Humanidade

Humanidade Rutger Bregman

Resenhas - Humanidade

Renata.Inacio 02/09/2021

O livro traz diversas pesquisas interessantes, que fazem a leitura valer a pena. No entanto, eu particularmente não me identifiquei muito com o pensamento do autor, pois não acredito muita na ideia de uma "natureza humana". Acredito que muitas vezes ele foi sim ingênuo e também em alguns momentos utilizou evidências anedóticas para provar o seu ponto.

Babi 31/08/2021

Eu achei esse livro muito massa. No fim tem páginas e mais páginas das referências que o autor usou pra todo estudo e pesquisa que ele mencionou durante o livro. Isso é muito bom, porque, por trazer um assunto um tanto quanto polêmico e que de acordo com a visão social não é verdade, é necessário que sejam citados pesquisas, estudos e as referências pra que não seja apenas um livro de um cara que tira várias informações das vozes da cabeça dele. Eu achei que o autor realmente alcança aquilo que ele almeja demonstrando em vários cenários e vários períodos da história como a humanidade é boa e não cinica como geralmente somos postos a acreditar. Além também de refutar certos estudos que ficaram conhecidos em suas áreas por anos "provando" a maldade humana, mas o autor demonstra como eram pesquisas manipuladas. Enfim, é um livro super informativo, que eu adorei, conheci *muitas* aqui, aprendi muito, e para todos aqueles que não se contentam com essa visão pessimista acerca dos homens, indico esse livro. Ah e para aqueles que acham que a humanidade não tem jeito e que somos sujeitos péssimos, eu também indico esse livro ?

Deise Cristina 30/08/2021

Nova perspectiva.
O livro provoca reflexões sobre a natureza tua humana. Somos maus ou bons por natureza?
Terminei a leitura com a sensação que nunca mais verei a humanidade como má por natureza.

Vanessa Hentges 29/08/2021

Muito interessante
A leitura desse livro, para mim, foi interessantíssima. A forma do autor trazer dados científicos para basear suas opiniões é muito importante. Apesar de achar, em alguns assuntos, otimista demais, em outros realmente mudou minha perspectiva pra melhor. Concluo a leitura reforçando o meu pensamento de que as pessoas agem baseadas em suas próprias histórias de vida, e que há muita chance de que agiríamos da mesma forma que elas se tivéssemos passado pelas mesmas situações e tivéssemos sido criados com as mesmas regras. É fato que é muito mais fácil julgar o outro do que se colocar na situação do mesmo. Recomendo a leitura a todos, principalmente aos pessimistas. ?

Eric 28/08/2021

Homo cachorrinho
Livro bem bom. Apesar de achar que o autor exagera um tanto nas conclusões pra defender o seu ponto de vista, mas as análises nos faz perceber coisas novas, e ter mais critérios nas atitudes, e com as pessoas. Foi uma leitura bastante agradável :) (valeu clube do livro prioli e karnal ?)

João 28/08/2021

Para otimistas e principalmente pessimistas
Confesso que, como sendo um tanto mais pessimista, comecei a ler esperando uma visão de mundo fantasiosa, regada a muita ingenuidade. Mas fui surpreendido por tudo que me foi apresentado. Talvez, apesar do mundo pandêmico a nossa volta, eu tenha me tornado até um pouco mais otimista.

O autor, Rutger Bregman (talvez já o tenha ouvido falar sobre renda básica universal por aí na internet) propõe uma leitura muita dinâmica, questionamento essa nossa superficial natureza dependente de um mero verniz social. O livro trata de um assunto complexo, e pra defender seu argumento traz muitas referências e exemplos - claro, que de uma forma superficial - mas ainda sim mantendo, uma leitura muita dinâmica e simples.

Foi uma ótima experiência de leitura, bastante intrigante que germinou muitos questionamentos. Tanto para noções pré estabelecidas, tanto para aquelas apresentadas pelo autor. Considero um ótimo livro, e recomendo principalmente nesses tempos tão pessimistas.

Tyssia.Rayol 28/08/2021

É sempre bom ver o lado bom das pessoas
Em tempos de guerras e embates generalizados, ler esse livro é um alento ao coração! Ele traz através de fatos a esperança que todos nós podemos e essencialmente somos bons.

As vezes, no caminho que o autor se propôs para nos convencer, a leitura pode se tornar um pouco repetitiva. Mas de que outra maneira ele conseguiria nos convencer se não fosse através de exemplos e mais exemplos?

O final do livro foi o momento mais interessante, mas só tem sentido ao lermos cuidadosamente cada argumento.
Vale muito a leitura e vale muito acreditar que o ser ?humano cachorrinho? é bom!

Mari 27/08/2021

Comecei a ler esse livro por conta do Clube do livro Prioli & Karnal.

O livro nos põem para pensar se a humanidade é realmente tão ruim quanto achamos que ela é.
O bom dessa obra é que ela te faz pensar e refletir, você não precisa acabar a obra concordando 100% com o autor, com é o meu caso assim, ainda assim se esse livro tem uma mensagem é esqueça todas as suas certezas e de uma chance às pessoas.

Ruttiere 27/08/2021

Estudos não foram o principal da obra
Achei que acabaria o livro com a resposta da pergunta: somos bons ou maus por natureza?
O autor não me convenceu de que somos bons. Para mim vale a real de que fazemos escolhas com toooda a nossa complexidade de ser humano.

O aprendizado que ficou e que vi entrando de encontro com algumas falas da monja Cohen, diz respeito a um conceito budista sobre fazemos parte da família humana e que só enxergo o outro se começar a enxergar a mim. E só tenho compaixão pelo outro se tiver por mim mesmo. Não somos 8 ou 80, a cada dia, a cada escolha, cada acontecimento nos fazem responder de maneiras diferentes e é nesse momento que se avalia seu comportamento.

No fim, acho que temos princípios éticos/morais que deveriam se sobrepor a religião, guerras e todo o resto. Se ser alguém ético é não matar. O que leva outro ser humano tirar a vida de outro? Talvez por não se conhecer e não entender que são semelhantes ou ter ética e valores distorcidos com religiões, bolsonarismos etc...

Joao 26/08/2021

Todos precisam ler
Esse livro é quebra de paradigma do qual muitas pessoas precisam, afinal, estamos presenciando a época do pessimismo em relação ao seres humanos. Aprendi demais com ele. Pensamentos dos quais anteriormente eu já tinha, aperfeiçoaram-se e muito.

De todos os livros que já li, consigo, facilmente, colocá-lo como o que mais gostei. Recomendo a todos.

Sol 25/08/2021

Interessantíssimo tomar alguns fatos pela perspectiva otimista. Comecei a acreditar mesmo que ver o ser humano como intrinsecamente mal e egoísta é a forma como somos condicionados a pensar desde sempre. Apesar de que algumas ideias do livro ainda me soam bastante utópicas quando pensamos a realidade de países como o Brasil. Valeu demais a leitura!

Bruna.Bandeira 25/08/2021

Uma história esperançosa do homem
A primeira coisa que acho importante dizer é que é um livro que vale a pena ser lido.
A escrita é fluída e a intenção do autor é das melhores. Porém, como acontece com todo livro que se propõe uma análise de muitos pontos e uma mudança de paradigma muito forte é simplista.
Incomoda um pouco a dinâmica que ele usa como fórmula para ir te convencendo do ponto de vista dele a cada capítulo, mas ao mesmo tempo ela atualiza o leitor sobre a atual posição da ciência sobre estudos e pesquisas cujas conclusões viraram e permanecem senso comum apesar de descredibilizadas...

O título da resenha remete a uma fala do autor que fez questão de diferenciar esperança, conceito que ele entende levar à ação e o otimismo que ele vê como fator de aceitação das coisas como são. Daí que a nossa tradução do subtítulo não foi muito feliz.

De todo modo, leiam, só de ter alguém tentando trazer dados estatísticos e pesquisas científicas para provar que o ser humano tende à bondade já dá um calorzinho no coração.
Joezer.Moreira 19/03/2022minha estante
"Simplista". Detalha aí pra nós, então aehuaehuaeh

Luh 25/08/2021

Sobre um novo conceito
O livro nos apresenta um novo conceito de realidade sobre a natureza humana com um viés positivo. Através de exemplos de pesquisas, experimentos realizados e situações históricas o autor tenta passar esta visão diferente do que nos é apresentado ao longo da vida sobre o homem ser naturalmente ruim.

Isis Michele 24/08/2021

Me fez refletir...
O autor propõe uma nova visão sobre a natureza da humanidade, indo de encontro à teoria do verniz e afirmando que os humanos são, em sua maioria, bons.