extremamente profícuo, ajuda um leitor leigo na área - mas com repertório minimamente razoável, como julgo-me ser - a "visualizar" melhor do que o autor está tratando.

A estrutura dos capítulos e do pensamento do autor é um pouco ensaística (do que, geralmente, desgosto), mas são todos profundamente conectados (ponto positivo). Com isso, quero dizer que os temas vão progressivamente evoluindo, começando do background histórico do objeto do livro para umaa descrição sintomática e então para um prognóstico e alguns "casos de estudo" - logo, uma trajetória que se dedicado a partir do teórico ao aplicado. Algumas partes do livro foram bem truncadas para minha leitura, especialmente os capítulos 4, a partir da metade, e 5. Já o capítulo 10, de entrevista com a depressão, foi ótimo. Se ele tivesse sido posicionado no início do livro, mudaria meu julgamento, mas, onde está, consegue entabular resgate eficiente do que já foi dito previamente no livro e consolidar de forma rápida e resumida as respostas para o leitor.

Apesar de curto, achei o livro denso além da conta e necessidade, mas bem trabalhado. É nítido que este é um autor que está acostumado a falar (de forma difícil) para um público amplo (um pouco mais leigo ou iniciante). Demorei mais a ler a obra do que imaginava, em suas 240 páginas, mas foi proveitoso tê-lo feito, caso contrário, o livro não teria "assentado" em mim. Ainda assim, sinto que não aproveitei tudo que o livro poderia oferecer, por não ser estudante ou conhecer de psicologia/psicanálise, mas sim apenas uma pessoa interessada. Talvez tenha absorvido entre 60 e 70% do conteúdo do livro. Quem sabe venha a reler no futuro, mas não tenho certeza. Não é minha prioridade e sinto que apenas poderia reter os 30% não mediante uma releitura, mas mediante um real letramento no campo psicanalítico.

Maname0 05/04/2023

??????
O livro é bom e inteligente, mas é exaustivo. Por mais acostumada com livros que falem sobre psicologia, esse em especial me deixou desgostosa para ler. O que me motivou mais foi o fato de um psicanalista ter escrito e também o fato de falar sobre depressão; apesar de tudo aprendi com a leitura. Acho que o livro seria ótimo para quem estuda psicologia.

Ariane335 08/05/2023

Dunker aborda a depressão de uma perspectiva multidisciplinar, incorporando insights da psicanálise, da psiquiatria, da história, da sociologia e da filosofia. Ele descreve como a depressão foi vista em diferentes épocas, desde a Antiguidade até os dias de hoje, e como a compreensão da doença tem mudado ao longo do tempo.
O autor também aborda as diferentes abordagens terapêuticas que têm sido utilizadas para tratar a depressão, incluindo a psicoterapia, a medicação e a terapia eletroconvulsiva (ECT). Ele discute as vantagens e desvantagens de cada uma dessas abordagens e como elas podem ser combinadas para obter melhores resultados.Além disso, Dunker analisa a relação entre a depressão e a cultura contemporânea, destacando como a pressão por produtividade, o individualismo e a medicalização têm contribuído para o aumento do número de casos de depressão.
Em resumo, "Uma Biografia da Depressão" é uma obra que oferece uma ampla e profunda análise da depressão, abordando tanto aspectos históricos quanto contemporâneos, e apresentando diferentes perspectivas sobre a doença e seu tratamento.

Emy 31/01/2022

Gostei do livro, comprei porque me interesso por assuntos de psicologia, mas não sou da área nem tenho muito conhecimento sobre, esperava que fosse ter uma linguagem mais informal, mas é bem técnica mesmo, algumas coisas tive que pesquisar, mas da pra compreender bem. Livro bem completo.

Mawkitas 16/02/2022

Muito bem embasado, o livro reconstrói a história da Depressão tratando-a como uma entidade cuja biografia é delineada em toda sua diversidade, abrangendo suas origens tão múltiplas. Contém doses altas de ironia e crítica dirigidas à medicalização absurda que rola hoje em dia e que quem trabalha com Saúde Mental está careca de ver. Quem já leu Dunker vai achar essa abordagem mais acessível do que a que encontramos em livros como Mal-estar, Sofrimento e Sintoma, por exemplo. É o tipo de livro que faz com que aqueles que estão engajados na Luta Antimanicomial, na defesa da singularidade, na aposta na escuta dos sujeitos, enfim, quem tá nadando contra a corrente e muitas vezes sentindo um certo desespero diante do panorama que se delineia no Brasil e também em grande parte do mundo, enfim, é o tipo de livro que faz a gente se sentir menos só.

1 | 2 | 3 | 4 | 5