O Direito à Cidade

O Direito à Cidade Henri Lefebvre

Resenhas - O Direito à Cidade

Arthur 17/03/2021

Um dos melhores textos sobre o urbano
Desde o ano passado me propus a reler algumas obras que li durante a graduação. Dessa vez foi "O direito à cidade", do filósofo Henry Lefebvre. Como já adiantei no título da resenha, para mim se trata de um dos melhores textos sobre a questão urbana. Diria que fundamental para qualquer estudante de Geografia, Urbanismo, e afins, ou interessados pela área. Lembro que há 12 anos eu achei o texto um pouco hermético, talvez por conta do alto teor filosófico. Essa impressão se manteve, mas tampouco é algo impossível de se ler.

Ainda que se trate de uma obra publicada pela primeira vez na década de 1960, o texto é assustadoramente atual, tratando da questão do urbano (e de como o urbano avança sobre o rural), a relação entre urbanização e industrialização, as características segregacionistas das cidades e, de como as cidades são espaços dinâmicos. Essa características faz com que compreender a dinâmica de uma cidade (o que envolve forma, função e estrutura) não siga uma receita pronta.

Sobre as dinâmicas da cidade, aliás - a destacar a questão da moradia, do lazer, do transporte, entre outras - obedecem as "leis" das relações de classes, estando submetidas ao que for hegemônico. É desse contexto que surge a necessidade de um direito à cidade, que faça que a vida urbana seja de fato plena para todos, sobretudo aqueles alijados dos centros e com uma rotina estafante.

Evidentemente que esse resumo não contempla toda a riqueza dessa obra que influenciou, inclusive o método fenomenológico.