O silêncio de um escritor

O silêncio de um escritor Tony Pessoa

Resenhas - O silêncio de um escritor

Tathi (@Doidosporserieselivros) 06/01/2024

Olá queridos amigos leitores! Hoje o post além de resenha é uma comemoração, pois com muita alegria anuncio que em 2024 somos parceiros da @editoravecchio .
E para inaugurar a parceria vim falar para vocês da minha última leitura finalizada O Silêncio de Um Escritor do autor @tonypessoaescritor .

Nele acompanhamos Smith , um homem de passado duvidoso, com erros que o tiram a sanidade, que se vê envolto em um sequestro.
Ele que colecionou inimizades, principalmente amorosas, começa a revisitar memórias, que dão um panorama ao leitor do que ou quem pode estar por trás das maldades que Smith está sofrendo.

???Daquele momento em diante a solidão passa a ser sua companheira de longos dias, e a saudade perfura seu corpo feito espada, entrando sem piedade em seu coração.?

O Silêncio de um Escritor é uma leitura rápida e ágil que mergulha nos cernes das relações humanas, nos mostrando onde um ser humano é capaz de ir quando pensa ter o ideal correto.

O enredo fala de responsabilidade paterna, saúde mental, diferenças de classes sociais e objetivos, e como alguns amores permanecem adormecidos por uma vida toda.

Smith é um daqueles protagonistas ambíguos de quem o leitor sente amor e ódio por conta de algumas situações, tornando o personagem real e com características verosímeis.

O livro também está disponível em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

@jaquepoesia 26/01/2022

✍🏻O silêncio de um escritor é um livro de autoria do professor e cordelista Tony Pessoa, lançado pela editora Vecchio em 2020.

✍🏻A história nos mostra a necessidade de um escritor em reorganizar os fatos de sua vida afim de compreende-los melhor.
Mas sem a exatidão desses fatos o escritor se vê então diante da necessidade de desvendar alguns mistérios antes que possa finalmente escrever sobre eles.

📖A princípio Smith o protagonista da obra me pareceu um homem com muito desejo de colocar para fora tudo o que sente, por isso as composições e o objetivo em ser escritor. Mas ao mesmo tempo toda sensibilidade do personagem parece se perder em um turbilhão de momentos complicados onde este se mostra irresponsável, imaturo e até mesmo cruel.
Somente o passar dos anos faz com que Smith note os erros cometidos e tenha uma reflexão mais sensata sobre tudo.
O que é algo positivo no livro.

📖Sejam os dois amores de sua vida, seus erros, a vingança da qual foi vítima, ou mesmo suas tentativas de ser escritor, tudo parece embaraçar mais suas ideias, sejam estas ideias de narrativa ou mesmo sobre o rumo de sua vida depois de tantos equívocos.

Em determinado momento Smith resolve escrever sobre toda a experiência já narrada ao leitor, o que faz com que seja preciso reler parte do que já havia sido mostrado, e isto ao meu ver não agregou muito ao enredo.

📖E apesar de um certo senso de justiça surgir no final, eu não fiquei muito satisfeita com o desfecho da história.
Mas busquei apreciar a obra procurando compreender a angústia de Smith para retratar os fatos e seus sentimentos em relação a eles. Pois este é com certeza um desafio que todo escritor encontra ao tentar passar para o papel uma história com o máximo de coesão e sentimento possível.

✍🏻O silêncio acerca de um fato pode ser a causa de muitas incertezas, mas também pode as vezes nos dizer o que precisamos. Pois talvez seja o silêncio e as incertezas causadas por ele nossa motivação pelas respostas.